A Galeria BASE participa da edição 2018 da SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo, com stand inteiramente dedicado ao artista plástico pernambucano José Cláudio…
Com direção de Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo, e curadoria de Clarissa Diniz, a mostra “Carimbos” homenageia os cinquenta anos da série homônima, e apresenta ao público vinte e três obras, em técnica que mistura nanquim sobre papel a partir de carimbos. Ao longo do primeiro dia da feira, a Galeria BASE também promove, em seu stand, o lançamento do livro de mesmo título.
A produção da série “Carimbos” insere-se no movimento “Poema Processo”, cujo surgimento data de 1967 a 1970, ocorrido concomitantemente em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pernambuco – cabendo a José Cláudio ser o único expoente deste último estado. “Mas seus ‘carimbos’ vão além do ‘poema processo’, podemos considerar o ato de carimbar um dos misteres da arte postal, que passou a se desenvolver em meados da década de 70”, comentam Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo.
Dentre as obras a serem expostas no stand da Galeria BASE na SP-Arte 2018, destaca-se um conjunto de livros de artista, que no dizer de Clarissa Diniz: “Abraçado pelo poema/processo, José Cláudio produziu alguns dos mais instigantes livros de artista da história da arte brasileira, articulando carimbos, desenho, colagem e técnicas de impressão. Seus livros se constituíam a partir dos acontecimentos de seu próprio processo de criação, sem roteiro prévio, incorporando acasos e abertos ao tempo”. A curadora ainda elege o “Livro de Artista nº1 com colagens/desenhos/carimbos” (1969) como um dos mais emblemáticos: “Suas páginas combinam carimbos, desenhos e colagens numa estrutura que tira partido da lógica do objeto-livro. Nele, o artista constrói imagens a partir de uma relação de sobreposição e subtração que se faz página a página, as quais recebem cortes que possibilitam que o olhar atravesse sua habitual ordinariedade. O gesto de folhear transforma as imagens e os poemas visuais ali arranjados, os quais, por sua vez, são também constituídos na apropriação de recortes de revista e de letras desgarradas de suas palavras ‘de origem’, que no livro são conectadas a linhas e a outras formas que evidenciam serem, ali, um signo de outra natureza”.
Um conjunto de obras intitulado “Histórias de um carimbo” também é apresentado aos visitantes, e, segundo a curadora: “Por meio de seu movimento, produzido no jogo entre o preenchimento e o vazio do papel, os carimbos adquirem intencionalidade e se tornam sujeitos de ações indeterminadas, porém intensas. Junto aos incontáveis poemas criados naquele período, as Histórias de um carimbo nos revelam um artista inquieto com a linguagem e suas implicações”. Acrescentam-se à exposição, obras intituladas “poemetos” datados de 1968/1969, que se incorporam ao movimento do “Poema Processo”, propriamente dito.
Acerca da produção exposta, Clarissa Diniz finaliza: “Ainda que breves, aqueles anos de trabalho repercutiram imediatamente nos artistas do poema/processo e da arte. Nem tão remotamente, reverberaram também no campo das artes gráficas. E, embora cada vez mais distantes no tempo, continuaram excitando nossos imaginários e nossas referências de liberdade e de experimentação”.
SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo
Galeria BASE na SP-Arte 2018 – Setor “Repertório”, stand RP11
Exposição: “Carimbos”
Artista: José Claudio
Curadoria: Clarissa Diniz
Direção: Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo
Pavilhão da Bienal
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera, portão 3 – São Paulo/SP
Abertura: 11 de abril de 2018, quarta-feira (para convidados)
Período: 12 a 15 de abril de 2018
Quinta-feira a sábado, das 13 às 21h
Domingo, das 11 às 19h
Ingressos:
R$ 45,00 (inteira)
R$ 20,00 (Meia-entrada – Estudantes, portadores de deficiência, aposentados, idosos com mais de 60 anos, jovens entre 15 e 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda, profissionais dos quadros docentes ou de gestão da rede pública estadual e municipal de ensino e portadores do Vale-Cultura poderão adquirir a meia entrada promocional, mediante apresentação de documento oficial com foto e respectivo documento de registro ao benefício. Crianças de até 10 anos não pagam entrada.)
R$ 80,00 (Passe para dois dias)
R$ 35,00 ( Meia- entrada/ Passe para dois dias)
*A bilheteria no local encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento.
Vendas Online: Easy Eventos
Classificação Indicativa: Livre (A SP-Arte é um Festival de artes visuais composto pelo acervo de diversas galerias, com autonomia para escolher artistas e obras expostas. Orientamos os frequentadores da SP-Arte a checar os avisos em cada galeria relativos a eventual conteúdo impróprio para menores de idade.)
Livro: Carimbos – José Cláudio
Organização: Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo
Fotografias: Sérgio Guerini
Projeto gráfico: Fernanda Porto e Vitor Cesar
Textos: Clarissa Diniz, Fernanda Porto, José Cláudio e Paulo Bruscky
60 páginas – Formato 26 (a) x 19 (l)
José Cláudio (Ipojuca, Pernambuco, 1932)
Pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor. Em 1952, José Cláudio, ao lado de Abelardo da Hora (1924-2014), Gilvan Samico (1928-2013) e Wellington Virgolino (1929-1988), entre outros, funda o Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR). Posteriormente, em Salvador, José Cláudio é orientado por Mario Cravo Júnior (1923), Carybé (1911-1997) e Jenner Augusto (1924-2003). Viaja para São Paulo em 1955, onde inicialmente trabalha com Di Cavalcanti (1897-1976), estudando também gravura com Livio Abramo (1903-1992) na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Recebe bolsa de estudos da Fundação Rotelini, em 1957, permanecendo por um ano em Roma, na Academia de Belas Artes. De volta ao Brasil, passa a residir em Olinda e escreve artigos sobre artes plásticas para o Diário da Noite, do Recife. Realiza pinturas de caráter figurativo, retratando cenas regionais e paisagens do Nordeste; evita, porém, o caráter pitoresco ao destacar o diálogo com a abstração, a simplificação formal, e o uso livre da pincelada. Integra o movimento Poema/processo (1967-1972) com a sua série “Carimbos”. Em 1975, o artista participa da importante expedição à Amazônia, promovida pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ/ USP), registrando em vários desenhos a óleo diversos aspectos regionais. Este trabalho resultou no livro “100 telas, 60 dias e um diário de viagem”. Grande parte deste registro encontra-se no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O artista escreve, ao longo de sua carreira, vários textos de apresentação para exposições de pintores nordestinos, como a mostra Oficina Pernambucana (1967). Publica, entre outros, o livro Memória do Ateliê Coletivo (1978), no qual reúne depoimentos dos vários artistas que integram o grupo. Principais exposições do artista: Salão Paulista de Arte Moderna (1956) | Bienal Internacional de São Paulo (1957) | Bienal Internacional de São Paulo (1959) | Bienal Internacional de São Paulo (1961) | Bienal Internacional de São Paulo (1963) | Panorama de Arte Brasileira – MAM (1969) | Panorama de Arte Brasileira – MAM (1983) | Bienal Internacional de São Paulo (1985) | Panorama de Arte Brasileira – MAM (1993) | Exposição Retrospectiva – MEPE (2009) | Pernambuco Experimental – MAR (2015) | Exposição Carimbos, de José Cláudio – MAMAM (2017) Carimbos – José Cláudio – Projeto Repertório, Galeria Base, SP-Arte (2018).
Galeria BASE
Fundada por Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo em 2016, a galeria participou de feiras, ampliou sua sede e, em março de 2017, inaugurou seu espaço atual. Daniel abriu a GaleriaSete, em 2012, em Recife. Fernando é colecionador de arte e artista plástico, atua também como art dealer desde que se mudou para Nova York, em 2003. Ao criarem a Galeria Base, possuem o propósito de atuar tanto no setor primário, com representação de novos artistas e fazendo exposições em seu espaço, participando de feiras nacionais e internacionais, como também trabalhar com obras de artistas já estabelecidos, constantes em seu acervo.
Fotos Divulgação obras de José Cláudio
- Série Carimbos Pirotecnia Nanquim a partir de carimbos sobre papel 1969 – 48 x 66 cm
- Série Carimbos Nanquim a partir de carimbos sobre papel 1968 – 28 x 22 cm
- Série Carimbos História de um Carimbo Nanquim a partir de carimbos sobre papel 1969 – 50 x 70cm
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