Um singular trabalho de mapas e cartografias, criados com cera de abelha derretida, instalados em um suporte inusitado – gavetas – propondo reflexões sobre questões sociais, políticas e ideológicas. Em síntese, esta é a temática da mostra “Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias”, que será aberta para convidados no 13 de março, às 19h e para o público em geral dia 14 de março, na Galeria Neuter Michelon da CAIXA Cultural São Paulo, com trabalhos de uma das principais artistas plásticas brasileiras contemporâneas…
A exposição reúne 12 gavetas produzidas pela artista nos últimos 25 anos, nove gravuras que dialogam com os conceitos das gavetas, além de um vídeo de 25 minutos que registra o processo criativo de uma obra especialmente feita para a exposição. No dia 14 de março, às 12h30, a artista receberá o público com uma palestra sobre seu trabalho, no espaço expositivo.
A mostra, contemplada no Edital de Ocupação dos espaços da CAIXA Cultural – Patrocínio 2017/2018, recebe visitantes, com entrada franca, até o dia 13 de maio.
Concepção
A trajetória artística de Anna Bella Geiger – que tem obras compondo coleções particulares e de acervos de importantes museus internacionais e brasileiros – é marcada pela inquietação. Influenciada pelo seu casamento de 60 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, a artista a passou a desenvolver, a partir dos anos 70, um singular trabalho com mapas, pelos quais é conhecida em todo mundo.
A ideia é revelar ao público o modus operandi e as motivações criativas de Anna Bella Geiger, além de passagens de sua singular trajetória como artista, mulher, mãe de quatro filhos e cidadã do mundo, que se mantém contemporânea aos 84 anos de idade.
Vídeo e processo criativo
Também estará presente na mostra o resultado do projeto de criação de uma obra inédita de Anna Bella Geiger, realizado pela Zucca Produções em 2015, junto com um vídeo documental de 25 minutos que revela todas as etapas de criação da obra.
O vídeo será exibido em looping durante a exposição e revelará as ideias e as formas pelas quais a artista realiza seu trabalho. Imagens registram os momentos de sua criação como as idas às ruas para comprar objetos, a preparação dos materiais e o momento da criação da obra – uma gaveta de ferro antiga de arquivo preenchida com cera, que serve de suporte para mapas e outros objetos produzidos por Anna Bella Geiger.
Gavetas
No final dos anos 70, Anna Bella dedicou-se a pensar obsessivamente em geografia, cartografia e mapas, mergulhando nas questões sociais, políticas, ideológicas e tudo que pode significar o mapa-múndi, suas representações e desconstruções. Inspirada nas lembranças de quando seu pai fazia objetos e fôrmas de biscoito, recortando latas de aveia, teve a ideia de como poderia apresentar suas obras. Uma gaveta de arquivo velho à venda em uma loja de antiguidades foi a solução que passa a funcionar como o suporte para seus mapas.
Após diversas tentativas e experimentos, chega à cera de abelha derretida, que não só segura os objetos na gaveta, mas permite a criação de texturas, cores, marcas, carimbos e adornos. A ideia ficou armazenada durante décadas até se concretizar na criação das obras como se apresentam hoje.
“Desde 1975 fico na busca de soluções para esses mapas-múndi até que em 95 encontro uma gaveta na porta de uma loja, toda enferrujada. Posso dizer que eu andei vinte anos pelo deserto. Passei vinte anos procurando o contêiner ideal para segurar o mundo. Gaveta de que é isso? Gaveta de arquivo? Era uma gaveta que teve uma história. Então é nesta gaveta que eu vou resolver essas camadas de significados, nas quais eu não tenho que explicar nada, e onde vai entrar o mapa com a história dele”, afirma Anna Bella Geiger.
Exposição “Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias”
Caixa Cultural São Paulo
Galeria Neuter Michelon
Praça da Sé, 111 – Centro – próximo à estação Sé do Metrô
Informações: (11) 3321-4400
Abertura para convidados: 13 de março, terça-feira, às 19h
Visitação: De 14 de março a 13 de maio
Terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Palestra com a artista:
Quarta-feira, 14 de março, às 12h30
Galeria Neuter Michelon
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Zucca Produções
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Anna Bella Geiger
Em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país é marcante a presença de Anna Bella Geiger. Na superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua “fase visceral” dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno a uma certa pintura nos anos 1980, e na sua obra atual – Anna Bella mostrou-se sempre uma artista autêntica.
Com obras registradas em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações, a artista tem obras compondo coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Centre Georges Pompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e MASP (São Paulo).
Zucca Produções
Dirigida por Julio Augusto Zucca, a produtora atua no mercado cultural desde 2003. Realiza projetos de teatro, música, filmes, exposições, festivais, dança, livros de arte, pesquisa, capacitação, sócio-culturais e de patrimônio histórico. Presta serviços de consultoria e assessoria para outras empresas e oferece também cursos relacionados a projetos culturais.
Fotos: Divulgação
1 comentário em “CAIXA Cultural São Paulo recebe a mostra “Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias”Adicione o seu →