Encontros abordam a história da música e seus movimentos; o universo da ópera; as transformações pelas quais a música passou; o desenvolvimento do gênero; teatros de ópera pelo mundo, seus principais compositores e cantores…
A cantora e regente Dani Mattos ministra nos dias 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro o curso “ Por quê Ópera Hoje?”, uma série de seis encontros, abertos ao público em geral.
O curso acontece no Atelier Paulista, em Pinheiros. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: atelierpaulista@gmail.com
De acordo com a regente Dani Mattos, o curso tem como proposta traçar um panorama sobre a ópera, o cenário de seu surgimento, desenvolvimento e atualidades. “Por meio de audição comentada de árias e aberturas de um conjunto de obras operísticas iremos abordar, de forma original, a singularidade atemporal deste gênero que une música, poesia e teatro”, explica.
As aulas expositivas serão ilustradas por vídeos, música e debates.
Curso: Por quê Ópera Hoje? – Dani Mattos
Atelier Paulista
Rua Amália de Noronha, 301 – Pinheiros (5 min. do metrô Sumaré)
Tel.: 3082-9217
Dias 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro – 6 encontros
Quartas-feiras, das 20h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$ 340,00 ou R$ 605,00 à vista
Inscrições: atelierpaulista@gmail.com
Programa
Aula 1 – Definição de ópera; estrutura e nomenclatura; Seu surgimento: a Camerata fiorentina (Monteverdi, Bardi); A revolução na temática e na linguagem musical, reflexo de um novo pensamento; O papel da orquestra. Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.
Aula 2, 3 e 4 – A ópera e sua evolução na Itália e na Europa; opera seria (dramma per musica) e opera buffa (commedia dell’arte); Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.
Aula 5 – Missa cantada e ofertório (Bach e Haendell).
Aula 6 – Teatros de ópera; Wagner e a dissolução do tonalismo; Audição de ópera selecionada e posterior análise.
Dani Mattos
É regente, cantora e educadora. Coordena o grupo vocal Poucas e Boas há doze anos. Realiza projetos no campo expandido da música que são viabilizados por incentivos de políticas públicas, entre eles: sarau poético-musical “Vinícius, o poeta amador”; a oficina de musicalização “Villa-Lobos para Todos”; a roda de samba com apresentação de poemas e curiosidades sobre a cidade de São Paulo “Cronistas da Cidade”; a aula show sobre a importância das artistas de rádio para uma afirmação do feminino “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”. Também coordena um espaço cultural no qual promove apresentações e trabalhos de artistas.
Atelier Paulista
A cantora Dani Mattos está atuando em novo espaço em Pinheiros: o Atelier Paulista, reconhecido local de pesquisa em Arte. Criado em 1980 pelas artistas Branca de Oliveira e Marilu Beer como um centro independente de estudos e produção em arte, o Atelier promove atividades multi e interdisciplinares: experimentações artísticas, residências, oficinas, cursos, palestras e encontros entre expoentes de diversos campos culturais (audiovisual, performance, música, literatura, filosofia, etc.).
Foto: Jaiel Prado
1 comentário em “Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo”Adicione o seu →