Célia Helena Centro de Artes e Educação promove Oficina com o Diretor Francês Cyril Desclés

Após estrear no Sesc Santo Amaro a montagem de “Cais Oeste”, clássico do dramaturgo Bernard-Marie Koltès (1948-1989), o diretor francês Cyril Desclés realizará uma oficina de interpretação, com duração de três dias, no Célia Helena Centro de Artes e Educação – uma das mais conceituadas escolas de teatro da cidade de São Paulo, dirigida por Lígia Cortez…

 

 

 

 

A oficina, intitulada “Percurso Koltès” ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro, sempre às 19h30, na unidade Pacaembu, do Célia Helena Centro de Artes e Educação. As inscrições podem ser realizadas no link Oficina Percurso Koltès

Percurso Koltès é uma oficina de interpretação, a partir do conjunto da obra de Bernard-Marie Koltès, considerado o maior dramaturgo francês pós-geração anos 50. Os encontros terão como base a pesquisa da escrita e das possibilidades cênicas e de interpretação presentes nesta dramaturgia.

Ao longo das aulas serão explorados três eixos: a forma específica do “monólogo koltesiano” como uma fala dirigida ao outro, a estratégia da fala (um pedido disfarçado) e o palco como lugar mítico de encontro entre pessoas, que a princípio não teriam motivo para se encontrarem.

Cyril Desclés é o diretor artístico da Companhia teatral francesa L’Embarcadère, especialista na obra de Koltès, com formação em dramaturgia e com doutorado sobre A Linguagem dramática de Bernard-Marie Koltès pela Universidade Sorbonne. Colaborou com diretores franceses e dirigiu peças de Koltès (A Noite pouco antes das florestas), Beckett (Premier amour, Pas moi, Berceuse), Mallarmé (Hérodiade) e Clarice Lispector (A Paixão Segundo G.H.). Ele escreveu vários artigos sobre a dramaturgia de Koltès, assim como um livro (L’Affaire Koltès, 2015). No Brasil, ele prepara a encenação da peça Cais Oeste de Bernard-Marie Koltès, que vai estrear no SESC Santo Amaro dia 06 de setembro.

Bernard-Marie Koltès é considerado o dramaturgo francês mais importante pós-geração anos 50. Uma mistura de Molière e Shakespeare dos tempos modernos, entre comédia e drama social, inspirado por Rimbaud, Dostóievski ou Faulkner. Suas peças complexas foram traduzidas em mais de 50 línguas e montadas no mundo inteiro (mais de 1800 produções). Em abril deste ano fez 30 anos de sua morte.

 

 

 

 

 

 

Oficina Percurso Koltès com o diretor francês Cyril Desclés
Célia Helena Centro de Artes e Educação
Rua Armando Penteado, 311
Telefone: 3884-8294
De 16 a 19 de setembro, das 19h30 às 22h30
Investimento: R$ 1.000,00
Inscrições no link Oficina Percurso Koltès
E-mail: contato@celiahelena.com.br

 

Foto Cyril Desclés: Reprodução do Facebook

1 comentário em “Célia Helena Centro de Artes e Educação promove Oficina com o Diretor Francês Cyril DesclésAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *