A Galeria VilaNova inaugura “Enquanto me Envolver”, da artista visual Fernanda Papa de Boer, sob curadoria de Bianca Boeckel. A individual é composta por 16 obras inéditas – pinturas a óleo, aquarelas, pastéis, esculturas, vídeo, áudio, instalação e uma performance que ocorrerá durante o período expositivo – e pretende despertar inquietação ao apresentar o universo imaginário da artista, no qual o real – representado por coisas palpáveis do mundo – contrasta com o fantástico, onde essas coisas, personagens e espaços são transformados em novos objetos, intenções, e situações…
Inspirada na psicologia humana – desejos, sentimentos, percepções – , Fernanda Papa de Boer aborda uma temática que nos remete ao imaginário e ao estranho, “tanto do lugar, quanto do personagem, até dos objetos e formas, comenta a artista. “Busco dirigi-los (espectadores) para os meus caminhos do inconsciente”. Composta por peças inéditas, a nova individual da Galeria VilaNova explora um trabalho cujos temas e cores se desconectam daquilo que temos como realidade, o que tira o visitante do conforto ao colocá-lo frente a situações de estranhamento. “Por outro lado, o magnetismo é imediato e o desejo de entender (ou apenas admirar) o subconsciente da artista aumenta na proporção que nos flagramos olhando para dentro, buscando respostas a perguntas que não tínhamos antes”, comenta a curadora Bianca Boeckel.
Ao explorar diversos meios de expressão – pintura, instalação, vídeo -, Fernanda Papa de Boer escolhe o suporte para suas obras de acordo com suas intenções: na pintura, acredita que paixão, força, dor e intensidade são transmitidos em tons fortes, como vermelho, magenta e rosa; no desenho, utiliza o bastão de pastel no sentido de exprimir sentimentos, traços e texturas. “Já na aquarela busco outra intenção com a técnica. Faço muitas camadas sobrepostas para obter o resultado de um espaço dissolvido, constituído de diversas cores lavadas, em que juntas buscam transmitir uma impressão de profundidade. Nas instalações, usualmente, tenciono construir um espaço de convívio, onde o público possa interagir, entrar em um trabalho de arte e questionar ou simplesmente se levar ou estranhar”, complementa a artista.
“Enquanto me Envolver” propõe um tema recorrente na produção da artista, traduzido no questionamento sobre a liberdade do imaginário, e leva em consideração o que é real e o que é devaneio. Nos dizeres de Bianca Boeckel: “Fernanda flerta com a loucura através de vídeos, música, pinturas, esculturas em diversos materiais e uma instalação. Sua performance desmistifica a insanidade e a compartilha com o espectador, em um ato tão corajoso quanto questionador”.
Exposição: “Enquanto me Envolver”
Artista: Fernanda Papa de Boer
Curadoria: Bianca Boeckel
Galeria VilaNova
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição
Tel.: (11) 2691-1190
Abertura: quinta-feira, 18 de outubro de 2018, às 19h
Período: 19 de outubro a 21 de novembro de 2018
Quinta-feira a sábado, das 12 às 19h
Segunda a quarta-feira, com agendamento: contato@galeriavilanova.com.br
Número de obras: 16
Técnicas: Pinturas a óleo, aquarelas, pastéis, esculturas, vídeo, áudio e instalação
Dimensões: Variadas
Preços: R$ 2.200,00 a R$ 9.800,00
Fernanda Papa de Boer (São Paulo, 1986)
Mestra pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. Trabalha com instalação, performance, vídeo, aquarelas, pintura e desenho. Pesquisa o inconsciente, com foco nos sonhos e no imaginário. Busca inquietar o público com suas temáticas surpreendentes do imaginário. Possui em seu currículo exposições individuais e coletivas, e seu trabalho já foi exposto em Tokyo, Paris e São Paulo.
Galeria VilaNova
Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Galeria VilaNova promove artistas consagrados e em ascensão, firmando-se como ponto de encontro para quem aprecia arte. Em 2018, comemora 5 anos de fundação e 24 exposições promovidas, com destaque para as individuais de Virgilio Neves, Camila Alvite, Rodrigo Edelstein, Loro Verz, Katia Wille e Jorge Feitosa. Ao longo deste período de atuação, conquistou espaço na mídia especializada em arte, como cadernos de cultura dos principais jornais brasileiros, roteiros semanais de exposições, revistas, TV e meios online. A galeria atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Além de coletivas e individuais, um acervo eclético e em constante renovação permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências. Em 2018, participa pela primeira vez da feira SP-Arte/Foto, em São Paulo. Bianca Boeckel, proprietária e diretora da Galeria VilaNova, atua também como curadora e consultora de artistas e clientèle, utilizando-se de sua experiência internacional.
Fotos divulgação:
“Belle du Jour” – 2017
Técnica – Aquarela sobre papel
Dimensões – 36 x 32 cm
“Quarto 220” – 2018
Técnica – Aquarela sobre papel algodão
Dimensões – 57 x 77 cm
1 comentário em “Nova individual da Galeria VilaNova explora o fantástico e o inquietante”Adicione o seu →