Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí navegação do site Pular para conteúdo
  • Parceiros

Posts recentes

  • Upgrade é a nova assessoria da banda theDillas
  • Maria Fernanda Cândido inaugura Teatro-D-Jaraguá com monólogo baseado na obra de Clarice Lispector
  • Espetáculo Ray – Você Não Me Conhece volta em cartaz no Teatro B32
  • Teatro Sérgio Cardoso abre 2025 com Fabiana Karla e Tania Bondezan na comédia Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
  • Para psicóloga Dra. Renata Silva, a habilidade de lidar com a pressão se mostra o diferencial dos campeões do reality

Comentários

    Arquivos

    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016

    Categorias

    • Adulto
    • Animação
    • Artes Plásticas
    • Artes Visuais
    • Artigo
    • Audiodescrição
    • Audiovisual
    • Audiovisual
    • Aula
    • Aula pública
    • Ballet
    • Bares
    • Bate papo
    • Beneficente
    • café
    • Cinema
    • Circo
    • Comédia
    • Comédia dramática
    • Comédia Dramática
    • Concertos
    • Contação de história
    • Crítica
    • Culinária
    • Cursos
    • Dança
    • Debate
    • Delivery
    • Doces
    • Documentário
    • Drama
    • Educação
    • Encontro
    • Ensaio Aberto
    • Especial
    • Evento
    • Experimental
    • Experimental
    • Exposição
    • Festa
    • Fotografia
    • Gastronomia
    • Graffite
    • Grátis
    • Hamburgueria
    • Infantil
    • Infantojuvenil
    • Instrumental
    • Intervenção
    • Intervenção
    • Lançamentos
    • Leitura
    • Leituras Dramáticas
    • Libras
    • Literatura
    • Mágica
    • Monólogo
    • Multimídia
    • Música
    • Musical
    • Natureza
    • Noite
    • Oficinas
    • On-line
    • Ópera
    • Palestras
    • Performance
    • Pizzaria
    • Podcast
    • Presencial
    • Recital
    • Resenha
    • Restaurantes
    • Rotisserie
    • Sandro Felippin
    • Sarau
    • Seminário
    • Show
    • Solidariedade
    • Solo
    • Sorveteria
    • Stand up
    • Suspense
    • Teatro
    • Teatro das sombras
    • Teatro de bonecos
    • Teatro de Objetos
    • Teatro de Rua
    • Teatro do Absurdo
    • Teatro Essencial
    • Teatro Gestual
    • Teleteatro
    • Tragicomédia
    • Tragicomédia
    • Uncategorized
    • Vegano
    • Vídeo
    • Videoarte
    • Workshop

    Navegação do post

    Próximo: O Bonde apresenta a Trilogia da Morte no TUSP Butantã
    Anterior: O Nome do Bebê faz duas apresentações no Teatro Arthur Rubinstein, no clube Hebraica, em Pinheiros

    João Côrtes reestreia o elogiado monólogo “Invisível” no Teatro Itália Bandeirantes

    Monólogo, Teatro

    Com texto de Moisés Bittencourt e direção de Fernando Gomes, a peça foi indicada ao prêmio de melhor ator e iluminação na FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis…

     

     

     

     

     

    No Brasil, a taxa de feminicídio bateu recordes em 2023, com uma alta de 1,6% em relação ao do ano anterior. Pesquisas também mostram que nosso país é onde mais se mata pessoas LGBTQIAP+. Mas pouco se fala ainda sobre a violência abusiva em relacionamentos homossexuais. Abordando questões complexas que frequentemente são silenciadas, o monólogo “Invisível”, com texto de Moisés Bittencourt e direção de Fernando Gomes, reestreia no próximo dia 08 de maio (quarta-feira), no Teatro Itália Bandeirantes. Em cena, o ator João Côrtes dá vida a Eduardo, cuja rotina é marcada por uma convivência tóxica e dolorosa com seu parceiro Michel – também interpretado por João. O espetáculo, que estreou na Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) em 2023 (com indicações a melhor ator e iluminação), volta ao cartaz depois de elogiada temporada de janeiro a março de 2024, no Teatro Renaissance.

    A peça aborda temas urgentes e atuais, levantando questões como a vergonha e o medo de denunciar abusadores, a falta de apoio das autoridades e a fragilidade da vítima em relações tóxicas. Com “Invisível”, Moisés Bittencourt desafia os espectadores a confrontarem temas desconfortáveis, mas inegavelmente relevantes, que muitas vezes são evitados nas conversas cotidianas.

    “A sociedade fecha os olhos para determinadas minorias. Estamos mostrando que essas pessoas existem, não são invisíveis, e estão no mesmo barco, seja trans, hetero, bissexual… Poderia ter me baseado em casais heterossexuais que sofreram abusos dentro de casa, porque o sentimento é universal”, reflete o autor Moisés Bittencourt.

    Para o ator João Côrtes, que também pode ser visto na segunda temporada de “Encantados” (TV Globo), esta é uma oportunidade de mergulhar em território inexplorado em sua carreira: “Eu acho que é muito importante que a gente sempre coloque questões sociais no palco. Questões delicadas, questões que provoquem, questões que sejam tabus pra sociedade”, conta João, em seu primeiro monólogo. Sua interpretação dá vida aos dilemas e angústias dos personagens, incitando debates e reflexões profundas sobre o comportamento humano e a necessidade urgente de mudança. “Fiz um trabalho de pesquisar minhas emoções e minhas dores. Apesar de não ter vivido um relacionamento abusivo, foi um processo de buscar abusos e sentimentos que eu vivi de qualquer maneira. Abuso é universal”, conta.

    O monólogo não apenas denuncia a violência e o preconceito, mas também convida o público a uma jornada de autoconhecimento e empatia. “Teatro é um lugar de transformação”, afirma o diretor Fernando Gomes, que tem mais de 35 anos trabalhando com o teatro: “Só tem sentido um espetáculo teatral quando consegue tocar as pessoas, transformar as pessoas de alguma forma”. O autor complementa: “A dramaturgia exerce o serviço de indagar, questionar, mostrar fisicamente que o problema acontece. Teatro não é apenas para entreter, é para emocionar e para mudar. E “Invisível” tem o poder de mudança”.

    Sinopse
    Eduardo vive um relacionamento abusivo com seu namorado Michel. A situação se agrava ainda mais quando decidem morar juntos. Eduardo, por muito tempo, sofreu calado violência física e psicológica provocadas por seu parceiro até que um dia decide denunciar, levando o caso às autoridades. O descaso e o preconceito, vindos de quem deveria protegê-lo, cria uma barreira, ainda maior, entre o grito de socorro e o medo de se expor. A violência, então, persiste fazendo com que Eduardo sobreviva a uma estatística, normalmente atribuída apenas às mulheres.

    Ficha Técnica
    Texto: Moisés Bittencourt
    Direção e cenário: Fernando Gomes
    Elenco: João Côrtes
    Direção de Movimento e preparação de ator: Ana Magdalena
    Figurino: Clara Gomes
    Visagismo: Matheus Pasticchi
    Iluminação: Paulo César Medeiros
    Trilha sonora: Moisés Bittencourt
    Músicas: Ed Côrtes
    Design gráfico: Rico Vilarouca
    Direção de produção: Ricardo Fernandes

     

     

     

     

     

     

    “Invisível”
    Teatro Itália Bandeirantes
    Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo.
    Telefone: (11) 32144579
    Capacidade: 290 pessoas
    Temporada: Até 06 de junho
    Quartas e quintas-feiras, às 20h
    Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada)
    Duração: 65 minutos
    Classificação etária: 16 anos
    Venda de ingressos: Sympla 

     

    Sobre João Côrtes
    Com quase dez anos de uma carreira sólida e bem-sucedida como ator, tendo feito projetos nacionais e internacionais, protagonizado campanhas publicitárias de sucesso, 10 longa-metragens, novelas, curtas, séries para canais fechados (HBO, Sony, GNT) e abertos (Multishow, Globo) e diversos espetáculos teatrais, João vem, nos últimos três anos, se firmando como roteirista, diretor e produtor. Em 2018, escreveu o longa-metragem “Nas Mãos de Quem Me Leva”, e em 2019 produziu e dirigiu o filme, de forma 100% independente. Ainda em 2019, escreveu o roteiro do curta-metragem LGBTQIA+ “Flush”, o qual também estrelou como ator. Ambos os filmes foram premiados em festivais pelo mundo, incluindo prêmios de roteiro, direção e atuação. João segue desenvolvendo roteiros para todos os formatos de conteúdo, dirigindo, produzindo, além de continuar trabalhando como ator.

     

    Sobre Moisés Bittencourt
    Moisés Bittencourt tem em seu currículo aproximadamente 40 textos de teatro, sete roteiros para cinema e três roteiros para televisão, com trabalhos encenados no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil. Trabalhou 12 anos ao lado do autor, diretor, ator e cineasta Domingos Oliveira, exer­cendo as funções de assistente de direção e colaboração de roteiro para Teatro e TV. Atualmente Moisés Bittencourt está dirigindo um roteiro de sua autoria intitulado “A REGRA” com Charles Paraventi e Clarice Dersiê Luz

     

    Sobre Fernando Gomes
    Ator, produtor, administrador e diretor artístico, Fernando atua profissionalmente em teatro e cinema desde 1987. Trabalhou como ator com diretores e cineastas de renome nacional como Domingos Oliveira, Hamilton Vaz Pereira, Eduardo Wotzik, Breno Silveira, Pedro Vasconcellos, Claudio Torres, entre outros. No teatro produziu cerca de 40 espetáculos, como “Confissões de Adolescente” de Maria Mariana, “Confissões das Mulheres de Trinta”, de Priscilla Rozenbaum, Clarice Niskier e Maitê Proença, “Amores” e “Todo Mundo tem problemas sexuais”, de Domingos Oliveira, entre outros. Dirigiu a montagem portuguesa do espetáculo “Confissões de Adolescente”, a montagem baiana (em Salvador) de “Todo Mundo tem problemas sexuais”, de Domingos de Oliveira, e “Da Boca Pra Fora”, de Marcelo Rubens Paiva. Dirigiu, também, os atores Marcos Pasquim, Oscar Magrini e Leona Cavalli no espetáculo “E aí, comeu?” que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e SP. Atualmente, também é Diretor Artístico do Teatro das Artes e do Teatro dos Grandes Atores, ambos no Rio de Janeiro.

     

    Foto: Vitor Augusto

    4 de maio de 2024 Flertaí

    1 comentário em “João Côrtes reestreia o elogiado monólogo “Invisível” no Teatro Itália Bandeirantes”Adicione o seu →

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 Flertaí.