Feira Colaborativa de Arte na 16ª Semana Nacional de Museus na Casa-Museu Ema Klabin

Na primeira edição da Feira “Cada Qual Colaborativa Arte e Cultura na Cidade” haverá comidinhas, roupas, acessórios e objetos de arte. A programação ainda traz uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino, uma oficina de colcha de retalhos e outra que vai ensinar a construir uma câmera escura que você ainda poderá levar para casa. Tudo com entrada franca…

 

 

 

 

Para comemorar a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em homenagem ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, promove uma série de atividades hiperconectadas para fazer do museu um polo de arte e cultura na cidade.

Nos dias 19 e 20 de maio, das 12h às 18h, a Cada Qual, marca pioneira no mercado colaborativo em São Paulo, promove a Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade.

O evento terá a participação de artistas, marcas e estilistas que dialogam com a produção artesanal e o empreendedorismo feminino, a feira trará comidinhas, roupas, acessórios e arte, além de histórias de vida de quem produz.

No sábado, 19, das 14:30 às 17h, haverá a roda de conversa Mulheres conectadas em redes: arte e cultura na cidade. Três mulheres (Gabriela Leirias, Regiany Silva e Bia Varanis) apresentam projetos que investigam a dimensão do corpo feminino no espaço público; a memória e o protagonismo de mulheres que mudaram o mundo e foram esquecidas; os desafios de fazer um jornalismo de causa e a formação do coletivo “Nós, mulheres da periferia”.

A Casa-Museu também promove duas oficinas culturais com entrada franca. Na oficina “Memórias Compartilhadas” que acontece no sábado, dia 19, e no domingo, dia 20, à partir das 13h, o público, sob a orientação da arte-educadora Patrícia Marchesoni, construirá câmeras escuras e com ela experimentará o encantamento de visualizar a projeção de imagens sem a necessidade de aparatos eletrônicos. Uma tecnologia utilizada por volta do séc. V a.C. Após a oficina, os participantes trocarão suas descrições e, a partir delas, criarão ilustrações em forma de matriz de cologravura, que serão impressas e compartilhadas, criando um Álbum de Memórias Compartilhadas. Os participantes levarão para casa, tanto a câmera escura quanto o álbum.

No domingo, dia 20, das 14 às 17h, acontece a oficina “Colcha de Jardim” com a arte-educadora Cristiane Muniz. Nela, os visitantes de todas as idades vivenciarão técnicas de costura, bordado e fuxico para criar uma obra coletiva semelhante a uma colcha de retalhos, agregando pedaços de tecido por meio de técnicas de costura livre. A proposta resgata o trabalho manual e coletivo, respeitando o interesse, o tempo e a expressão individual de cada participante.

 

 

16ª Semana Nacional de Museus
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Tel.: 3897-3232

Programação

Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade
Classificação etária: Livre
Entrada franca
Sábado, 19 de maio, das 12h às 18h
Domingo, 20 de maio, das 12h às 18h

 

Oficina “Memórias Compartilhadas”
Com Patrícia Marcheson
Sábado, 19 de maio, das 13h às 14h30
Domingo, 20 de maio, das 13h às 16h
Classificação etária: Livre
Entrada franca
25 vagas (dia) por ordem de chegada

 

 

Roda de Conversa: “Mulheres conectadas em redes: arte e cultura na cidade”
Com Regiany Silva de Freitas, Gabriela Leirias e Bia Varanis
Sábado, 19 de maio, das 14:30 às 17h
Entrada franca
100 vagas por ordem de chegada

 

 

Oficina “Colcha de Jardim”
Com Cristiane Muniz
Domingo, 20 de maio, das 14h às 17h
Classificação etária: Livre
Entrada franca
25 vagas por ordem de chegada

 

 

Visita ao museu: de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Feira Colaborativa de Arte na 16ª Semana Nacional de Museus na Casa-Museu Ema KlabinAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *