A Galeria VilaNova inaugura “Habitat”, do fotógrafo brasileiro Nelson Porto, sob curadoria de Bianca Boeckel, no dia 18 de agosto…
A mostra faz parte da programação especial da galeria para sua primeira participação na SP-Arte/Foto, e apresenta duas séries – “Ruína Carioca” e “Forest Creatures” -, as quais retratam, de maneira distinta, o mesmo aspecto destrutivo da relação do homem com seu lar. As imagens usam da sensação de vazio, do abandono, da ausência do elemento humano, e de composições geométricas fortes para alinhar a desordem causada pelo homem.
Com um olhar de ilustrador e designer gráfico, Nelson Porto se aproveita da inspiração geométrica da Bauhaus em suas composições. “No caso da ‘Ruína Carioca’, existe uma clara inspiração na forma como a luz é retratada nas paisagens urbanas e composições do pintor Edward Hopper. A temática narrativa tem algo de apocalíptico, e o contraste entre a beleza e a desordem evoca a contraposição entre criação e destruição, a dinâmica de Shiva e a entropia natural do universo”, comenta. “Ruína Carioca” exibe imagens de um prédio abandonado, como metáfora visual para o momento decadente da cidade do Rio de Janeiro. “Forest Creatures” mostra uma floresta em um parque natural na Tailândia, que se revela como criaturas ora assustadoras, ora acolhedoras. As duas abordam facetas, de dimensões diferentes, do caráter destrutivo do ser humano com relação ao seu habitat.
Em relação às cores, as imagens coloridas de “Ruína Carioca” evocam o aspecto de renovação natural e trazem uma sensação paradoxal de esperança diante da destruição. As fotografias PB fazem o contraponto negativo/sombrio daquilo que se degenerou. Com uma produção que tende a variar estilo e temática, alguns assuntos sempre interessam ao olhar de Nelson Porto: o vazio, a ancestralidade, o espaço, o tempo, o eterno. Nos dizeres do fotógrafo: “Meu trabalho passa muito por animar fotografias e paisagens através do timelapse, e desse treino vem uma consciência sobre a lenta transformação incessante de tudo. Com relação a estilo, gosto de trabalhar com estilos diferentes, por vezes simultaneamente alternando entre dois ou três “jogos visuais” durante uma mesma sessão”.
Ao longo da SP-Arte/Foto 2018, a Galeria VilaNova exibe, em seu stand, a série “Ruína Carioca”, juntamente com trabalhos de outros fotógrafos. “Forest Creatures” estará exposta unicamente no espaço da Galeria.
Exposição: “Habitat”
Artista: Nelson Porto
Curadoria: Bianca Boeckel
Galeria VilaNova
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição
Tel.: (11) 2691-1190
Abertura: 18 de agosto de 2018, sábado, às 18h
Período: 20 de agosto a 15 de setembro de 2018
Quinta-feira a sábado, das 12 às 19h
Segunda a quarta-feira, com agendamento: contato@galeriavilanova.com.br
Nelson Porto
É designer e ilustrador. Especializou-se em animação de stopmotion a partir do curso de Desenho Industrial da PUC, em 2002. Posteriormente, especializou se em técnicas de captura fotográfica em timelapse (a partir de 2006) e hyperlapse (a partir de 2012). Empreendedor Digital desde 2003, tornou-se desenvolvedor web e criou os portais Lá na Lapa (2004 a 2014) e TodoRio.com (2011 a 2014), dedicados à divulgação cultural e gastronômica do Centro, e de toda a cidade do Rio de Janeiro. Fotógrafo e videomaker, criou coleções de curtametragens em timelapse com temática de diversidade étnica e cultural. Já expôs suas criações em algumas exposições coletivas, e na exposição individual “RAIZ”, na Galeria Vila Nova, em São Paulo (2013) e no Gaya Café, no Rio de Janeiro (2014). Como freelancer, já trabalhou criando vídeos especiais e cenas para os canais Globo e Sony Television, Fundação Roberto Marinho, Tátil Design, e para clientes como Bradesco, TedX e The Voice Brasil. Como vídeo-artista e VJ especialista em mapping, realizou em 2014 e 2015 as projeções para o show “Bossanegra”, de Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira, em turnê pelo Brasil e pela Europa. Realizou desde 2010 diversas projeções para eventos como Disritmia Musica Brasileira e festa Jazz Ahead, artistas como Matheus Von Kruger e Diogo Nogueira, tendo realizado mappings em inúmeros eventos pela cidade. A partir de 2015, criou o Studio KwO VR em sociedade com Francisco Almendra, onde vem produzindo projetos em Realidade Virtual e investigando as possibilidades dessa nova mídia totalmente imersiva.
Galeria VilaNova
Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Galeria VilaNova promove artistas consagrados e em ascensão, firmando-se como ponto de encontro para quem aprecia arte. Em 2018, comemora 5 anos de fundação e 25 exposições promovidas, com destaque para as individuais de Virgilio Neves, Camila Alvite, Rodrigo Edelstein, Loro Verz, Katia Wille e Jorge Feitosa. Ao longo deste período de atuação, conquistou espaço na mídia especializada em arte, como cadernos de cultura dos principais jornais brasileiros, roteiros semanais de exposições, revistas, TV e meios online. A galeria atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Além de coletivas e individuais, um acervo eclético e em constante renovação permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências. Em 2018, participa pela primeira vez da feira SP-Arte/Foto, em São Paulo. Bianca Boeckel, proprietária e diretora da Galeria VilaNova, atua também como curadora e consultora de artistas e clientèle, utilizando-se de sua experiência internacional.
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Galeria VilaNova inaugura individual de Nelson Porto”Adicione o seu →