Na programação da 5ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, de 5 a 7 de março, Palmira, o trabalho do grego Nasi Voutsas e do francês Bertrand Lesca…
A antiga cidade de Palmira, na Síria, era uma das mais preservadas do mundo. Recebia turistas de todos os países para contemplar os templos de Bel e Baalshamin, assim como o Arco do Triunfo. Em 2015, o Isis (sigla para Estado Islâmico) tomou o controle da cidade, destruiu os templos, saqueou as sepulturas e utilizou o anfiteatro para realizar execuções.
Palmira, espetáculo criado pelo francês Bertrand Lesca e o grego Nasi Voutsas, mistura realidade e ficção, explorando a vingança, a política da destruição e o que consideramos bárbaro. O que leva as pessoas a praticarem destruições desse tipo? Para os performers, mesmo que o tema seja árduo, o humor é fundamental na construção de um lugar diferente para o espectador diante do espetáculo.
Desde 2015, os dois criadores trabalham juntos. Artistas associados ao MAYK (Bristol, Reino Unido), Palmira é o segundo espetáculo que fazem juntos. Sua estreia aconteceu no Festival de Edimburgo de 2017 e foi premiado com o Total Theatre Award 2017 para Inovação, Experimentação e Exploração de Formatos. O trabalho também recebeu outros prêmios, como o Stockholm Fringe 2017 Grand Prix, o Mess Festival Prize (BE Festival) e o ‘Best of BE’ Festival Award, e foi incluída no “The Top 10 The Guardian’s Theatre of 2017”.
Ficha Técnica
Criação e performance: Bertrand Lesca e Nasi Voutsas; Dramaturgia: Louise Stephens; Design de luz: Jo Palmer; Técnico de luz: Tom Brennan; Design de imagem: Ollie Baxter; Produtor/Gerente de companhia: Edward Fortes; Produzido com o apoio da Croquis_BCN (Barcelona), Bristol Ferment, MAYK, Nuffield Southampton Theatre, Tobacco Factory Theatres, Ovalhouse e HOME (Reino Unido).
5ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Palmira
Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Tel.: 3288-0136
Capacidade: 144 lugares
Segunda-feira, 5 de março, às 21h
Terça-feira, 6 de março, às 21h
Quarta-feira, 7 de março, às 21h
Duração: 1h
Recomendação: 12 anos
Foto: Alex Brenner
1 comentário em “Palmira”Adicione o seu →