A doutora em História da Arte, Karin Philippov, ministra no sábado dia 29 de setembro, das 11h às 13h, a Palestra “Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin”…
A palestrante pretende problematizar a questão da aquisição de uma tela iconograficamente sacra e profana por uma colecionadora de origem judaica, que a coloca em local íntimo de sua própria casa.
A tela pintada na década de 1720, pelo círculo do artista francês Pierre Gobert, entra para a coleção de Ema Klabin na década de 1950.
Pretende-se também analisar a pintura à luz do colecionismo privado, tendo em vista a questão da própria memória de Ema Klabin e o quanto isto pode estar atrelada à aquisição da tela em si.
Karin Philippov é bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista(IA-UNESP), especialista em Fundamentos da Arte e da Cultura(IA-UNESP), especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), doutora em História da Arte(IFCH-UNICAMP). Professora de História da Arte junto ao Programa Universidade da Terceira Idade(UNICAMP). Pós-doutoranda em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo(EFLCH-UNIFESP).
“Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin”
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Tel.: 55 11 3897-3232
Sábado, 29 de setembro, das 11h às 13h.
30 vagas
Investimento: R$ 40,00
Inscrições pelo link Ema Klabin
Foto Quarto principal da Casa-museu Ema Klabin: Henrique Luz
1 comentário em “Palestra discute tela do círculo do artista francês Pierre Gobert”Adicione o seu →