Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí navegação do site Pular para conteúdo
  • Parceiros

Posts recentes

  • Upgrade é a nova assessoria da banda theDillas
  • Maria Fernanda Cândido inaugura Teatro-D-Jaraguá com monólogo baseado na obra de Clarice Lispector
  • Espetáculo Ray – Você Não Me Conhece volta em cartaz no Teatro B32
  • Teatro Sérgio Cardoso abre 2025 com Fabiana Karla e Tania Bondezan na comédia Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
  • Para psicóloga Dra. Renata Silva, a habilidade de lidar com a pressão se mostra o diferencial dos campeões do reality

Comentários

    Arquivos

    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016

    Categorias

    • Adulto
    • Animação
    • Artes Plásticas
    • Artes Visuais
    • Artigo
    • Audiodescrição
    • Audiovisual
    • Audiovisual
    • Aula
    • Aula pública
    • Ballet
    • Bares
    • Bate papo
    • Beneficente
    • café
    • Cinema
    • Circo
    • Comédia
    • Comédia dramática
    • Comédia Dramática
    • Concertos
    • Contação de história
    • Crítica
    • Culinária
    • Cursos
    • Dança
    • Debate
    • Delivery
    • Doces
    • Documentário
    • Drama
    • Educação
    • Encontro
    • Ensaio Aberto
    • Especial
    • Evento
    • Experimental
    • Experimental
    • Exposição
    • Festa
    • Fotografia
    • Gastronomia
    • Graffite
    • Grátis
    • Hamburgueria
    • Infantil
    • Infantojuvenil
    • Instrumental
    • Intervenção
    • Intervenção
    • Lançamentos
    • Leitura
    • Leituras Dramáticas
    • Libras
    • Literatura
    • Mágica
    • Monólogo
    • Multimídia
    • Música
    • Musical
    • Natureza
    • Noite
    • Oficinas
    • On-line
    • Ópera
    • Palestras
    • Performance
    • Pizzaria
    • Podcast
    • Presencial
    • Recital
    • Resenha
    • Restaurantes
    • Rotisserie
    • Sandro Felippin
    • Sarau
    • Seminário
    • Show
    • Solidariedade
    • Solo
    • Sorveteria
    • Stand up
    • Suspense
    • Teatro
    • Teatro das sombras
    • Teatro de bonecos
    • Teatro de Objetos
    • Teatro de Rua
    • Teatro do Absurdo
    • Teatro Essencial
    • Teatro Gestual
    • Teleteatro
    • Tragicomédia
    • Tragicomédia
    • Uncategorized
    • Vegano
    • Vídeo
    • Videoarte
    • Workshop

    Navegação do post

    Próximo: Comédia de Ariano Suassuna, A Caseira e a Catarina ou O Processo do Diabo estreia no Parlapatões
    Anterior: Arte urbana é tema de encontros em escolas da Zona Sul realizados pelo Terreiros Nômades

    Marilyn, por trás do espelho reestreia no Teatro Ruth Escobar

    Monólogo, Teatro

    Espetáculo que revisita a vida da atriz Marilyn Monroe recebeu o Prêmio Cenym 2022 de melhor monólogo e melhor texto original, reestreia na capital paulista em curta temporada…

     

     

     

     

    O espetáculo “Marilyn, por trás do espelho”, solo da atriz Anna Sant´Ana, reestreia dia 06 de setembro no Teatro Ruth Escobar, após duas temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. A peça conta com direção de Ana Isabel Augusto, encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência, diretora-fundadora do grupo de teatro do ISCTE-IUL, de Lisboa, em atividade há mais de 20 anos. Ana Isabel veio ao Brasil especialmente para dirigir a montagem.

    Através da história de Marilyn Monroe, estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século XX, a peça convida a uma reflexão sobre solidão e depressão, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo, especialmente com o advento da pandemia mundial. “Marilyn, por trás do espelho” investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho, com que muitas mulheres – e por que não homens – se identificam. Os medos, a solidão, o desejo de ser mãe, a luta pelo reconhecimento na carreira, o abandono, os relacionamentos abusivos, a baixa autoestima, temas universais que se conectam com o público. O trabalho foi concebido a partir de longa pesquisa de Anna Sant’Ana em livros, filmes e reportagens sobre a vida de Marilyn, iniciada em 2010.

    “O que me apaixona neste projeto é a possibilidade de ver refletidas em nós tantas questões que fizeram parte da vida de um dos maiores ícones da nossa geração. Com um foco marcado no que significou – e ainda significa – ser mulher. Ser mulher com as complexidades e sonhos e expectativas que nos atravessam e puxam em todas as direções, deixando-nos tantas vezes com a sensação de frustração e falha. ‘Marilyn atrás do espelho’ é uma viagem ao interior desta personagem criada por Norma Jean nos seus maiores momentos de fragilidade. Uma incursão que obriga a questionar se ser Marilyn não são todas essas escolhas que me deixam a mim, e a ti, e a todos nós, a fabricar uma persona que não passa de um eco do que verdadeiramente somos.”, diz a diretora, Ana Isabel Augusto.

    “Eu comecei uma pesquisa em 2012 sobre a Marilyn Monroe, por conta de 2 espetáculos seguidos que fiz e que tive que estudar cenas dela. Comecei a achar que era muita coincidência, e aquilo me fez desejar fazer uma pesquisa mais aprofundada. Desde então venho estudando sua vida e o que aconteceu principalmente nos seus últimos anos. Eu percebi que atrás de uma artista tão controversa, considerada símbolo de glamour e sensualidade, havia uma mulher como qualquer uma de nós, que tinha desejos, medos, frustrações, inseguranças e principalmente uma solidão que a acompanhava. Acredito que as coisas acontecem no momento certo, e 10 anos depois aqui estamos nós contando essa história, e cumprindo nosso papel como artistas de proporcionar uma identificação do público com o teatro. Eu espero que esse trabalho toque tanto as pessoas quanto ele me toca e elas possam sair transformadas com essa história.”, endossa a atriz e idealizadora do projeto, Anna Sant’Ana.

     

    62 Anos sem Marilyn
    No dia 04 de agosto, que a peça estreou no Sesc Tijuca, completaram exatos 60 anos sem Marilyn Monroe em 2022. Esse ano completamos 62 anos da sua morte. A efeméride vem movimentando segmentos variados, que deram origem a reportagens, documentários, séries e filmes no streaming, peças teatrais, livros, exposições e até mesmo leilões – num leilão da Christie’s, seu portrait, feito por Andy Warhol em 1962, tornou-se a peça mais cara do século XX, ultrapassando nomes como Picasso.

    Nascida Norma Jeane Mortenson em 1º de junho de 1926, Los Angeles, Marilyn Monroe tornou-se uma das maiores estrelas de cinema de Hollywood e um dos maiores símbolos sexuais do século XX, imortalizada pelos cabelos loiros e curvas generosas.

    Apesar de sua carreira ter durado somente uma década, seus filmes arrecadaram mais de duzentos milhões de dólares até sua morte inesperada em 1962, aos 36 anos. Seis décadas após sua morte, continua sendo considerada um dos maiores ícones da cultura popular.

    Marilyn passou a maior parte de sua infância em lares adotivos e num orfanato, e se casou pela primeira vez aos dezesseis anos. Nos anos 1940, trabalhou numa companhia de aviação que fabricava drones na Segunda Guerra Mundial, quando foi descoberta por um fotógrafo da First Motion Picture Unit e iniciou uma carreira como modelo pin-up. No início dos anos 50 já era uma das estrelas mais bem-sucedidas de Hollywood. O filme O Pecado Mora ao Lado (1955) foi um dos maiores sucessos de bilheteria de sua carreira. Marilyn fundou sua própria empresa de produção cinematográfica, a Marilyn Monroe Productions (MMP). Buscando aprimorar seu desempenho como atriz, dedicou-se aos estudos no famoso Actors Studio de Nova Iorque. Depois de seu desempenho ser aclamado pela crítica em Nunca Fui Santa (1956), e de ter atuado na primeira produção independente de MMP, The Prince and the Showgirl (1957), ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por Some Like It Hot (1959). Seu último filme completo foi o drama The Misfits (1961).

    A conturbada vida particular de Marilyn Monroe sempre despertou interesse. Durante a carreira, lutou contra o vício, a depressão e a ansiedade. Além disso, teve dois casamentos midiáticos – com o jogador de beisebol Joe DiMaggio e com o dramaturgo Arthur Miller, ambos terminados em divórcio. A atriz também provocou controvérsia por ter sido cogitada como amante do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, apesar de nada ter sido provado. Morreu aos 36 anos de uma overdose de barbitúricos na sua casa, em Los Angeles, no dia 4 de agosto de 1962.

     

    Sinopse
    “Marilyn, por trás do espelho” conta a história da estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século XX, Marilyn Monroe. A peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho, com que muitas mulheres – e por que não homens – se identificam, com temas que se conectam com o público. Seus filmes e momentos ícones também são relembrados.

    Ficha Técnica
    Idealização, atuação e argumento: Anna Sant’Ana
    Dramaturgia: Daniel Dias da Silva
    Direção: Ana Isabel Augusto
    Supervisão de direção: Roberto Bomtempo
    Assistente de direção: Letícia Reis
    Iluminação: Renato Machado
    Trilha sonora: Tibor Fittel
    Figurinos e caracterização: Joana Seibel
    Cenário: Natália Lana
    Direção de movimento: Sueli Guerra
    Preparação vocal: Rose Gonçalves
    Design gráfico: Guilherme Lopes Moura
    Fotos: Andrea Rocha/ZBR e Roberto Cardoso
    Filmagem e edição de vídeos: Alyrio Tkaczenko
    Visagismo: Camila Pio e Fernanda Pio
    Costureiras: Nice Tramontin
    Cenotécnico: André Salles e Equipe
    Fisioterapeuta: Alessandro Costa
    Preparação física: Gustavo Bassan
    Operação de som: Ana Carolina
    Operação de luz: Jackson Oliveira
    Contra-regra/Camarim: James Simão/Tina Da hora/Márcia Guilges
    Direção de produção: Anna Sant’Ana
    Assessoria de imprensa: Fabio Camara
    Produção local: Lugibi Produções Artísticas
    Realização: Sant’Ana Produções e Artes

     

     

     

     

     

     

     

    Marilyn, por trás do espelho
    Teatro Ruth Escobar
    Sala Dina Sfat
    Rua dos Ingleses 209 – Bela Vista, São Paulo
    Informações: 11 3289 2358
    Capacidade: 370 lugares
    Temporada: 06 a 27 de setembro
    Sextas-feiras às 20h
    Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia).
    Vendas: sympla.com.br/eventos?s=marilyn&d=2024-09-05%2C2024-09-30&page=1
    Classificação: 14 anos
    Duração: 90 min

     

    Ana Isabel Augusto – diretora
    Ana Isabel Augusto é uma encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência no mercado teatral. Formada em Sociologia e Mestre em Educação Artística – Ramo de Teatro (ESELx – IPL). Está concluindo o Doutoramento em Educação Artística no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem vasta experiência em teatro e formação de atores. Dirige, em Lisboa, o grupo de teatro do ISCTE-IUL, que fundou em 2001. Iniciou a sua trajetória teatral com a companhia brasileira “Os Satyros” em 1996. Tem trabalhado como atriz e encenadora, e feito formação com encenadores nacionais e internacionais como João Mota, João Brites, Mónica Calle e Marcia Haufrecht. Nestes últimos anos, dirigiu “Deus”, baseado na obra de Woody Allen; “O Sr. De Pourceaugnac”, baseado na obra de Molière; “A Cantora Careca», de Eugène Ionesco; “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento»”, de Jean Luc Lagarce; “O Céu Não Sabe Dançar Sozinho”, baseado em textos de Ondjaki; “O Pato Selvagem”, de Henrik Ibsen; “JúliAs”, a partir do texto “A Menina Júlia”, de August Strindberg. Participou do projeto “Ciclo de Leituras Nelson Rodrigues” dirigindo o texto “Vestido de Noiva”, com Lucélia Santos.

     

     

    Anna Sant´Ana – atriz, autora, idealizadora, produtora
    Formada pelo Teatro Célia Helena (SP) e Centro Universitário da Cidade (RJ) em Artes Cênicas, e pós-graduada em Direção para Teledramaturgia (RJ).

    No teatro, como atriz e diretora de produção, seus trabalhos recentes são “Casa de Bonecas”, de Daniel Veronese, direção Roberto Bomtempo e Symone Strobel; “Um dia qualquer”, de Julia Spadaccini, direção de Alexandre Mello; “Domésticas”, de Renata Mello, direção Bianca Byington; “Besame Mucho”, de Mario Prata, direção Roberto Bomtempo; “Passional”, de Daniele Reule e Rafael Sardão, direção Renato Livera; “Raul Fora da Lei – O Musical, a história de Raul Seixas”, textos Raul Seixas, direção José Joffily e Roberto Bomtempo; entre outros.

    Na TV, atuou em “Na Corda Bamba” – TVI de Portugal; 2017: “A Força do Querer”, Rede Globo; “Carinha de Anjo”, SBT; “Os Dez Mandamentos II”, Rede Record; “A Regra do Jogo”, Rede Globo; “Os Dez Mandamentos”, Rede Record; 2015: “I Love Paraisópolis”, Rede Globo; “Vitória”, Rede Record; “Milagres de Jesus” – episódio “A cura do paralítico de Carfanaum”, Rede Record; “Momentos – Em família” – Episódio “Pintura Abstrata” – Rede Globo.

    No cinema, como atriz, participou do longa-metragem “Os Seios de Deus”, direção e roteiro de Alberto Salva; e “Nora” direção Roberto Bomtempo (em finalização). Ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Petrópolis com o curta-metragem “Paz”, roteiro e direção Leandro Correa.

    Morou em Portugal por três anos, onde trabalhou na empresa Plano 6 e produziu espetáculo como “O Deus da Carnificina”, com elenco português e direção de Diogo Infante; “Doidas e Santas”, com Cissa Guimarães e direção Ernesto Picollo; “Intimidade Indecente”, com Marcos Caruso e Vera Holtz, direção Guilherme Leme Garcia; “Conserto para Dois”, com Claudia Raia e direção Jarbas Homem de Melo. É assistente de direção de Diogo Infante, e trabalhou nos espetáculos “Chicago” e “O amor é tão simples”. Idealizou e produziu o projeto “Ciclo de Leituras – Nelson Rodrigues”, onde reuniu importantes nomes do teatro português e brasileiro. Em fevereiro de 2022, deu início ao projeto “Marilyn, por trás do espelho” com uma leitura dramatizada em Lisboa.

     

    Foto: Andrea Rocha/ZBR e Roberto Cardoso

    2 de setembro de 2024 Flertaí

    1 comentário em “Marilyn, por trás do espelho reestreia no Teatro Ruth Escobar”Adicione o seu →

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 Flertaí.