Após sua bem-sucedida temporada europeia, o renomado acordeonista erudito italiano Mirco Patarini traz ao Brasil o seu recital “Fisarmonica per concerto”, para três únicas apresentações nas cidades de São Paulo (19/08), Fortaleza (16/08), e João Pessoa (21/08)…
O plus oferecido ao público paulistano em seu recital solo, com 60 minutos de duração, é a sonoridade de seu instrumento que exige mecânica e técnica específicas para música clássica. Um acordeão de alta complexidade, conhecido como free bass – de baixo solto – onde os baixos são tocados não por acordes, mas sim com baixos livres e individuais, como os de piano de cauda, o que o torna muito diferente daqueles que conhecemos. No Brasil é fato raro que se encontrem músicos aptos a interpretar suas performances neste instrumento.
Patarini demonstrará em seu repertório a sofisticação e a sutileza dessa sonoridade única interpretando importantes obras escritas por icônicos compositores de música clássica para o deleite dos amantes da música, e será imprescindível para os estudiosos do acordeão. Apesar do repertório predominantemente erudito, executado pelas principais orquestras sinfônicas do mundo, Patarini também faz adaptações de peças escritas para outros instrumentos como Capriccio 24 in La Minore, de Niccolò Paganini, adaptação para o acordeão, mantendo a peça original; La Cumparcita, de Geraldo Matos Rodriguez – arranjo de Luciano Fancelli, adaptada ao instrumento e mantida a obra original; e Um Tom para Jobim, de Sivuca e Oswaldinho do Acordeon, com adaptação para acordeão erudito free bass.
O espetáculo intitulado “Fisarmonica per concerto” será realizado dia 19 de agosto, domingo, às 11 horas da manhã, no Circolo Italiano San Paolo, em seu confortável Salão Nobre, no edifício Itália, com entrada franca.
O primeiro recital acontecerá em Fortaleza (16/08), São Paulo (19/08), encerrando sua temporada brasileira em João Pessoa (21/08).
Programa
1. Corale in Strofe Variate – Guido Farina
2. Balletomania – Vittorio Melocchi
3. Finale della Sonata 1 – Nikolaj Tschaikin
4. Danza Espanola n°2 Oriental – Enrique Granados
5. Capriccio °24 in La minore – Niccolò Paganini
6. La Cumparsita – Geraldo Matos Rodriguez – arranjo de Luciano Fancelli
7. Um Tom Para Jobim – Oswaldinho do Acordeon/ Sivuca
8. Don Rhapsody – Viachelsav Semjonov
Mirco Patarini
“Fisarmonica per concerto”
Circolo Italiano San Paolo
Salão Nobre
Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP
Informações: (11) 3154-2908
Capacidade: 400 lugares
Duração: 60 minutos
Domingo, 19 de agosto, às 11h
Horário de abertura da casa: 1h antes do espetáculo
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca
Acessibilidade motora
Ar condicionado
Wi-fi
Valet: R$ 25,00
Apoio cultural: Instituto Oswaldinho do Acordeon
Parceria: Dini Creative Design
Produção: Quitanda Musical
Realização SP: Associazione Marchigiane in Brasile e Circolo Italiano San Paolo
Mirco Patarini
Mirco Patarini, natural de Spoleto (Itália) é considerado um intérprete virtuose do acordeon. Sua técnica impecável fez Mirco ser respeitado no mundo do acordeon como “os dedos mais velozes do mundo”.
Foi o acordeonista mais jovem a ganhar o cobiçado prêmio da Copa Mundial de Acordeon, maior competição mundial da categoria realizada pela CIA – Confederação Internacional de Acordeon.
Desde cedo, aos 18 anos, Mirco Patarini começou a participar de concursos e festivais de acordeon pela Itália. De todos que participava sempre se classificava em 1º lugar, sendo vencedor de um pouco mais de cinquenta campeonatos. Através destes festivais Mirco se tornou um mito e começou a ser convidado para participar de outros festivais pela Europa e outros continentes, em países como França, Suíça, Portugal, Venezuela, Rússia e China.
Com um repertório predominantemente erudito, Mirco executa com primazia concertos clássicos para acordeon à frente das principais Orquestras Sinfônicas do mundo inteiro, assim como adaptações para o acordeon de peças escritas para outros instrumentos de compositores como Johannes Brahms, Niccolò Paganini, Viacheslav Semjonov, além de clássicos de Astor Piazzola.
Dentre as suas inúmeras apresentações com Orquestras, destacam-se: Orquestra Sinfônica Spoleto Festival – EUA, solista com Luciano Pavarotti (Regência de Janos Acs) – Spoleto, Itália; Orquestra Internacional d’Italia (Regência de Antonio Cipriani) – Xangai, China; Orquestra Ars Nova de Pescara (Regência de Antonio Cericola) – Castelfidardo, Itália; Orquestra Filarmonica Marchigiana (Regência de Roberto Molinelli) – Castelfidardo, Itália; Orquestra Collegium Tiberinum de Perugia (Regência de Marco Venturi e Piano: Nicola Piovani), Orquestra Camerata SESI de Vitória – ES (Regência de Leonardo David) no Festival de Inverno de Domingos Martins, Orquestra Sinfônica da Paraíba (Regência de André Muniz Oliveira), entre outras.
No mundo do acordeon, Mirco Patarini é autoridade e principal referência para os demais concertistas. Paralelo à sua carreira artística, Mirco ocupa o cargo de Presidente da Confederação Internacional dos Acordeonistas (CIA – Member of the International Music Council IMC and NGO official partner of UNESCO), Presidente da empresa Scandalli, maior fabricante de acordeons do mundo e Diretor Artístico do Strumenti & Musica Festival.
Fortaleza – CE
Realização Fortaleza: Maestro Rodolf Forte
Quinta-feira, 16 de agosto, às 20h30
Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Informações: (85) 98411-7789
Entrada Franca
Masterclass
Sexta-feira, 17 de agosto, das 9h30 as 11h30
Theatro José de Alencar (Auditório Morro do Ouro)
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Informações: (85) 98411-7789
Entrada Franca
João Pessoa – PB
Realização João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Comunicação, Turismo e Artes UFPB
Terça-feira, 21 de agosto, às 20h
Sala de Concertos Radegundis Feitosa
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I – Cidade Universitária
Informações: (83) 3216-7143
Entrada Franca
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Circolo Italiano San Paolo recebe acordeonista erudito italiano Mirco Patarini”Adicione o seu →