Grupo de dança contemporânea, que mescla bailarinos com e sem deficiência em suas montagens, o Dança sem Fronteiras, realiza no dia 25 de agosto, sábado, às 11 horas, na Oficina Cultural Oswald de Andrade a Jam de Dança para Todos. A ação volta acontecer nos dias 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro, sempre conduzida pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia e música ao vivo…
Atividade gratuita, a Jam de Dança para Todos é uma prática democrática de dança, que a Cia Dança sem Fronteiras vem desenvolvendo desde sua criação, com o intuito de incluir pessoas de todas as idades com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas, incentivando a transformação da ação através da reflexão e da experiência.
A Jam de Dança para Todos integra o projeto Dança Sem Fronteiras e suas Interlocuções com a Cidade, contemplado pela 23º edição de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, que entre várias atividades prevê a estreia, em outubro, do espetáculo Olhares dos Sapatos com sete bailarinos, sendo três com deficiência (um cadeirante e dois com baixa visão). A montagem dá continuidade a pesquisa de criação coreográfica do grupo a partir das fisicalidades e habilidades de seus bailarinos. A Cia Dança sem Fronteiras trabalha com o princípio de que não há um corpo certo ou errado, mas sim um corpo único e que permite estabelecer relações com o outro e com o ambiente que os rodeia.
Cia Dança Sem Fronteiras
Em 2010, em São Paulo, Fernanda Amaral, bailarina, coreógrafa e educadora criou a Cia. Dança sem Fronteiras. Desde a sua criação, a companhia realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus, espaços abertos (rua e praças) e diversas unidades do Sesc da capital e interior, além de participação nos festivais Sencity (MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo), Vozes do Corpo e Mostra Internacional Mais Sentidos (Teatro Sérgio Cardoso). Em 2013 a companhia foi contemplada pelo prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) e com o ProAc de Produção de Espetáculo de Dança com Olhar de Neblina. Em 2015, pelo 19º Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o Projeto Novas Fronteiras do Olhar e em 2018 pelo 29º Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com este projeto que envolve Oficinas, Jams, circulação e a estreia do espetáculo Olhares dos Sapatos em outubro 2018.
Fernanda Amaral
Bailarina, coreógrafa e educadora com 25 anos de experiência profissional. Nascida no Brasil, residiu na Grã-Bretanha por 20 anos, onde se graduou em Educação. Possui vários títulos internacionais em dança e teatro, incluindo vários certificados em DanceAbility. Recebeu vários prêmios: Bonnie Bird (2009) pelo Centro Laban em Londres; Arts Council, no País de Gales e Lisa Ulman, entre outros. Em 1993 fundou Patuá Dance, Companhia de Dança-Teatro, no País de Gales.
Jam de Dança para Todos
Com a coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral e elenco da Cia Dança sem Fronteiras
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô)
Informações: (11) 3222-2662
Capacidade: 60 lugares
Duração: 90 minutos
Sábado, 25 de agosto, às 11h
Sábado, 29 de setembro, às 11h
Sábado, 27 de outubro, às 11h
Sábado, 24 de novembro, às 11h
Classificação: Livre
Ingressos: Grátis
Horário de atendimento – Segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas e sábado, das 10 às 18 horas.
Fotos: Silvia Machado
1 comentário em “Dança sem Fronteiras realiza Jam na Oficina Oswald de Andrade”Adicione o seu →