Célia Helena – Centro de Artes e Educação realiza encontro em homenagem à obra de Augusto Boal, dia 16 de março, data em que completaria 87 anos…
Evento, que dentre outras atividades resgata a história da peça “Feira Paulista de Opinião”, escrita pelo dramaturgo, que teve 84 cortes feitos pela do regime militar, contará com as participações de Lígia Cortez e de Cecília Boal, atriz e viúva do dramaturgo.
O Célia Helena Centro de Artes e Educação, uma das mais tradicionais escolas de teatro da cidade, dirigida por Lígia Cortez, realiza em sua sede no Itaim, no dia 16 de março, sexta-feira, a partir das 19h, um encontro tendo como mote a obra de um dos maiores dramaturgos da história das Artes Cênicas no Brasil, Augusto Boal (1931-2009).
No evento, realizado na data em que Boal completaria 87 anos, Lígia Cortez coordenará uma mesa que terá as participações especiais de Cecília Boal (atriz e viúva do dramaturgo) e do professor Manoel Candeias. Como tema, serão discutidos censura e teatro, tendo como referência os 50 anos da promulgação do decreto AI-5.
O encontro contará ainda com a exibição do vídeo “Augusto Boal”, com direção de Fabian Boal e Libero Saporetti e de uma leitura dramática da peça “Verde que te Quero Verde” (texto integrante do espetáculo “Feira Paulista de Opinião”), de Plínio Marcos, com participação dos dramaturgos e professores Ednaldo Freire, Fernardo Nitsch, Hugo Villavicenzio e Marco Antônio Rodrigues.
AI-5 e Censura – Os participantes relembrarão o fato de que, em 1968, após a sua estreia, a peça “Feira Paulista de Opinião”, de Boal, teve 84 cortes feitos pela censura. Quando, há 50 anos, a ditadura civil-militar brasileira estava para atingir o seu auge, com o AI-5, Boal criou este espetáculo, que reunia obras de Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Lauro César Muniz, Plínio Marcos e do próprio diretor, numa resposta à provocação que ele mesmo fazia: “Que pensa você do Brasil de hoje?”.
Ao lado das peças criadas, a “Feira” também trazia composições de Caetano Veloso, Edu Lobo e Gilberto Gil, além das obras plásticas de Cláudio Tozzi, Mário Gruber e Nelson Leirner, entre muitos outros participantes.
Os interessados em participar do encontro devem realizar inscrição no link Augusto Boal e a Feira Paulista de Opinião ou pelo e-mail comunicacao@celiahelena.com.br
Homenagem à obra de Augusto Boal
Célia Helena Centro de Artes e Educação
Direção geral: Lígia Cortez
Av. São Gabriel, 462
Tel.: 3884-8294
Sexta-feira, 16 de março, 19h
Inscrições: no link Augusto Boal e a Feira Paulista de Opinião ou pelo e-mail comunicacao@celiahelena.com.br
Entrada Gratuita
Foto: Arquivo Pessoal
1 comentário em “Obra de Augusto Boal Pré Ai-5 tem de encontro na Escola Célia Helena”Adicione o seu →