Jovens do Teatro Cidadão apresentam Paulicéia Desvairada, no Teatro Commune

Os jovens do projeto Teatro Cidadão, criado e produzido pela Commune, apresentam o espetáculo Paulicéia Desvairada, sobre o cotidiano de São Paulo, no Teatro Commune, nos dias 19 e 20 de maio…

 

 

 

O espetáculo integra o Projeto Territórios da Imaginação: 15 anos de Resistência da Commune, aprovado pela Lei de Fomento ao Teatro, em 2018.

Pauliceia Desvairada é uma comédia absurda e dinâmica, com cenas curtas que revelam prazeres e tragédias do dia a dia de uma das maiores cidades do mundo. E como esse corre-corre desenfreado afeta nossas vidas!

Partindo do título da obra de Mario de Andrade, escrita em 1922, que revolucionou a semana de arte moderna e narrava as transformações da cidade no começo do século passado, o diretor Jorge Julião e os jovens querer mostrar as transformações atuais da cidade e de seus habitantes. E como o uso cada vez maior de recursos digitais vem distanciado mais ao invés de aproximar os cidadãos.

O espetáculo aborda temas e questões típicas de uma metrópole, como a alienação cultural, a virtualidade, o culto exagerado da beleza, a falta de amabilidade e de atenção para com o outro, a violência, o estresse, o corre corre, a disputa pelo emprego ou por uma vaga para estacionar o carro, permeado com humor e ironia. Mas também reflete uma visão poética e terna de São Paulo, como um lugar repleto de oportunidades, com uma vida cultural fantástica, no qual o amor pode surgir a qualquer momento em qualquer lugar.

Cenas curtas que se cruzam e se entrecruzam e refletem a realidade caótica e instigante de uma das maiores cidades do mundo. No caos de São Paulo, só rindo para não enlouquecer.

Formando Jovens Cidadãos
O objetivo é a capacitação profissional de 20 jovens, com idade entre 15 a 27 anos, moradores de várias comunidades da periferia e do centro de São Paulo, nas áreas artísticas e técnicas do mercado cultural, visando a geração de renda e oportunidade de trabalho, nos seguintes segmentos: Iluminação Cênica e Sonoplastia, Produção Cultural, Cenografia, Adereços e Figurinos e Interpretação, com o apoio da Lei de Fomento ao Teatro.

A estratégia de atuação é a produção inclusiva e sustentável alinhada à educação, visando a qualificação profissional dos jovens e seu desenvolvimento humano integral, o exercício da cidadania, protagonismo, trabalho em equipe, autonomia e a sustentabilidade futura, em um dos setores que mais cresce no mundo que é o da cultura e do entretenimento.

O teatro e as máscaras são um excelente instrumento para a desinibição e a vivencia e assunção de papeis sociais que os jovens usarão no convívio pessoal e profissional.

Graças a Lei de Fomento, o projeto pode ser retomado. Nesta edição contamos com 20 alunos e 02 monitores, com idade entre 15 a 27 anos, com aulas às segundas, quartas e sextas, durante 04 meses, das 14h às 17h, que resultaram na montagem de Pauliceia Desvairada, pelo diretor Jorge Julião e Máscaras de Rodrigo Veloso.

Ficha Técnica
Alunos Participantes da Turma I
Adenes Lima, Adriana Rodrigues, Aysha Oliveira, Beatriz Breciliana, Eziane Ribeiro, Felipe Dias, Gabriel Max, Hilary Dantas, Larissa Jeane, Larissa Lima, Lucas Henrique, Lucas Viana, Luis Felipe, Matheus Nascimento, Melissa Rosa, Rochelle Karoline, Rogério Pereira, Thais Andrade, Vinicio Silva, Vitoria Alves

Monitores: Regiane de Paula e Lucas Araújo

Arte Educadores (Aulas)
Iluminação – André Lemmes
Sonoplastia – Dhieego Andrade
Interpretação e Direção – Jorge Julião
Interpretação com Máscaras – Rodrigo Veloso
Produção Cultural: Augusto Marin
Cenário, Figurinos e Adereços – Nani Catta Preta e Alunos

Direção Geral: Jorge Julião
Direção de Máscaras: Rodrigo Franco Veloso
Figurinos e Adereços: Nani Catta Preta
Trilha Sonora: Lucas Gomes
Produção: Jussara Moreira
Administração: Silvia Luvizotto e Tatiana Teixeira
Iluminação: Agnaldo Nicoleti e Eder Leme
Backstage e Montagem: Manoel Cabral
Ilustração e Design: Rony Costa
Monitores/Jovem Aprendiz: Lucas Araújo e Regiane de Paula
Fotografia: Jamil Kubruk e Lucas Gomes
Comunicação: Jussara Moreira
Divulgação: Macida Joachim
Coordenação Geral: Augusto Marin
Realização: Commune

 

 

 

 

Paulicéia Desvairada
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218 – Consolação
Tel.: 3476-0792 – 97665-2205 (Marin)
Capacidade: até 100 lugares
Sábado, 19 de maio, às 17h
Domingo, 20 de maio, às 17h
Ingressos: Gratuitos
Sujeito à lotação do Teatro
Classificação etária: livre

 

 

A Commune é um grupo teatral e uma OSICP, fundado em 2003, que cria espetáculos teatrais, com base na pesquisa sobre a comicidade, o teatro popular, as máscaras e a música em cena com a abordagem de temas contemporâneos. Nesses 13 anos, montamos: O Arlecchinode Dario Fo, A Comédia da Esposa Muda, autor anônimo do século 16, Nem todo Ladrão vem para Roubar de Dario Fo, O Mentiroso de Goldoni, 3 vezes A Igreja do Diabo, baseada em Machado de Assis, A Greve das Pernas Cruzadas, baseada em Aristófanes e Anti-Comics, uma paródia dos Super Heróis de Sonia Daniel e recentemente Otelo, com direção de John Mowat (Inglaterra).

As oficinas do Teatro Cidadão nasceram em 2005, no Ponto de Cultura da Commune, em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado da Cultura, visando um trabalho integrado de formação de jovens aprendizes, através de Oficinas Artísticas e Técnicas, nas quais os jovens não apenas atuam, mas apreendem como se monta um espetáculo, criando figurinos, cenários, máscaras, luz, som, produção, divulgação, bilheteria, maquiagem, contra regragem, entre outras funções teatrais.

Nesses 12 anos formamos, aproximadamente, 1200 jovens de diversas regiões de São Paulo com a montagem de espetáculos, como, A Verdadeira História de Adão e Eva (2006) com texto de criação coletiva e direção de Augusto Marin, A Comedia da Esposa Muda (2010), Uma Roça de Verão (2015), e a segunda A História do Amor da Donzela Teodora e o Valente Jeremias no Sertão de Lampião (2016) e a terceira”Revisitando o Teatro de Revista – Oba! (2016)

 

Fotos: Lucas Gomes

1 comentário em “Jovens do Teatro Cidadão apresentam Paulicéia Desvairada, no Teatro CommuneAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *