The Universal Mauricio Orchestra faz temporada no Centro Da Terra

Uma banda formada somente por músicos da cena paulistana que se chamam Mauricio é o mote da The Universal Mauricio Orchestra. Com a temporada Ilha dos Mauricios, o sexteto sobe ao palco do Centro da Terra as segundas-feiras, até 29 de outubro– dentro do projeto Segundamente…

 

 

 

The Universal Mauricio Orchestra surgiu de uma jam session despretensiosa formada por seis músicos com o mesmo nome – Mauricio Tagliari, (produtor, guitarrista, e integrante do grupo Nouvelle Cuisine), Mauricio Pereira (saxofonista, cantor, compositor e integrante do grupo Os Mulheres Negras), Mauricio Fleury (pianista, baixista, flautista e integrante do grupo Bixiga 70), Mauricio Bussab (tecladista e criador de barulhos), Mauricio Takara (baterista, multiinstumentista e e integrante do grupo Hurtmold) e Mauricio Badé (percussionista e integrante do grupo Mestre Ambrósio) – que se conheciam há tempos mas nunca haviam tocado juntos.

O resultado agradou, e depois de um disco homônimo lançado e muita batalha por uma agenda comum, o sexteto começa a construir sua ilha no palco do Centro da Terra, porém com novidades: dentro do mesmo espírito de experimentação o grupo incorporou mais quatro Mauricios em participações especiais. “Cada noite terá uma formação diferente e um repertório único. Provavelmente tocaremos uma ou duas faixas do disco, faremos alguma improvisação e mais alguma surpresa. Aliás, não temos certeza de nada. A única certeza é que no palco só haverá Mauricios, seja apenas um ou até dez.”, conta o músico Mauricio Tagliari, idealizador da banda.

O som da The Universal Mauricio Orchestra habita entre o funk, o samba e o jazz – sem perder o bom humor, outra característica do sexteto, em títulos como No Passo do Billy Paul, O Surfista Cigano, Decididamente Abalada e Pife do Mau.

 

Espaço de experimentação

As apresentações da temporada Ilha dos Maurícios da The Universal Mauricio Orchestra integram a programação de Música do Centro da Terra. O espaço cultural abre as portas para receber apresentações de teatro, música, dança e performance, além de trabalhos de artes visuais naquilo que mais lhe parece óbvio: o experimentar. Sem a busca por produtos definitivos ou meras apresentações circunstancias para cumprir temporadas, os artistas são convidados a construírem experiências cênicas e musicais, estéticas, dramatúrgicas, coreográficas, performáticas e conceituais.

A área de música, com curadoria de Alexandre Matias, tem a proposta de que um músico/banda se apresente nas quatro segundas-feiras de cada mês e outro faça o mesmo, mas às terças. “A ideia, o que artisticamente visa atrair músicos e público, é a criação de noites únicas, de experiências que podem ou não ser repetidas em outra oportunidade. No palco do Centro da Terra, repertório de discos como Gaya, da Tiê, e Vida Ventureira, de Tatá Aeroplano e Barbara Eugênia, foram mostrados ao vivo pela primeira vez”, conta o curador.

Ficha Técnica
Músicos –Mauricio Tagliari (guitarria), Mauricio Pereira (saxofone e voz), Mauricio Fleury (piano, baixo e flauta), Mauricio Bussab (teclado e criador de barulhos), Mauricio Takara (baterista) e Mauricio Badé (percussão). Participações Especiais – Mauricio Orsolini (teclado), Mauricio Venancio (trompete), Marcos Mauricio (teclado) e Mauricio Caetano (bateria).
Curadoria – Alexandre Matias

 

 

 

The Universal Mauricio Orchestra com a temporada Ilha dos Mauricios
Centro da Terra
Teatro
Rua Piracuama, 19 – Perdizes
Tel.: 3675-1595
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60 minutos
Segundas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, às 20h
Classificação: Livre
Ingressos: Ingresso consciente de R$ 15,00 a R$ 50,00 (o público, consciente do trabalho envolvido para realização do espetáculo, e do valor que ele dá para vivenciar esta experiência, escolhe quanto acha adequado pagar pelo seu ingresso, de acordo com sua condição financeira).

 

 

Centro da Terra
O Centro da Terra é um espaço cultural independente sem fins lucrativos mantido por Keren e Ricardo Karman. Inaugurado em 2001 e reformado em 2015, suas instalações abrangem um teatro com palco italiano, um ateliê, uma praça de convivência com um café, um terraço e salas multiuso. O teatro situa-se doze metros abaixo da superfície terrestre e foi aberto, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro de Perdizes, na capital paulista. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia do Centro da Terra.

A programação é dirigida a todos os públicos, focada em produções, apresentações e ações de formação em Música, Artes Cênicas e Visuais que priorizem a linguagem contemporânea, e que dialoguem com a pesquisa da Kompanhia do Centro da Terra. A escolha da programação é feita por uma equipe de curadores que, a partir de suas pesquisas autorais, trazem para o Centro da Terra trabalhos experimentais de artistas emergentes e/ou consagrados, lançamentos, remontagens, temporadas pós estreia e projetos especiais. O local também abriga a escola de Arte Grão do Centro da Terra, que desenvolve um curso livre em que crianças e adolescentes participam de experiências nas diversas linguagens artísticas e que tem como fundamento a liberdade de criação, a ludicidade e a participação coletiva em percursos singulares.

 

Foto:Divulgação

1 comentário em “The Universal Mauricio Orchestra faz temporada no Centro Da TerraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *