As Graças apresentam no Parque da Luz, espetáculo que trata dos fluxos migratórios, “Quem vem de Longe”, nos dias 27, 28 e 29 de abril…
Na esteira da história do grupo, “Quem vem de Longe” o mais recente trabalho da Cia Teatral As Graças foi concebido para estar na rua ou em espaços teatrais não convencionais. O tradicional ônibus-palco, marca da companhia entra novamente em cena para ajudar a contar a história. O espetáculo é itinerante e nesta primeira fase vai circular por CEUS e parques da cidade finalizando as apresentações no Parque da Luz, onde nasceu ‘Marias da Luz’, trabalho anterior da companhia e também manancial para a pesquisa atual sobre deslocamentos humanos.
‘Quem vem de longe’ fala dos que se movem, de pessoas que saem de suas terras natal para reconstruir suas histórias. Fruto de um longo processo de pesquisa com imigrantes e solicitantes de refúgio de dois centros de acolhimento da cidade de São Paulo, o espetáculo foi pautado na experimentação de linhas poéticas multifacetadas, em uma narrativa da conversação e da reflexão que evocasse a também multifacetada trajetória de quem migra, ou de quem tenta migrar para outra terra, para outra situação ou simplesmente para outro desejo”, diz o dramaturgo Nereu Afonso.
“Tal narrativa seguiria os padrões de uma conversa em curso, repleta de fecundas idas e vindas. Não se basearia, portanto, na representação de uma história linear apoiada exclusivamente na representação de personagens com motivações psicológicas bem constituídas. A representação pura e exclusiva parecia não se adequar à articulação teatral que a “conversa” sobre o tema sugeria”, complementa Nereu Afonso.
Três mulheres acompanhadas de uma musicista saem do ônibus e entram no espaço cênico carregadas de muitos sapatos. Elas esboçam uma cartografia do deslocamento. Com os sapatos, criam um mapa indistinto, povoado por seres deslocados da terra natal, deslocados da sociedade atual. Sapatos que imaginariamente remetem aos migrantes, imigrantes, andarilhos, errantes, as ausências, as permanências, as instabilidades e aos caminhos. Seres em movimento – mais ou menos esquecidos, mais ou menos acolhidos – com seus rastros, fissuras e fronteiras.
Dentre essa distribuição cartográfica, textos e músicas falam de temas atuais dos deslocamentos humanos ao mesmo tempo que refletem sobre o preconceito, sobre as categorias estanques e, sobretudo, sobre as respostas prontas. As Graças que também se movem, e colocam em cena o questionamento de seus próprios passos.
Onde estamos nesse suposto mapa? É a pergunta que fazem.
Ficha Técnica
Direção: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Nereu Afonso
Direção Musical: Gustavo Kurlat
Elenco: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud (As Graças)
Assistente de Direção: Lúcia Kakazu
Musicista: Renata Mattar
Figurino: Claudia Shapira
Cenografia: Vera Abbud e Cristiane Paoli Quito
Produção: Eliana Bolanho
Assistente Produção: Paulo Ferrer
Administração: Eneida de Souza
Realização: As Graças
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro/Ofício das Letras
Projeto Contemplado pela XXIX Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo
Quem vem de Longe
Parque da Luz
Rua Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro
Sexta-feira, 27 de abril, às 16h
Sábado, 28 de abril, às 16h
Domingo, 29 de abril, às 16h
Grátis
Foto: João Caldas
1 comentário em “As Graças apresentam “Quem vem de Longe””Adicione o seu →