Celso Frateschi estreia nova montagem de O Grande Inquisidor

Alguns clássicos se eternizam por terem a capacidade de concentrar em si questões pertinentes às mais diversas épocas permanecendo sempre oportuno revisitá-los. Se é verdade que o mundo da fábula foi criado pelo mundo do autor, no caso do teatro ele é mediado sempre pelo universo do ator que fala com o espectador. Pela terceira vez em pouco mais de dez anos Celso Frateschi revisita a obra de Dostoievski em O Grande Inquisidor – Século XXI que faz mais seis apresentações – de 10 a 19 de novembro, sábado e domingo às 19 horas e segunda-feira às 21 horas –, no Ágora Teatro…

 

 

 

 

Se as duas montagens anteriores já eram completamente diferentes entre si, esta terceira radicaliza ainda mais as diferenças e diversidades enormes que um mesmo texto pode resultar. Em O Grande Inquisidor – Século XXI Cristo volta a terra agora estampado em grafites na cidade de São Paulo, mas é sumariamente preso, interrogado, julgado e condenado à fogueira por um grande inquisidor de nossos dias.

O que levou Celso Frateschi a uma terceira versão desse mesmo texto foram os caminhos do labirinto que o gênero humano optou por adentrar e as perguntas que a cada encruzilhada as pessoas são indagadas. “O comportamento humano, as dúvidas que a nossa realidade e a nossa metafísica insistem em nos recolocar, a nossa liberdade e a nossa sujeição, a nossa submissão e a nossa revolta, são os temas que o Grande Inquisidor recoloca em discussão nesse século XXI. Da lenda original narrada por Ivan a seu irmão Aliocha no grande romance Os Irmãos Karamazov, priorizei a conversa interrogatório que o Inquisidor trava com o prisioneiro, o próprio Cristo que retorna a terra e que será sumariamente condenado e executado por ter voltado para estorvar a obra da igreja”, explica o ator e diretor.

O Grande Inquisidor – Século XXI tem cenografia e figurinos assinados por Sylvia Moreira e iluminação de Wagner Freire e procura chegar às camadas mais profundas do texto de Dostoievski pra dialogar com toda a clareza sobre as mazelas contemporâneas da sociedade. “Trouxe essa nova versão para as ruas de São Paulo contemporânea e o poema ecoou e me surpreendeu com extrema nitidez e pertinência”, conta Frateschi.

Ficha Técnica
De Fiodor Dostoievski
Adaptação, Direção e Atuação – Celso Frateschi
Cenários e Figurinos – Sylvia Moreira
Iluminação – Wagner Freire

 

 
O Grande Inquisidor – Século XXI
Ágora Teatro
Sala Edith Siqueira
Rua Rui Barbosa, 672 – Bela Vista
Informações: 3284-0290
Capacidade: 60 lugares
Duração: 60 minutos
De 10 a 19 de novembro
Sábado e domingo, às 19h
Segunda-feira, às 21h
Ingressos:
R$ 50,00
R$ 25,00 (meia-entrada)
Não recomendado para menores de 14 anos
Venda pelo link Sympla

 

Ágora Teatro
Fundado em 1999 por Celso Frateschi, Sylvia Moreira e Roberto Lage em São Paulo, o Ágora, com sede própria no bairro do Bixiga, caracteriza-se não apenas pela produção e apresentação de montagens, mas também por organizar ciclos de debates, seminários, pesquisas, leituras e promover a publicação de obras que documentam esses encontros. Tendo como meta, nas palavras de seus idealizadores, o “teatro da menor grandeza”, o centro investe na encenação que privilegia o texto e o ator.

 

Foto: Joao Caldas Fº

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