Faixa inédita na voz da ídola da MPB, “Para Lennon e McCartney” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm…
Elis Regina
Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente, e igualada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.
_____________________________________________________________
Em sua carreira breve e intensa e em sua vida pessoal, Elis expõe elementos de sua obra para a mais tentadora narrativa sobre uma cantora brasileira. Ademais, não se trata de uma cantora, está-se falando da cantora. Daquela que legou uma obra que atravessa o tempo.
Zuza Homem de Mello in: Julio Maria – Elis Regina: Nada será como antes. Editora Master Books, 2015
____________________________________________________________
Algo em Elis Regina a fazia fascinante aos olhos dos homens que congestionavam seu universo de compositores, diretores de TV, empresários, instrumentistas e produtores de discos. Muitos não saberiam descrever exatamente o que os enfeitiçava, mas desconfiavam. Ao contrario do padrão das namoradinhas da época, Elis era ao mesmo tempo decidida e misteriosa e a mania de se jogar em penhascos valia também para seus relacionamentos.
Julio Maria – Elis Regina: Nada será como antes,
Editora Master Books, 2015, capitulo 7. pag 127 ____________________________________________________________
O single “Para Lennon e McCartney”, lançado nesta sexta (10), via ONErpm, apresenta a voz de Elis Regina recuperada de arquivos de estúdio datados de 1976 e restaurada com auxílio de avançados programas de inteligência artificial.
Sob a produção de João Marcello Bôscoli, o trabalho foi conduzido pelo engenheiro de áudio Ricardo Camera e supervisionado pelo cantor Pedro Mariano.
Os novos arranjos de “Para Lennon e McCartney”, agora disponível nos principais aplicativos de música pela gravadora Trama, foram escritos por Marcelo Maita e se alinham à essência da produção do passado, deixando ainda mais emocionante a estupenda interpretação da cantora.
Em seguida foram adicionadas as partes instrumentais gravadas por Daniel de Paula (bateria), Robinho Tavares (baixo), Conrado Goys (guitarra), João Marcello Bôscoli (synth e percussão) e Marcelo Maita (piano e synth analógico).
Outro aspecto notável é que foram utilizados apenas equipamentos vintage, em alguns casos, exatamente os mesmos usados na gravação original. A mixagem e a masterização da nova versão também ficaram a cargo de Camera.
O lançamento marca um momento especial para a Trama, iniciando a chamada Fase III. “O que poucos sabem é que o nome Trama foi herdado da companhia que a Elis teve nos anos 1970. Quando o André Szajman e eu fundamos a empresa em 1998, encaramos como uma continuidade, uma nova fase do trabalho iniciado por ela”, explica Bôscoli.
Acrescentando: “Este lançamento da Elis, sob o selo Trama, é apenas o primeiro de vários outros que virão. Estamos imersos no processo de remasterização de todo o nosso acervo, e a ideia é disponibilizar tudo gradualmente. A quantidade de material é imensa, tanto em áudio quanto em vídeo, e a execução desse trabalho requer muito cuidado e precisão. Cada vez que reviramos o baú, surgem mais e mais pérola”.
Ouça “Para Lennon e McCartney”.
Ficha Técnica de “Para Lennon e McCartney”
“Para Lennon e McCartney” (Lô Borges/ Márcio Borges/ Fernando Brant)
Produzido por João Marcello Bôscoli
Restaurado, gravado, mixado e masterizado por Ricardo Camera nos Estúdios Trama NaCena
Supervisão de voz: Pedro Mariano
Arranjos: Marcelo Maita
Músicos: Daniel de Paula (bateria), Robinho Tavares (baixo), Conrado Goys (guitarra), João Marcello Bôscoli (synth e percussão) e Marcelo Maita (piano e synth analógico)
Arte da capa: SGC Design
A&R: Szajman & Bôscoli
Lançamento: Trama
Distribuição: ONErpm
“Para Lennon e McCartney” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.
A Trama, agora em sua nova fase, planeja uma série de ações para reafirmar sua presença no mercado. Isso inclui o resgate, digitalização e restauração de gravações históricas, a remasterização de seu acervo, lançamentos de artistas da nova geração da MPB, a realização de shows e eventos, e a produção do programa de rádio O Novo Sempre Vem, em parceria com a Novabrasil FM, que destacará tanto talentos emergentes quanto nomes já consagrados.
Foto: Capa do single “Para Lennon e McCartney” / Divulgação
1 comentário em “Versão inédita de “Para Lennon e McCartney”, na voz de Elis Regina chega às plataformas digitais”Adicione o seu →