Abertura da Temporada 2018 do Centro de Música Brasileira

No dia 24 de março, acontece a abertura da Temporada 2018 do Centro de Música Brasileira (CMB) com duas apresentações no Centro Brasileiro Britânico…

 

 

 

 

O primeiro a tocar é o Duo Mosaico, canto e violão, com Ana Carolina Sacco e Bruno Madeira. Depois o Duo Flutuart tem flauta e piano com Paula Pascheto e Deise Hattum. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo.

O Duo Mosaico vai interpretar canções com poemas de Castro Alves, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Guilherme de Almeida, Henry Murger, Ribeiro Couto, Vinícius de Moraes e Walter Mariani.

O Duo Flutuart tocará Chiquinha Gonzaga passando pela vida da artista fazendo um paralelo com a sua música. São três fases da artista nomeadas pelos músicos como A Feminista, Chiquinha e Callado, Abolicionista. São obras que escolhidas traduzem a vida e a obra da artista através de seu contexto biográfico.

I – A Feminista
Com obras que retratam o lado feminino e feminista da compositora Chiquinha Gonzaga, que andou na contramão de seu tempo e se consagrou como pianista, compositora, mulher moderna, separando-se do primeiro marido e casando mais tarde com um homem 35 anos mais jovem.

II – Chiquinha e Callado
A convite de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga integra o grupo Chôro Carioca, o qual nomeará mais tarde o tipo de repertório composto, que mescla influências europeias e africanas, até então intituladas de polcas, tango e habanera.
Nessa etapa, teremos um pianista convidado que irá nos acompanhar nos arranjos instrumentais, essas peças são intituladas em coletânea mais tarde, de “Alma Brasileira”, onde podemos vislumbrar a produção inicial dos chorões cariocas.

III – Abolicionista
Chiquinha Gonzaga foi uma grande lutadora a favor da abolição da escravatura. Com o intuito de angariar fundos para a Confederação Libertadora, vendeu partituras de porta em porta e mais tarde até mesmo comprou a carta de alforria do escravo músico José Flauta. Foram selecionadas obras que contém a temática africana e indígena, que muitas vezes era utilizada para retratar essa mistura entre povos.

A Temporada 2018 do Centro de Música Brasileira terá seis apresentações durante o ano, com uma diversificação de instrumentos e repertórios. Com 34 anos de existência, o CMB é uma instituição sem fins lucrativos que vive de músicos assinantes, apoio da Cultura Inglesa e de investimento próprio da pianista Eudóxia de Barros que preside a série.

 
Centro de Música Brasileira
Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
Tel: 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Sábado, 24 de março, às 20h
Classificação Livre
Ingresso: Gratuito

Programa

1ª Parte
Duo Mosaico
Ana Carolina Sacco – canto
Bruno Madeira – violão

Cláudio Santoro: Acalanto da Rosa (1958) – texto de Vinícius de Moraes
Osvaldo Lacerda: As Dádivas (1968) texto de Guilherme de Almeida
Vácuo (1968) texto de Guilherme de Almeida
Saudade (1968) texto de vários autores
Edino Krieger – Balada do Desesperado (1954) texto de Henry Murger
Canção do Violeiro (1956) texto de Castro Alves
Ernst Mahle :Quadras ao Gosto Popular (1981) texto de Fernando Pessoa
Leilão de Jardim (1971) texto de Cecilia Meireles
Epígrafe (1967) texto de Guilherme de Almeida
Queixa da Moça Arrependida (1967) texto de Ribeiro Couto
Ronaldo Miranda – Cantares (1969) texto de Walter Mariani

 

2ª Parte
Duo Flutuart – flauta e piano
Paula Pascheto – flauta
Deise Hattum – piano

Obras de Chiquinha Gonzaga
I – A Feminista
1. Walkyria – a corte na roça
2. Carioca
3. Filha da noite
4. Aguará – garça vermelha
5. Annita
II – Chiquinha e Callado
1. Tapuia
2. Tupã
3. Só na flauta – tango chôro
4. Só no chôro
5. Caobimpará – mar azul
III – Abolicionista
1. Yara – coração de fogo
2. Candomblé
3. Tambiquererê
4. Cananéia
5. Tamoio

 

Duo Mosaico
Formado ainda quando estudantes de graduação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Duo Mosaico, formado pela soprano Ana Carolina Sacco e o violonista Bruno Madeira vem desenvolvendo ao longo dos anos diversos projetos, tendo apresentado programas de música espanhola e do renascimento inglês pelo estado de São Paulo. Atualmente o duo foca seu trabalho na pesquisa e interpretação do repertório brasileiro composto para violão e canto.

 

Ana Carolina Sacco (Soprano)
Ana Carolina Sacco, bacharel e mestre em música pela UNICAMP, atua em diversos segmentos da música, como pianista, organista, cantora, regente coral e professora. Como pianista desenvolve intenso trabalho de co-repetição para cantores, camerista junto a diversas formações, sendo premiada em concursos de música de câmara. Organista e regente do Coro de Nossa Senhora do Desterro (Mosteiro de São Bento em Vinhedo) e organista do Coro da Arquidiocese de Campinas. Desde 2012 vem se dedicando à arte do canto, inicialmente orientada pela professora Suzel Cabral, e, atualmente, pelo Prof. Dr. Ângelo Fernandes, com quem desenvolve técnica e repertório com árias de óperas, cantatas e canções de câmara. Em 2014 participou da montagem da Ópera “As Bodas de Fígaro” no papel da Condessa de Almaviva, junto à Orquestra Sinfônica da Unicamp. Participou como pianista e cantora do FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) destinado a homenagear compositores brasileiros em atividade. Atualmente vem desenvolvendo repertório que varia do barroco à música contemporânea.

Bruno Madeira (Violonista)
O violonista catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, camerista, professor e pesquisador. Premiado em renomados concursos (Melhor Intérprete de Villa-Lobos – X Concurso Nacional Villa-Lobos; 1º lugar – I Concurso Internacional de Tatuí; 1º lugar – Concurso Internacional J. S. Bach; 1º lugar – III Concurso Latino-Americano Maurício de Oliveira, 1º lugar – VIII Concurso Nacional Fred Schneiter, entre outros), Bruno é Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Como solista e camerista, apresentou-se em diversos estados brasileiros, além das cidades de La Plata (Argentina) e Darmstadt (Alemanha). Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da graduação à distância da Universidade Federal de São Carlos.

 

Duo Flutuart
Nasceu em 2014 com o intuito de apresentar ao público de diversas faixas etárias o repertório para esta formação, que é tão rico e diverso.
Apresentamos o repertório através de duas concepções distintas, Recitais Didáticos, voltado à formação de plateia, principalmente de crianças e adolescentes, onde levamos o ouvinte pela sonoridade histórica para a formação camerística de flauta e piano, exemplificando e elencando oratoriamente e/ou sonoramente, os diversos períodos que englobam desde a música barroca, até as sonoridades rítmicas e timbrística da música contemporânea. Para a segunda concepção, nomeamos de Recitais Descritivos, onde teremos a descrição do repertório impressa em programa de recital, haverá também a explanação da historicidade, só que somente de forma textual e não oral. Esta segunda forma, também têm caráter didático, porém voltado para um público adulto.

Paula Pascheto (Flauta)
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos com a professora Isa Uehara, ingressou na Universidade Livre de Música (atual EMESP) em 1999 sob orientação da professora Ana Amélia Wingeter (flauta) e Alfeu Araújo (música de câmara). Ingressa na FACULDADE ALCÂNTARA MACHADO em 2005 sob orientação do mestre Marcos Kiehl (flauta), Rogério Zaghi e Marília Pini (música de câmara). Ingressou em 2006 na Escola Municipal de Música sob orientação do mestre Jean Noel Saghaard. Fez parte dos grupos sinfônicos: Banda Sinfônica Jovem Do Estado De São Paulo, Camerata Faam, entre outros. Participou dos festivais de Campos do Jordão e Campos dos Goytacases, Música no Verde, entre outros. Participou de masterclass com os flautistas Emanuel Pahud (2000), Mary Clardy (2002), Edson Beltrami (2002), Tadeu Coelho (2004), Renato Axlhuld (2005), Renato Kimachi (2006), Rogério Wolf (2007). Fez turnê pela Itália e Suíça.

Deise Hattum (Piano)
Possui vivência do erudito ao popular e em várias formas de expressões artísticas. Fundadora do “Trio Choro de Câmara” premiado no ProAc 23/2011 com o Projeto “Na Corte de Edmundo – Choros de Villani”. Pianista atuante no teatro musical nos projetos da Companhia “Artista do Corpo”. Apresentou-se ao longo da carreira em vários centros culturais, CEUs, teatros municipais, programas de tv, entrevistas, Sescs, e projetos como “Clássicos Pró-Música” de MG, “Cortinas Lyricas” e Comboio de Cordas no Estado de SP. Dedica-se à obra pianística de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e outros compositores brasileiros como Edmundo Villani-Côrtes, com quem tem parceria como letrista na música “Enlevo”. Idealizadora e organizadora do “Festival Marcello Tupynambá” – Embu das Artes – SP/2014. Em Santiago do Chile fez um recital de piano na abertura do Simpósio Científico “LACE – 2016”. Sua obra autoral compõe-se em valsas, choros e pequenas peças. Leciona no Conservatório Souza Lima (Alphaville-SP) e dá aulas particulares desde 1982. Seu projeto mais recente é o Recital “Piano em Casa”, onde se propõe a interpretar e explanar a obra musical brasileira em residências, num ambiente mais intimista com familiares e amigos dos anfitriões, voltando à tradição da sociedade há muito tempo perdida.

 

O Centro de Música Brasileira – CMB
É uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 326 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo-SP.
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de São Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E em 2015, o Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.

 

Foto Paula Pascheto e Deise Hattum (flauta e piano): Letícia Lima
Foto Ana Carolina Sacco e Bruno Madeira (violão e canto): Denis Destri

 

1 comentário em “Abertura da Temporada 2018 do Centro de Música BrasileiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *