Evento marca o lançamento da coleção “Literatura de Colo”, da Editora Jujuba e contará com a presença de Carolina Moreyra (autora), Daniela Padilha (editora), Gabriela Amaral (psicanalista), Odilon Moraes (autor) e Rosinha (autora)…
Discutir a literatura voltada para bebês, com as suas possibilidades de construção de histórias e vínculos. Em síntese, esta é a proposta de uma roda de conversa que a Livraria NoveSete – uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo – recebe no dia 12 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h.
O evento é grátis e contará com a presença de Carolina Moreyra (autora), Daniela Padilha (editora), Gabriela Amaral (psicanalista), Odilon Moraes (autor) e Rosinha (autora). Vale ressaltar que o encontro terá como base o lançamento da coleção Literatura de Colo, da Jujuba Editora, com livros pensados para a primeiríssima infância, período que vai da gestação aos três anos de idade.
No encontro serão lançados os livros “Onde Está Tomás” (Micaela Chirif e Leire salaberria), “Bia e o Elefante” (Carolina Moreyra e Odilon Moraes), “Urso e Barco” (Cliff Wright), “Azul” (Meritxell Martí e Xavier Salomóe) e “O Que Tem Aí?” (Rosinha). Após o bate-papo, os autores presentes autografarão as suas obras para o público.
Literatura de Colo – Por meio da Literatura de Colo é possível estabelecer o elo entre mãe e bebê. A partir do quarto mês de gestação, aproximadamente, o aparelho auditivo do bebê começa a ser desenvolvido. Desta maneira, desde muito cedo ele inicia o reconhecimento da voz da mãe, que já o carrega e embala, antes mesmo de nascer. Quando, então, o bebê nasce, frente aos temores e desafios de fazer os pulmões funcionarem, de entrar em contato com algo externo em sua pele para se aquecer (roupa), da luz e do silêncio, o único acalento é a já conhecida voz materna.
Esta voz de conforto e relação de afeto é o objetivo dos livros da “Literatura de colo”. São apresentados livros que possuem enredos, histórias, para criar a narrativa desse bebê junto com sua mãe ou cuidador, e que ficará marcada na construção do seu ser.
Vale ressaltar que os livros possuem uma fronteira maior de leitura, ou seja, alcançam adultos e crianças em diferentes camadas. No entanto, são livros pensados nos bebês como destinatários primeiros. São livros que o bebê alcança em sua leitura primeira de descoberta, com elementos que provocam, que trazem o estético e aguçam o olhar.
Roda de Conversa – Literatura de Colo
Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)
Tel.: 11 5573-7889
Quinta-feira, 12 de setembro, às 19h
Grátis
Livraria NoveSete
Inaugurada em setembro de 2007, a Livraria NoveSete surge com objetivo de se constituir como um pólo para troca de experiências na formação de leitores, destinando um acervo – com mais de 10 mil títulos – e um espaço destinados especialmente ao público infantil e infantojuvenil. A livraria ocupa um amplo sobrado na Rua França Pinto, 97, na Vila Mariana, com área total de quase 400 m², sendo que cerca de 180 m² são de espaço externo para eventos (como as Oficinas de Criação), uma sala para cursos, além de um Café e um deck no qual se pode aproveitar para folhear, conhecer e apreciar os livros expostos. A NoveSete coloca à disposição dos visitantes assessoria literária que discute e indica os livros mais adequados dentro universo da literatura infantojuvenil.
Foto: Divulgação
1 comentário em “Literatura para Bebês é tema de Roda de Conversa na Livraria NoveSete”Adicione o seu →