80 Anos Nara Leão – Da Bossa Nova ao Samba do Morro

A artista Lu Nóbrega mostra toda sua versatilidade e passeia entre Bossa Nova, O Samba do Morro e a Tropicália, representando a pluralidade das canções que Nara Leão exibia em seu repertório…

 

 

 

 

 

‘Musa da bossa nova’ nascida no dia 19 de janeiro de 1942, Nara Lofego Leão conquistou o Rio de Janeiro, integrando o “clubinho da bossa nova” e se tornou a musa do gênero musical da zona sul carioca dos anos 50.

No dia 13 de novembro de 1959, estreou como cantora no show “Segundo comando da operação bossa nova”, realizado na Escola Naval. Nara cantou “Se é tarde me perdoa” e “Fim de noite”. Em 1966 participou do II Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), interpretando “A Banda” (Chico Buarque), canção que dividiu a primeira premiação com “Disparada” (Geraldo Vandré), defendida por Jair Rodrigues. “A banda” fez um sucesso extraordinário e alçou Nara Leão definitivamente ao posto de uma das maiores estrelas da música brasileira na década de 60,

Em 2022, Nara Leão completaria 80 anos de vida, e relembrando esta grande cantora e influenciadora da Bossa e MPB, Lu Nóbrega apresentando no dia 13 de setembro, às 20h, no Teatro União Cultural, um espetáculo envolvente, com um duo em leitura mais jazzísticas já características da artista que tem dois CDs lançados em sua carreira, “In My Daydreams” e Bossa InJazzado.

Nara Leão surpreendeu o mundo musical ao romper com a bossa nova, passando a cantar outros gêneros musicais, como o samba de morro, e fazer parcerias com João do Vale e Zé Keti, entre outros.

No show “80 Anos Nara Leão – Da Bossa Nova ao Samba do Morro”, a também cantora e compositora Lu Nóbrega, apoiada por piano e bateria, traz clássicos interpretados por Nara, tornando-as atemporais e conectando o público de todas as idades, passeando entre Bossa Nova, Samba do Morro e a Tropicália, representando a pluralidade das canções que Nara Leão exibia em seu repertório. Músicas como: A Banda (Chico Buarque), O Barquinho (Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli), Carcará (João Do Vale), João e Maria (Chico Buarque e Sivuca), Lindonéia (Caetano Veloso e Gilberto Gil) e outras estão presentes no show.

Nara Leão faleceu em 7 de junho de 1989, aos 47 anos, deixando 28 álbuns gravados. Seu último show foi com o parceiro e amigo de infância Roberto Menescal. Em 2001, o jornalista e pesquisador musical Sérgio Cabral lançou “Nara Leão, uma biografia”.

 

 

 

 

 

Lu Nóbrega – 80 Anos Nara Leão – Da Bossa Nova ao Samba do Morro
Terças Musicadas
Teatro União Cultural
Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso ( 650 m da Estação Brigadeiro do Metrô)
Informações: (11) 3885 – 2242
Capacidade: 285 lugares
Terça-feira, 13 de setembro, às 20h
Ingressos:
R$ 50,00 (inteira)
R$ 25,00 (meia-entrada)
Vendas: Sympla 
Acessibilidade física: Banheiros adaptados; Elevador; Elevador adaptado; Vaga de estacionamento exclusiva para idosos; Rampa de acesso; Sinalização tátil; Cadeira de rodas para uso do visitante; Corrimão nas escadas e rampas; Sanitário adaptado; Bebedouro adaptado; Circuito de visitação adaptado

 

Foto: Divulgação

 

1 comentário em “80 Anos Nara Leão – Da Bossa Nova ao Samba do MorroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *