Música Inclusiva traz espetáculo de inclusão e superação

A Orquestra Metropolitana traz diversidade em seu corpo musical e apresenta um concerto inédito unindo músicos com e sem deficiência, além de um solo de piano de um ex-jogador que aprendeu a tocar e a compor depois de perder a audição…

 

 

 

 

O concerto “Música Inclusiva” terá suas últimas duas apresentações da temporada 2024 nos dias 22 e 23 de outubro, às 20 horas no teatro Paulo Eiró, Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, próximo à estação do metrô, Linha Lilás “Adolfo Pinheiro”. O projeto é uma realização do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência e tem entrada gratuita.

Em meio a um espetáculo de sons e ritmos o concerto foi criado para comprovar que a verdadeira inclusão se dá com empatia e inserção. São 36 músicos, sendo 9 deles PcDs que são unânimes em dizer que a sociedade precisa incluí-los em atividades cooperadas com pessoas sem deficiências e que procuram participar de projetos verdadeiramente inclusivos, pois sabem que terão a empatia, importante para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa.

O evento conta com a apresentação o Professor Duda, avatar do Instituto Humanus, que conta como são utilizadas algumas técnicas de comunicação além de convidar a plateia a observar as interações usadas pelo Maestro durante a regência para sincronizar o conjunto de talentos da orquestra com o solo do pianista, dando um show de empatia e ensinamentos de amor ao próximo.

Júlio César de Souza, músico e ex-jogador do Corinthians, apresentará um solo de piano a obra de sua composição “Jogadas da Vida para Piano e Orquestra”, que compôs enquanto aprendia e se aprofundava nas aulas de piano iniciadas depois de perder a audição total, pouco tempo depois de se aposentar dos gramados.

No programa estão obras de autores com alguma deficiência como “Pavane” de Gabriel Faurè (compositor com deficiência auditiva aos 58 anos) interpretada pela soprano Victória Vitta , que faz as suas primeiras apresentações em público; Abertura Sinfônica “O Homem e o Tempo” de Rodrigo Vitta (compositor com semiparalisia infantil e atrofia no membro inferior), orquestração do próprio autor; “Sinfonia n.1 para Orquestra” de Ludwig Von Beethoven (compositor com deficiência auditiva aos 30 anos), orquestração do próprio autor.

O evento conta com espaço para 50 cadeiras de rodas além de espaço para pessoas com mobilidade reduzida, Audiodescrição e Libras e para mais informações e imagens, basta acessar o site www.musicainclusiva.com.br

Ficha Técnica:
Regente: Maestro Rodrigo Vitta
Solistas: Victoria Vitta (solista soprano) e Júlio César de Souza (solista piano)
Orquestra Metropolitana
Apresentação: Professor Duda (Rodolfo Sonnewend)
Realização: Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência
Produção: Soulitude Áudio e You Comunicações
Compositor e produtor do projeto Música Inclusiva: Daniel Guimarães

 

 

 

 

 

“Música Inclusiva”
Com Victoria Vitta (solista soprano) e Júlio César de Souza (solista piano).  Orquestra Metropolitana
Regencia do Maestro Rodrigo Vitta

Teatro Municipal Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo (próximo à estação Adolfo Pinheiro, linha Lilás do Metrô e diversas linhas de ônibus)
Dias 22 e 23 de outubro, às 20h
Entrada Franca
Ingressos exclusivamente pelo site www.musicainclusiva.com.br
Estacionamentos particulares nas imediações

Instagram @projetomusicainclusiva

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Música Inclusiva traz espetáculo de inclusão e superaçãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *