O pianista, regente e compositor Nelson Ayres – amplamente reconhecido como umas das personalidades mais importantes da musica instrumental brasileira contemporânea – volta ao palco da casa com sua big band no dia 30 de março…
São 16 grandes solistas num encontro de várias gerações. Todos unidos pela mesma paixão de fazer música juntos, revivendo um repertório exuberante e bem humorado. Músicos que fizeram parte da big band original, como Carlos Alberto Alcântara, músicos que assistiam as apresentações, como Ubaldo Versolato e Nahor Gomes, e grandes talentos que sequer haviam nascido na época, como o saxofonista Cássio Ferreira e o trompetista Rubinho Antunes.
A Nelson Ayres Big Band foi criada em 1973 a cidade de São Paulo, na contramão das grandes orquestras de baile lideradas por Silvio Mazzuca, Luiz Arruda Paes, Erlon Chaves e outros maestros. Essa orquestra não tocava para dançar, não tinha cantores, e tocava um repertório exclusivamente instrumental, mesclando jazz e música brasileira.
Músicos
Saxofones – Cássio Ferreira, Mauro Oliveira, Lucas Macedo, Carlos Alberto Alcântara, Ubaldo Versolato
Trumpetes – Nahor Gomes, João Lenhari, Bruno Belasco, Rubinho Antunes
Trombones – Fábio Oliva, Roberto Sales, Joabe Reis, Diego Calderoni
Baixo – Alberto Luccas
Bateria – Ricardo Mosca
Piano – Nelson Ayres
Show – Nelson Ayres Big Band
Tupi or Not Tupi
Rua Fidalga 360, Vila Madalena
Tel. 3813-7404
Capacidade: 100 lugares
Sexta-feira, 30 de março, às 21h30.
Ingressos: R$ 60,00
Classificação: Livre
Acesso a deficientes
Todos os cartões de crédito e de débito
Serviço de valet terceirizado
Nelson Ayres
Durante dez anos foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, e o principal responsável por seu enorme sucesso. Tem regido freqüentemente outras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a prestigiosa Orquestra Filarmônica de Israel. Como pianista, pode ser encontrado liderando o Nelson Ayres Trio, dividindo o palco com Monica Salmaso, ou continuando a trajetória que vem desde 1978 do prestigioso quinteto instrumental Pau Brasil. Com o CD Villa Lobos Superstar o grupo conquistou os títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira 2013. Tocou e gravou com Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans Airto Moreira e Flora Purim, Ron Carter, Walter Booker, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento, Gal Costa e muitos outros grandes nomes do jazz e MPB. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo Prisma, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.
Composições de Nelson Ayres foram gravadas por Milton Nascimento, Herbie Mann, Monica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, e até pelo cantor romântico Daniel, entre outros. Suas composições de musica erudita tem sido executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo, como a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet. Foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, para compor seu Concerto para Percussão e Orquestra, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor CD de música clássica. Seus CDs Perto do Coração, Mantiqueira e Paixão são considerados grandes clássicos da música instrumental brasileira, merecendo extensos elogios da crítica.
Foto: Divulgação
1 comentário em “Tupi or Not Tupi recebe Nelson Ayres Big Band”Adicione o seu →