O Chef Hamilton Cabral, conta que o nhoque teve origem no norte da Itália, na região do Veneto, e foi disseminado pelos romanos durante o império, nessa época era feito a base de semolina. No século XVIII é introduzida a batata á receita, mudando a história do prato…
E ressalta o Chef Hamilton que todo dia 29 de cada mês, por magia ou superstição é dia de comer nhoque. Pois acredita-se que se terá sorte pelos próximos trinta dias, como conta a lenda do frade andarilho, São Pantaleão, que chegando a uma cidade, bate a porta de uma família, num dia 29, pedindo um prato de comida.
Convidado pela família a entrar e a comer nhoque, que foi dividido entre todos, resultando em 7 nhoques para cada um. Na hora de recolherem os pratos os donos da casa acharam moedas em baixo de cada prato. Então todo dia 29, come-se 7 nhoques (ou um número derivado de 7), numa mesa com amigos e familiares. Os 7 primeiros nhoques come-se de pé com uma moeda ou nota embaixo do prato, depois lembrem de guardar essa nota na carteira durante todo o mês, até o próximo dia 29.
Separem os ingredientes e mãos a obra!!
Ingredientes
1 quilo de batatas do tipo asterix (amassadas e espremidas)
100 grs. de farinha de trigo
50 grs. de amido de milho
Noz moscada
Sal
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes e amassar. Fazer os nhoques. Passe por uma peneira em pequenas porções para retirar o excesso de farinha e dar forma aos nhoques. Cozinhar em água fervente aos poucos. Quando os nhoques boiarem estarão prontos.
Molho Bolonhesa
Ingredientes
4 latas de tomate pelado
500 grs. de carne moída
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1/2 cálice de vinho tinto
Sal
Pimenta do reino
Manjericão (opcional)
Modo de Preparo
Fritar a cebola, depois o alho. Acrescente a carne e frite bem. Coloque o vinho e deixe evaporar, os tomates e deixe em fogo baixo até apurar.
1 comentário em “Ridi Ridi che la Mama ha fato gli Gnocchi”Adicione o seu →