Últimos dias para ver a exposição individual da escultora Mary Carmen Matias no Instituto Cervantes

Com a ideia de mostrar o diálogo entre dois materiais nobres e resistentes, o metal e o mármore, a exposição Similes, de Mary Carmen Matias, poderá ser vista ate 27 de outubro no Instituto Cervantes – São Paulo, na Avenida Paulista…

 

 

 

 

A mostra reúne 15 esculturas inéditas, produzidas pela artista recentemente. Impulsionada pelo desafio de imprimir suavidade e leveza ao domar a dureza do metal e da pedra, a escultora ressalta a poesia que existe nesta transformação, e encontra novos significados nesses diálogos que se estabelecem com o entrosamento entre os materiais.

A artista lança mão de curvas para criar movimentos suaves. Em algumas obras representa duas formas que se integram. Por suas linhas, em outras, o mármore e o metal convivem e apesar das diferenças se integram em grande harmonia. A artista tira partido dessas diferenças e surpreende pelo efeito da comparação e complementaridade. No seu conjunto as obras transmitem suavidade e apoio. Segundo Mary Carmen, “não há a ideia de mais ou menos forte, mas sim a complementação. Um material sem o outro perde o significado”. Desta ideia surge o título da mostra, Símiles, que remete à comparação. Surgem, assim, obras como Geminados (foto), Abraço, Entrosamento, Libertação e Sustentação.

Estimulada por escultores importantes como Caciporé Torres e Nicolas Vlavianos, com quem conviveu e aprendeu a lidar com os vários tipos de material, encontrou sua própria forma de expressão e trilhou caminho pessoal singular que evidencia contínua evolução e inquietude que a leva a inovar. Tendo como pano de fundo em sua trajetória uma sólida formação em Sociologia e História, Mary Carmen tem forte visão humanista, que a leva a abordar questões ligadas à vida e às inquietações do ser humano como sua principal motivação e fonte de inspiração.

Segundo a curadora Denise Mattar, “Mary Carmem Matias encara como um permanente desafio a difícil arte da escultura. Suas formas curvas se entrelaçam e expandem, relacionando-se de maneira insinuante e sensual com o espaço. Para sua exposição no Instituto Cervantes, Mary Carmen se propôs a estabelecer diálogos entre a pedra e o metal. Os encontros, entretanto, se dão de formas diversas. Em algumas obras o aço brota do mármore, como se dele tivesse nascido, lançando-se no ar com a poesia luminosa da linha, em outras, as formas se contrapõem, duplicadas, encarando-se, comparando sua similaridade na diferença, mas há ainda outras, nas quais os materiais se abraçam e se enroscam como amantes: com força e densidade. E, todas essas esculturas, plenas de emoção, são realizadas com perfeita artesania, uma verdadeira aula sobre as possibilidades dessa arte, cada vez mais rara”.

 

 

 

 

Exposição Símiles, de Mary Carmen Matias
Mostra reúne 15 esculturas em mármore e metal, com curadoria de Denise Mattar
Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439, Térreo (Metrô Consolação)
Tel.: 3504-1000
Até 27 de outubro de 2018.
Horário de visitação:
Segunda a sexta, das 9 às 21h
Sábado, das 9 às 15h
Classificação indicativa: Livre
Grátis

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Últimos dias para ver a exposição individual da escultora Mary Carmen Matias no Instituto CervantesAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *