Ler para uma criança é importante não apenas para incentivar o pensamento lúdico, mas também auxilia os pequenos a expandir o seu vocabulário. Mas, na correria do dia a dia, é raro para os pais separar cotidianamente um tempinho para sentar e ler para os pequenos…
Para ajudar os pais nesta tarefa, o Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, está lançando o Ubook Kids. A funcionalidade já existe para quem tem o plano premium do aplicativo, mas a novidade é que a partir de agora também será possível optar por assinar apenas o Plano Kids.
“A funcionalidade Kids direciona o aplicativo para uma área totalmente segura para as crianças, oferecendo um conteúdo selecionado de acordo com a faixa etária delas. Assim, filhos e pais escolhem uma história e depois é só dar o play”, explica Flávio Osso, CEO do Ubook. “No plano Kids, o usuário terá acesso ilimitado ao catálogo infantil, por um preço superacessível e diferenciado: apenas R$ 6,99 por mês”, complementa o executivo, lembrando que a assinatura mensal premium da plataforma é R$ 24,90.
O Ubook funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. O conteúdo também pode ser acessado pelo website ou pelos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows Phone.
Entre as vantagens do Ubook está a opção de poder baixar o conteúdo para ouvir offline, não sendo necessário, desta maneira, utilizar o plano de dados da operadora. Também é possível começar a ouvir a história em um aplicativo e continuar/terminar a audição em outro display.
A data escolhida para este lançamento foi 18 de abril, dia em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, escolhida por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. A celebração foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.
Festejar esta data é importante, afinal, ao introduzir a fantasia, por meio das histórias e dos personagens, no cotidiano das crianças, a literatura exerce um papel fundamental na construção do significado. Elas passam a usar a imaginação e a criatividade para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com as pessoas com quem convivem e com elas mesmas.
Mas, manter essa dinâmica de leitura para as crianças não é tarefa fácil. A vida em família mudou significativamente nos últimos anos. Se antes as rodas de histórias ou leituras na hora de dormir eram mais frequentes, hoje, as diversas atividades das famílias fazem com que esses espaços sejam preenchidos por TVs, computadores e tablets. “É impossível imaginar o nosso dia a dia sem a tecnologia. E mesmo as crianças são sempre vistas com estes aparelhos nas mãos. O intuito do Ubook Kids é contribuir para resgatar o equilíbrio desta relação, oferecendo aos pais conteúdos de qualidade parar auxiliar na formação de seus filhos”, indica Eduardo Albano, diretor de conteúdo do Ubook.
Diversos estudos comprovam a importância da palavra, não apenas na primeira infância. Segundo pesquisa da Audio Publisher Association (APA), organização de comércio da indústria do audiobook nos Estados Unidos, 85% do que nós aprendemos, aprendemos ouvindo. No caso das crianças, psicólogos comprovam que ler contos ou livros para os filhos os ajudam a desenvolver e conhecer suas emoções. Além disso, os audiolivros infantis provocam nas crianças o interesse pela leitura e acabam por despertar nelas o desejo pelo conhecimento na fase de alfabetização.
Destaques da programação
Somente em português, o catálogo do Ubook apresenta quase mil títulos infanto-juvenis, entre os quais diversas renomadas e produções de relevantes autores. Um destes exemplos são os 90 audioquadrinhos da Turma da Mônica, concebidos pelo cartunista Mauricio de Souza, que passaram a integrar a plataforma recentemente.
Do premiadíssimo autor infantil Pedro Bandeira, há doze audiolivros na plataforma, entre elas ‘A Contadora de Histórias’.
Ruth Rocha, outra importante escritora brasileira de literatura infanto-juvenil, cujas obras já foram traduzidas para vinte e cinco idiomas, também está presente no Ubook. “Temos nove audiolivros da Ruth, todos eles narrados pela própria escritora”, conta Albano. É também o próprio autor Ziraldo quem narra a obra ‘Menino na Lua’ no catálogo da plataforma.
Na obra ‘Em Boca Fechada Não Entra Estrela’, Leo Cunha inverte os modelos tradicionais das histórias infantis, que costumam associar os medos noturnos à infância. O autor narra as experiências de uma menina sensível que, enfrentando os temores de seus pais, descobre toda a magia e toda a beleza oferecidas pela noite. No Ubook, este livro é narrado pela atriz Rosana Garcia, a primeira Narizinho do Sítio do Pica-pau Amarelo. A obra foi considerada “altamente recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e venceu o prêmio Adolfo Aizen, um jornalista russo naturalizado brasileiro considerado por muitos como o “pai dos quadrinhos no Brasil”, por ter sido um dos principais responsáveis pela introdução no País das histórias em quadrinhos norte-americanas, como Mandrake, Tarzan, Dick Tracy, Príncipe Valente e Flash Gordon.
Vale destacar ainda que, nesta categoria, há obras em outras línguas, como inglês e espanhol, que podem auxiliar os pequenos no aprendizado de outro idioma.
O Ubook
Criado em 2014, o Ubook é uma startup 100% brasileira já considerada a maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina. São mais de 15 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, podcasts, cursos e palestras. O conteúdo pode ser acessado pelo website ou pelos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. O Ubook também tem parceria com todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil, por meio das quais é possível fazer a assinatura semanal do serviço. Encontre mais informações no link Ubook
Foto: Divulgação
1 comentário em “Ubook lança plataforma para as crianças”Adicione o seu →