Obras de Renoir, Marc Chagall e Picasso do acervo da Casa-Museu Ema Klabin são discutidas pela historiadora Ana Maria Hoffmann, no próximo dia 10 de março…
A historiadora Ana Maria Hoffmann ministra a palestra “O final do século XIX e o início do XX: a “Escola de Paris” na Coleção Ema Klabin”. O objetivo do encontro é discutir algumas obras do acervo da Coleção Ema Klabin, feitas por Marc Chagall, Pierre Auguste Renoir, Pablo Picasso, entre outros.
Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. A publicação, organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que dedicou-se com empenho e competência a colecionar obras de arte, que hoje fazem parte da Casa-Museu, no Jardim Europa, em São Paulo.
Na publicação, os especialistas analisam desde a construção do imóvel-sede da Fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até a coleção: pintura holandesa; flamenga e francesa; a arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim; a arte do Japão, China e da África; o modernismo Europeu e a “Escola de Paris”, o modernismo brasileiro, a coleção de artes decorativas, o mobiliário; os objetos da antiguidade clássica; e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos. O livro poderá ser adquirido no dia da palestra.
Ana Maria Hoffmann fez bacharelado em História e mestrado em História da Arte e da Cultura pela Unicamp e doutorado em Artes pela ECA USP. Docente e coordenadora do departamento de História da Arte na Unifesp.
Palestra “O final do século XIX e o início do XX: a “Escola de Paris” na Coleção Ema Klabin” – com a historiadora Ana Maria Hoffmann
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Sábado, 10 de março, das 11h às 13h.
Vagas: 30
Inscrições gratuita no link: Ema Klabin
Foto No campo (À la campagne) – Marc Chagall (1925). Óleo sobre tela: Divulgação
1 comentário em ““Escola de Paris” na Coleção Ema Klabin por Ana Maria Hoffmann”Adicione o seu →