Lançamento será na Livraria da Vila – Fradique Coutinho, dia 06 de outubro e terá contação de histórias baseada no livro; a obra é a origem do álbum infantil “Sem Você Não A”, de Tom Zé e Elifas Andreato…
Formada no segmento de didáticos, com títulos aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), a Palavras Projetos Editorias, liderada pelo editor Cândido Grangeiro, agora focará seu trabalho também na literatura para crianças e jovens. O abre-alas desta nova fase traz um nome de peso da arte e cultura nacional: o artista gráfico e cenógrafo Elifas Andreato.
Elifas assina a autoria do livro “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética” (56 págs.), que conta com traços de Fê, uma dos mais criativos ilustradores da atualidade. O lançamento será no próximo dia 06 de outubro, entre 16h e 19h, na Livraria da Vila da Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros. Às 18h haverá uma contação de histórias, baseadas no livro, com grupo Canta e Conta, formado por Paula Lisboa e Marina Siqueira
Parceria – “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética” levou trinta e sete anos para sair da gaveta e chegar às mãos do público. O trabalho teve origem a partir de uma das muitas histórias que Elifas Andreato criou para seus filhos quando pequenos: uma fábula envolvendo as letras do abecedário.
Depois de pronta, Andreato enviou a obra para que um amigo especial a musicasse: Tom Zé. “Para mim, uma boa narrativa sempre vem acompanhada de música”, explica o ilustrador de capas icônicas da MPB. Na época, Andreato gravou as composições feitas por Tom Zé em uma fita K7, que os filhos acabaram levando à escola, fazendo com que toda a turma decorasse as canções e “cansassem” de brincar com as cantigas.
Em 2017 o projeto da fábula musical foi retomado dando origem primeiramente ao CD infantil “Sem você não A”, de Tom Zé. O livro agora ganha as prateleiras das livrarias e o projeto prevê ainda a criação de um musical.
“A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética” envolve um grande mistério, que se inicia quando o ressentido Silêncio, habitante mais antigo daquelas terras, resolve sequestrar a Curiosidade, a regente de todas as letras. Para libertá-la, ele coloca um enigma: descobrir qual a maior palavra do mundo: “Ela começa com E, tem pelo meio Amor, Alegria, Vontade, Amizade, Felicidade Solidariedade, Respeito, e acaba com as últimas das vogais”.
Neste livro, a fábula de Elifas Andreato, musicada por Tom Zé, ganhou a companhia dos inventivos traços do ilustrador Fê, que deu forma simbólica, criativa e irreverente ao mundo das letras, do Silêncio e da Criatividade.
Livro: “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética”
Autor: Elifas Andreato
Editora Palavras Projetos Editoriais (56 págs)
56 Páginas
Indicação de leitura: a partir de 6 anos
R$ 46,00
Evento de lançamento do livro “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética”
Elifas Andreato
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
Tel.: (11) 3814-5811
Sábado, 06 de outubro, das 16h às 19h.
Às 18h haverá contação de histórias baseadas no livro com grupo Canta e Conta, com Paula Lisboa e Marina Siqueira.
Classificação: Livre
Grátis
Próximos lançamentos
A Palavras Projetos Editoriais reforçará ainda mais esta nova fase, com livros focados no público infantojuvenil e nas crianças já alfabetizadas, ou seja, na formação de leitores. Nos meses de outubro e novembro a editora colocará no mercado mais três livros, com os lançamentos de “Li M´in, uma criança de Chimel”, dos guatemaltecos Rigoberta Menchú e Dante Liano, ilustrado por Bendita Gambiarra e traduzido por Ivan Martins; “As meias dos flamingos”, do escritor uruguaio Horácio Quiroga (1878-1937), com ilustrações de Fê e tradução e adaptação de Andrea Ponte e um livro em formato de HQ, “Tate Rei, revolta em Paty”, de Eduardo Vetillo.
Palavras Projetos Editoriais – Com suas coleções didáticas, a Palavras Projetos Editoriais encontra-se – há mais de uma década – mergulhada no universo infantil e juvenil, do ensino e da aprendizagem. Decidiu, agora, ampliar suas experiências e acrescentar outra porta a este seu mundo: a da literatura para crianças e jovens.
“Literatura e magia andam juntas, alimentando a imaginação, os sonhos, as ideias, os projetos de vida de todo indivíduo. Voltado à formação de leitores, o catálogo da Palavras tem como propósito incentivar as crianças e os jovens a mergulhar pelas culturas que marcam este Brasil e os brasileiros; e levá-los assim a compor um instrumental que possibilite ler, compreender e transformar o mundo que o cerca”, explica o editor Cândido Grangeiro.
Com este mesmo propósito, os livros da Palavras buscam um diálogo permanente com a vigorosa literatura dos povos latino-americanos, reconhecida pela originalidade, a crítica de seus textos, o beber nas antigas tradições do continente. Pretende-se, com isso, traçar proximidades e distanciamentos, reforçar valores e identidades esquecidas no tempo e apagadas por violentos processos de colonização.
A Palavras começou sua trajetória em 2002, como espaço para planejar, desenvolver e gerir soluções para a educação. Quase 15 anos depois, se transformou em uma espécie de coletivo, agregando profissionais das várias áreas do mundo editorial, interessados em solidificar outro caminho do fazer livros escolares.
Atualmente agrega autores, editores, artistas gráficos, revisores, ilustradores, cartógrafos, entre tantos outros trabalhadores ligados a essa imensa cadeia de produção do livro. “É gente desejosa em criar um canal para dialogar com professores, alunos e familiares desta imensa rede tecida em torno do ensino e da aprendizagem, de crianças e jovens do Brasil e do mundo”, comenta o editor.
Fotos: Acervo Palavras
1 comentário em “Elifas Andreato lança o livro “A Maior Palavra do Mundo””Adicione o seu →