Sesc Avenida Paulista participa da Virada Cultural 2018, reunindo uma série de atividades gratuitas, nos dias 19 e 20 de maio…
O Sesc Avenida Paulista – a mais nova unidade do Sesc no estado – preparou uma programação especial, inteiramente gratuita, para os dois dias da Virada Cultural 2018. O público da capital terá à disposição, nos dias 19 e 20 de maio, diversas atividades em diferentes áreas como música, arte-cênicas, artes-visuais, tecnologia, infantil, cinema e vídeo e literatura.
Como destaques estão os shows ao longo da madrugada do cantor Rael interpretando Vinícius de Moraes e da cantora Alice Caymmi, além dos espetáculos de teatro “Desancora”, com o grupo Barca dos Corações Partidos (RJ) e do infantil “O Dragão de Fogo”. Vale destacar ainda a possibilidade de visitação, na madrugada de domingo, da exposição Visões do Tempo – Bill Viola.
Sesc Avenida Paulista
Virada Cultural 2018
Av. Paulista, 119 – Bela Vista (350m da Estação Brigadeiro do Metrô)
Tel.: 3170-0800
Programação Virada Cultural 2018
Sábado, 19 de maio
Música
POIN – Pequena Orquestra Interativa
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia Cabelo De Maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sax, acordeon, violino e percussão. A direção musical é de Gustavo Finkler.
Foto: Jefferson Coppola
Show, das 19h às 20h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Bmind – Experimentações Eletrônicas
Atmosferas e sutilezas em contraponto a graves profundos e hipnóticos. Música aberta, híbrida, abstrata e intimista. Com uma estética de apresentação dub e jazzística, o projeto Bmind conta com sintetizador modular, drum machines, efeitos e Kalimba. A produção do Bmind também pode ser conferida em instalações de arte, filmes e vídeo games. Recentemente, assinou trilha e paisagem sonora para o curta do VJ Suave, Trip, e também para as instalações audiovisuais “A Natureza Invade a Cidade”, “Folclore Digital” e “Floresta Encanta”, um jogo em realidade virtual.
Show, das 20h às 21h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Artes Visuais
Visões do Tempo – Bill Viola
Pioneiro em videoarte e imagem em movimento, Bill Viola é considerado um dos artistas contemporâneos mais importantes. O artista norteamericano investiga os ciclos da vida, da morte e do renascimento; suas peças estão sempre ligadas à história da arte e abordam assuntos e conceitos como a percepção e a espiritualidade. Esta exposição apresenta obras das duas últimas décadas de sua carreira, como as séries de vídeo em tela plana Martyrs (2014), Transfigurations (2007/2008), projeções como a instalação Inverted Birth (2014), e outras produções dos anos 2000, entre as quais Study for the Path (2002) e The Quintet of Silent (2000). Também serão apresentados trabalhos do início de sua carreira, da década de 70 até meados de 90, em programas de vídeo mensais no auditório da unidade. A mostra foi idealizada e organizada pelo Sesc em colaboração com o Bill Viola Studio.
Exposição, das 21h às 23h59
Arte 1
Classificação: Livre
Cinema e Vídeo
Experiência modo avião, de Lucas Santtana
Você já se imaginou indo ao cinema e assistindo a um filme de olho fechado? Entendendo a história apenas através dos sons e diálogos? E fazendo isso ao ar livre, deitado num sofá inflável? Em seu sétimo trabalho, “Modo Avião”, Lucas Santtana traz uma experiência imersiva com textos autorais e escritos com JP Cuenca, ilustração de Rafael Coutinho e design de Iansã Negrão. Gravado com microfone binaural, que permite uma audição 360°, próxima do ouvido humano, o trabalho permite uma audição em que as músicas são intercaladas com diálogos interpretados por atores e pelo próprio músico. A trama gira em torno de um personagem que embarca em um voo e começa a confabular inquietações contemporâneas da sociedade do cansaço: da ansiedade à solidão.
Intervenção, das 20h às 23h59
Café/Terraço
Dança
Bollywood Clown
Um grupo de performers e palhaços juntam a comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual, o chamado Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar da improvisação.
Intervenção, das 18h às 19h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Buraco
Buraco é um trabalho coreográfico que explora as possibilidades de ser e mover um corpo-matéria (um corpo que é matéria: carne, ossos, músculos, líquidos, tecidos, cabelos, buracos…) em contato / colisão com outras matérias. Um buraco é entendido aqui como uma relação: entre dentro e fora do corpo, entre diferentes corpos, entre diferentes materiais. Buracos estão no movimento, em movimento, entre movimentos, entre arranjos coreográficos. Buracos são frestas, vazamentos, são passagens para outros lugares, são portais para outros mundos.
Direção e coreografia: Elisabete Finger
Criação: Cinira Macedo, Jamil Cardoso e Sandro Amaral
Em cena: Cinira Macedo (ou Priscila Maia), Jamil Cardoso e Sandro Amaral (ou Bernardo Stumpf)
Espetáculo, das 18h às 19h
Arte 2
Classificação etária: Livre (recomendado para crianças e adultos)
Monstra
Sequência de células coreográficas independentes – blocos de ações que se colam e se separam uns dos outros com certa brutalidade, como se fossem cortados com uma tesoura. Dentro de cada bloco há um enunciado comum, mas cada conjunto pessoa-planta responde a ele de forma distinta, construindo a cada novo corte uma não-totalidade: uma colagem, uma comunidade, um ecossistema, uma MONSTRA. Entre o analógico e o digital. Entre o doméstico e o selvagem. Entre a delicadeza e o delírio. Entre o grito e o gozo. Uma existência de 335 milhões de anos vista em 360 graus.
Direção: Elisabete Finger e Manuela Eichner
Criação e performance: Barbara Elias, Danielli Mendes, Josefa Pereira, Mariana Costa, Patrícia Bergantin
Espetáculo, das 21h às 22h
Arte 2
Classificação etária: 18 anos
Literatura
Experienciação gráfica e livrística
Nesta proposta, experienciaremos os livros que possuem a ideia de movimento, ciclo e continuidade. Livros como o flipbook que podem ser organizados em sequência para ser folheado dando a impressão de movimento.
Intervenção das 15h às 17h
Biblioteca
Vagas limitadas
Contos da Cidade
Contos das Cidades é uma sessão de narração de histórias que tem como ponto de partida apresentar formas narrativas sobre acontecimentos das cidades misturadas ao imaginário dos contos literários e tradicionais.
Contação de história
Biblioteca, das 19h às 20h
Performance de uma pessoa escrita
Acompanhada de uma máquina de escrever, uma artista registra em tempo real suas conversas com o público. Os encontros revelam instantes de intimidade entre pessoas que não se conhecem. Com Tatiana Schunck.
Intervenção, das 20h30 às 23h30
Biblioteca
Sarau Poesia & Jazz
Improvisando sobre o jazz do trombonista paulista Bocato e companhia, importantes poetas da cidade declamam, leem e performatizam os textos de grandes autores da literatura brasileira e estrangeira, além de apresentarem produções autorais. Com os poetas Berimba de Jesus, Daisy Coelho, Victor Rodrigues, Warley Noua, Luiza Romão, Luiza Borba, Roberta Estrela D’alva e Eveline Sin.
Espetáculo, das 21h30 às 22h30
Praça
Tecnologias e Artes
Virad@s no Arduino – Com curadoria de Gedeane Kenshima
A eletrônica está cada vez mais presente em nossas rotinas, como nos aparelhos eletro-eletrônicos, computadores, eletrodomésticos e celulares. Que tal ser além de usuário, alguém que cria e constrói projetos de eletrônica? Durante os dias 19 e 20 de maio o Sesc Avenida Paulista realiza “Virad@s no Arduino” e convida você a desenvolver projetos eletrônicos, com a plataforma Arduino.
Das 10h às 22h
Domingo, 20 de maio
Música
POIN – Pequena Orquestra Interativa
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia Cabelo De Maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sax, acordeon, violino e percussão. A direção musical é de Gustavo Finkler.
Show, das 12h às 13h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Rael canta Vinicius de Moraes
O cantor faz uma homenagem a Vinicius de Moraes (1913-1980), cruzando composições do poeta com seu rap. O repertório terá destaque para releituras dos “afro-sambas”, parceria de Vinicius com Baden Powell (1937-2000).
Show, das 0h às 1h30
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Alice Caymmi
A cantora e compositora carioca apresenta as música de seu mais recente trabalho, Alice. A artista vem acompanhada por Lucas de Paiva (teclados e programações), Pedro Itan (guitarra, bateria e programações) e Ricô (baixo e programações).
Show, das 3h às 4h30
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Banho sonoro com gongos tibetanos
Em performance musical, Jorge Peña traz um concerto solo, em interação com o público, onde apresenta as possibilidades estéticas, acústicas e holísticas das frequências vibratórias dos gongos tibetanos. Seu trabalho é resultado de uma pesquisa ao longo de 15 anos com instrumentos musicais tibetanos.
Show, das 10h30 às 13h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Namastxai – Música intuitiva vibracional com didgeridoo
A partir da potência do instrumento aborígene e da reverberação do som no espaço e no corpo, o condutor conduz o público a uma imersão vibracional e sonora de descompressão no caos urbano. Além do didgeridoo, outros instrumentos são utilizados, como Tambor Xamânico, Flauta Nativa Americana, Kalimba e Maracas.
Show, das 10h30 às 14h
Mirante
Vivência
Teatro
Desancora, com Barca dos Corações Partidos (RJ)
O show cênico-musical mescla canções autorais de dois espetáculos premiados da companhia (Auê e Suassuna – O Auto do Reino do Sol) e traz também novas composições dos integrantes da Barca.
Com direção de Duda Maia, a atividade mescla poemas, performances e dança.
Espetáculo, das 15h às 16h30
Praça
Crianças
O Dragão de Fogo
“O Dragão de Fogo” conta a história do menino Shun Li, lançado ao desafio de salvar sua aldeia, surpreendida por um grande incêndio provocado por um dragão. Tão logo o vilarejo é reduzido a cinzas, seus líderes reúnem-se para discutir uma forma de enfrentar o dragão. Muitos guerreiros se dispõem a combatê-lo, mas um velho sábio lembra aos homens que os costumes locais ditavam a necessidade da realização de um sorteio, em que apenas um dentre todos os habitantes deveria ser escolhido para enfrentar o grande perigo. Para preocupação de todos, Shun Li é o sorteado. Com uma rara habilidade para o desenho, o menino possui apenas vocações artísticas, ao invés de guerreiras, mas, mesmo assim, aceita o seu destino e sobe a montanha em direção à cova onde vive a criatura que cospe fogo. Quando lá chega, conhece um rato que se tornará seu amigo e o ajudará a solucionar três enigmas para derrotar o Dragão.
Espetáculo, das 12h às 13h
Arte 2
Classificação: Livre
Artes Visuais
Visões do Tempo – Bill Viola
Pioneiro em videoarte e imagem em movimento, Bill Viola é considerado um dos artistas contemporâneos mais importantes. O artista norteamericano investiga os ciclos da vida, da morte e do renascimento; suas peças estão sempre ligadas à história da arte e abordam assuntos e conceitos como a percepção e a espiritualidade. Esta exposição apresenta obras das duas últimas décadas de sua carreira, como as séries de vídeo em tela plana Martyrs (2014), Transfigurations (2007/2008), projeções como a instalação Inverted Birth (2014), e outras produções dos anos 2000, entre as quais Study for the Path (2002) e The Quintet of Silent (2000). Também serão apresentados trabalhos do início de sua carreira, da década de 70 até meados de 90, em programas de vídeo mensais no auditório da unidade. A mostra foi idealizada e organizada pelo Sesc em colaboração com o Bill Viola Studio.
Exposição, das 0h01 às 4h e das 9h às 19h
Arte 1
Classificação: Livre
Fato-Indumento
Um corpo lido como masculino é atacado com informações femininas ao fundir-se com um papel/vestido e um tijolo/salto.Como uma bomba plástica “Fato-indumento” dinamita alicerces normativos por meio de uma transfiguração de valores. Não só as usualidades do papel manilha e do tijolo são abandonados como também a “naturalidade” do corpo e suas leituras socialmente construídas a partir de tecnologias heteronormativas. Novas leituras são criadas e o periférico se torna centro.
Intervenção, das 2h30 às 4h
Arte 2
Cinema e Vídeo
Experiência modo avião, de Lucas Santtana
Você já se imaginou indo ao cinema e assistindo a um filme de olho fechado? Entendendo a história apenas através dos sons e diálogos? E fazendo isso ao ar livre, deitado num sofá inflável? Em seu sétimo trabalho, “Modo Avião”, Lucas Santtana traz uma experiência imersiva com textos autorais e escritos com JP Cuenca, ilustração de Rafael Coutinho e design de Iansã Negrão. Gravado com microfone binaural, que permite uma audição 360°, próxima do ouvido humano, o trabalho permite uma audição em que as músicas são intercaladas com diálogos interpretados por atores e pelo próprio músico. A trama gira em torno de um personagem que embarca em um voo e começa a confabular inquietações contemporâneas da sociedade do cansaço: da ansiedade à solidão.
Intervenção, das 0h às 4h
Café/Terraço
Cinegrafia: O Gabinete do Dr. Caligari
Performance audiovisual onde Lise + Barulhista executam ao vivo uma trilha sonora desenvolvida especialmente para o clássico do cinema expressionista alemão ‘O Gabinete do Dr. Caligari’, utilizando paisagens sonoras (re)criadas e objetos sonoros juntamente com instrumentações eletroacústicas, explorando a complexidade de efeitos, sombras, cenários e ângulos investigados por Robert Wiene no filme de 1920.
Exibição, das 1h às 2h30
Arte 2
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.
Cinema de Imersão em Realidade Virtual + Live Act Musical
Exibição de filmes de ficção e documentário em realidade virtual, tecnologia 306º que convida o espectador a ser o protagonista das narrativas construindo seu ponto de vista sobre a ação. No mesmo espaço, o DJ e produtor musical bmind fará um live act que potencializará a experiência audiovisual imersiva dos espectadores. A partir de 10 anos.
Intervenção, das 15h às 18h
Arte 2
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis
Cinegrafia: Regen, de Joris Ivens
Performance audiovisual sobre o filme ‘Regen’ (1929), dirigido pelo cineasta holandês Joris Ivens, e considerado por pesquisadores como um dos primeiros filmes do gênero documentário. Utilizando-se de paisagens sonoras contemporâneas, sintetizadores, vibrafone, vozes e batidas eletroacústicas, Lise + Barulhista + Neems exploram sonoridades que transitam entre a complexidade de efeitos, pingos, cenários, poesias e ângulos investigados por Ivens.
Exibição, das 18h às 19h
Arte 2
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência
Dança
Bollywood Clown
Um grupo de performers e palhaços juntam a comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual, o chamado Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar da improvisação.
Intervenção, das 14h às 15h
Praça
Grátis – Sem retirada de ingressos
Arrastão
Arrastão é um trabalho que propõe um corpo e suas relações com fluxo, permanecendo junto, mantendo resistência e individualidade.
Intervenção, das 11h às 12h e das 13h às 14h
Boulevard Leôncio
Classificação: a partir de 10 anos
Literatura
Experienciação gráfica e livrística
Nesta proposta, experienciaremos os livros que possuem a ideia de movimento, ciclo e continuidade. Livros como o flipbook que podem ser organizados em sequência para ser folheado dando a impressão de movimento.
Intervenção, das 10h às 13h
Biblioteca
Vagas limitadas
BALA_VRAS
Daniel Viana é um poeta à moda antiga e utiliza uma máquina de escrever para criar suas poesias. Em [BALA_VRAS], quem escolhe o conteúdo da poesia é o público, tirando-o da imaginação ou de um baleiro giratório repleto de balas e palavras. A poesia é criada ao vivo, datilografada em papéis coloridos e presenteada ao público participante.
Intervenção, das 14h às 17h
Biblioteca
Grátis
Classificação: Livre
Grandes Leituras: Franz Kafka por Otto
Neste projeto, um artista do teatro, do cinema, das artes visuais, da dança, da fotografia, da literatura, entre outras, apresenta o escritor ou escritora que ele sempre carrega consigo, como inspiração maior para aquilo que faz. Nesta edição o músico Otto, celebrará o escritor tcheco Franz Kafka. Em um bate-papo mediado pelo escritor Marcelino Freire, Otto ainda revelará um autor ou autora, da nova geração, que ele tem acompanhado com interesse.
Encontro, das 18h às 20h
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Praça
Grátis
Tecnologias e Artes
Virad@s no Arduino – Com curadoria de Gedeane Kenshima
A eletrônica está cada vez mais presente em nossas rotinas, como nos aparelhos eletro-eletrônicos, computadores, eletrodomésticos e celulares. Que tal ser além de usuário, alguém que cria e constrói projetos de eletrônica? Durante os dias 19 e 20 de maio o Sesc Avenida Paulista realiza “Virad@s no Arduino” e convida você a desenvolver projetos eletrônicos, com a plataforma Arduino.
Das 10h às 18h
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Virada Cultural 2018 no Sesc Avenida Paulista”Adicione o seu →