Pequeno Teatro de Torneado reestreia Palpitação no Espaço Parlapatões

Palpitação, do Pequeno Teatro de Torneado, volta aos palcos para mais uma temporada com reestreia dia 3 de abril, terça-feira, no Espaço Parlapatões…

 

 

 

Com Pitty Santana e William Costa Lima, que também assina a direção e a dramaturgia, montagem busca referências no livro As Cidades Invisíveis, do escritor cubano Italo Calvino (1923-1985), e o conceito de modernidade líquida, do filosofo polonês Zygmunt Bauman.

Reconhecido por montagens com elencos numerosos, como Peter em Fúria e Do Ensaio para o Baile (a mais recente peça do grupo), o Pequeno Teatro de Torneado investe, dessa vez, em uma dupla de atores. Pitty Santana e o dramaturgo e diretor William Costa Lima estão em cena em um instigante jogo, amparados pelo olhar e pelo treinamento em Teatro-Dança trazido pela pesquisadora Erika Moura. A iluminação é assinada por André Prado e propõe um sensível jogo de olhares para territórios como o centro, a periferia e a ideia contemporânea de margem.

Palpitação conta a relação entre uma prostituta e um marinheiro e a transformação de um vilarejo em uma cidade ao longo de vários anos. O abandono da pesca pela industrialização do vilarejo em uma cidade de processamento de arroz traz um questionamento sobre a expansão dos territórios e a influência dos processos de modernização diante da natureza e suas influências nos lugares intuitivos e afetivos do homem contemporâneo.

 

Novos caminhos para um jovem coletivo

Nos últimos anos, após intensas buscas estéticas que exigem grandes cenografias e montagens repletas de grandes elencos, o coletivo se viu na necessidade de pesquisar o essencial para se contar uma história. Para tal mergulho, a narrativa se faz presente como estética predominante e se amparou na primeira experiência de se montar uma dramaturgia autoral de William Costa Lima, deixando que as influências do processo colaborativo reverberassem na encenação e na experiência dos atores.

“Em Palpitação as imagens narradas são colocadas numa espécie de confronto afetivo com os lugares sociais que damos a elas. Optamos por uma encenação simples, sem grandes aparatos técnicos, livre de artificialidades, deixando o corpo do ator e suas possibilidades como sendo o verdadeiro espetáculo. Para isso, todos os elementos são revertidos para uma experiência de sinergia entre atores e plateia, onde o artista possa abrir mão da representação, dirigindo o seu discurso diretamente ao imaginário do espectador, levando-o a participar da trajetória proposta pela narrativa e se reconhecer nela”, explica William.

Desde que inaugurou a sua sede, o Sítio Cultural Alsácia, um complexo cultural de 82 mil metros situado em uma floresta na cidade de Ribeirão Pires (ABC Paulista), o Pequeno Teatro de Torneado vem se empenhando nas questões de imersões no trabalho de formação singular do artista e na concepção de seus espetáculos. Essa metodologia de imersões fez parte do processo de criação do espetáculo PALPITAÇÃO e do processo de criação de Do Ensaio para o Baile, o mais novo espetáculo do grupo, que trata do tema da precarização das escolas e das políticas educacionais nos anos 90.

O Pequeno Teatro de Torneado é um coletivo criado em 2005 e possui, além de Palpitação outros oito espetáculos em repertório: Menina de Louça (2006), Primavera (2008), Refugo (2009), Dias de Campo Belo (2009) , O Girador (2012), Peter em Fúria (2014), Celofane (2015) e Do Ensaio para o Baile. Em 2015, o coletivo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação.

Ficha Técnica
Texto e Direção – William Costa Lima
Assistente de Direção – Aguida Aguiar
Atores-Criadores – Pitty Santana e William Costa Lima
Composição cênica da Imagem/Corpo – Erika Moura
Iluminação – André Prado
Assistente de iluminação – Marina Yohara
Figurinos – Mariana Acioli
Produção Executiva – Marc Strasser
Assistentes de Produção – Alexandre Manente e Victor Luiz
Operadoras de Luz – Marina Yohara e Letícia Carmona
Assistente Técnico – Higor Moura
Design Gráfico – Thaís Moura
Fotografia – Luan Cardoso
Vídeos – Alexandre Bassani
Ilustrações – Ricardo Garcia
Coordenação Geral do Projeto – Sítio Cultural Alsácia

 

 

 

Palpitação
Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Tel.: 3258-4449
Capacidade: 96 lugares
Duração: 50 minutos
Reestreia terça-feira, 3 de abril, às 21h
Temporada: até 25 de abril
Terças e quartas-feiras, às 21h
Ingressos:
R$ 40,00
R$ 20,00 (meia-entrada)
Classificação: Recomendados para maiores de 12 anos
Ventas Online: Compre Ingressos
Acesso para deficientes físicos.

Fotos: Luan Cardoso

1 comentário em “Pequeno Teatro de Torneado reestreia Palpitação no Espaço ParlapatõesAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *