A Commune de São Paulo monta Otelo, com direção de John Mowat, baseado na peça de peça de William Shakespeare, com estreia para o dia 2 de junho, no Teatro Commune…
O projeto é inédito já que é a primeira vez que John dirige um espetáculo de Shakespeare no Brasil, com um grupo de atores de São Paulo, trabalhando com a linguagem da comédia física, graças ao apoio do Prêmio de Produção Inédita do Proac Editais 2017.
“Otelo, adaptada da peça de William Shakespeare. Uma abordagem cômica desta grande tragédia, lidando com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdêmona, uma garota negra, está apaixonada e casa-se secretamente com um jovem general branco do exército veneziano, contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia.
Otelo, general de Veneza e Desdemona, uma jovem negra, casam-se secretamente, mas ele é acusado pela mãe dela de seduzir a jovem Desdemona usando magia branca. No senado, Otelo é absolvido por ser o único capaz de deter os turcos que ameaçam invadir Veneza.
Iago quer vingar-se de Otelo por este ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente Coronel. Após a derrota dos turcos, em Chipre, Iago põe em prática o plano para fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdemona são amantes. Primeiro, usando Rodrigo, faz Cássio ficar bêbado e duelar com Rodrigo, levando Otelo a destituir Cássio de seu posto. Orienta Cassio a pedir ajuda à Desdemona para restituir o posto e Desdemona vai até Otelo defender Cássio. Depois conta a Otelo sobre um sonho de Desdemona com Cássio e, em seguida, rouba um lenço de Desdemona e o coloca no quarto de Cássio, fazendo com que Otelo saiba disso. Otelo quer matar Desdemona e Cássio.
Iago se dispõe a ajuda-lo e convence Rodrigo a matar Cássio. Rodrigo prepara uma emboscada para Cassio, eles duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo e diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdemona.
Emília, a ama de Desdemona e esposa de Iago, revela que Desdemona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido e encerra a tragédia. Iago foge.
Cinco atores interpretam todos os personagens sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.
Otelo, o bravo idiota, Desdêmona e sua séria obsessão por contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio, com seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que vê tudo e ouve tudo, Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma força de combate destemida, um juiz, sempre preparado para silenciar a corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento incontrolável.
Ficha Técnica
Otelo, baseado na obra de William Shakespeare
Direção Geral e Concepção: John Mowat
Co-direção e Produção: Augusto Marin
Elenco: Miriamm Lima, Alan Benatti, Silvia Nicollatto, Paulo Dantas e Augusto Marin
Produção Executiva: Kelly Laser
Otelo
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação (ao lado do metro Mackenzie-Higienópolis)
Tel.: (11) 34760792 – 97665 2205
Capacidade: até 100 lugares
Duração: 1h20
Temporada: 24 de junho
Sábados, às 21h
Domingos, às 19h30
Ingressos:
R$ 15,00 (meia-entrada)
R$ 30,00 (inteira)
Classificação etária: 12 anos
Estacionamento ao lado do Teatro
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Commune apresenta Otelo de Shakespeare”Adicione o seu →