Livio Tragtenberg apresenta A Ópera O Inferno De Wall Street no Sesc Pompeia

A ‘ópera-pregão’ O Inferno de Wall Street será apresentada pela primeira vez, no Espaço Cênico do Sesc Pompeia nos dias 9 e 10 de fevereiro, sábado às 21h30 e domingo às 18h30…

 

 

 

Criado por Livio Tragtenberg, o espetáculo baseia-se no poema homônimo de Sousândrade, de 1976. No palco além de Livio estarão performers (multi-instrumentistas e vozes) e haverá também a interferência de vídeos, imagens e sons enviados por colaboradores de diversos países.

Na performance musical, Tragtenberg (teclado, voz e clarone) utiliza elementos da música eletrônica e da tradição da música popular brasileira, para ao lado de Emerson Boy (saxofones, cítara e cavaquinho), Wellington Tibério (glass harmonica), Celso França (percussão) e Márcio Barreto (voz e trompete), costurar vozes que se sobrepõem e que apresentam o texto e suas vocalidades, em dimensões polifônicas.

O Inferno de Wall Street (1876) é um texto do poeta Joaquim de Sousândrade (1833-1902) no qual testemunha, na Nova Iorque do final do século XIX, a efervescência da bolsa de valores num quadro de falcatruas, escândalos políticos, morais e religiosos, que moldam o inferno das financeiras norte-americano. O texto faz parte do poema épico O Guesa em que Sousândrade incorpora a mitologia Inca, e conta a trajetória de um menino oferecido em sacrifício aos deuses. Como seu alter-ego, o Guesa, escapa dos sacerdotes do sacrifício e penetra na cidade norte-americana, onde encontra o Inferno da usura.

 


Compositor, produtor musical e saxofonista, Livio Tragtenberg prefere autodefinir-se como um de-compositor. Frequentemente, suas obras unem a música com outras linguagens, como teatro, cinema, poesia e artes visuais e transitam em diferentes fronteiras – o erudito e o popular, o jazz e a música contemporânea, o acústico e o eletrônico. Sua obra se caracteriza pela variedade de formas (operística, sinfônica, camerística), materiais (instrumental, vocal, eletroacústico) e meios (disco, concerto, peça, filme, vídeo, instalação). Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, Tragtenberg explora frequentemente a manipulação sonora. A improvisação e a interatividade também são marcas de seu trabalho, que busca a colaboração de não músicos. Para compor O Inferno de Wal Street, o artista recebeu bolsa da VITAE, em 1986, e em 1991, a bolsa da Guggenheim Foundation, NY, para composição de uma segunda ópera sobre o Gusa, o episodio indígena, Tatuturema, que se chama U-TUPIA, ainda inédita.

 

 

 

 

O Inferno de Wall Street, de Livio Tragtemberg
Sesc Pompeia
Espaço Cênico
Rua Clélia, 93
Sábado, 09 de fevereiro de 2019, às 21h30
Domingo, 10 de fevereiro de 2019, às 18h30
Grátis – Retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação
Classificação indicativa: Livre
Não temos estacionamento

 

Foto: Rita M Tragtenberg

1 comentário em “Livio Tragtenberg apresenta A Ópera O Inferno De Wall Street no Sesc PompeiaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *