Clementina de Jesus é homenageada no Programa Tardes Musicais

A cantora Nega Duda canta inesquecíveis clássicos da produção musical de Clementina de Jesus, no próximo dia 3 de novembro, sábado, às 16h30, na Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo. O show tem entrada franca…

 

 

 

No repertório estão clássicos de Clementina de Jesus, conhecida como Rainha Quelé. Entre eles: Deus vos Salve Casa Santa, Fui Pedir as Almas Santas, Embala Eu, Muriquinho Piquinino, São João Foi no Céu, Sereia, Beira Mar, Canto IV, Marinheiro Só, A velha do Acarajé, A coruja Comeu meu curió, Piedade, Ponto de Macumba Xangô e Na hora da Sede.

Influenciada pelos ensinamentos de sua mãe e sua vó, Nega Duda vem desde sua infância em São Francisco do Conde, cidade pertencente ao Recôncavo Baiano, vivenciando e absorvendo a cultura local, que traz dentre suas ricas manifestações culturais e religiosas, a Roda de Samba, o Candomblé e a culinária ancestral da tradição Angola. A partir de 2005, teve a fantástica experiência de levar o que aprendeu para outros espaços pelo mundo, acumulando vasta experiência como cantora do legítimo Samba de Roda.

O show da cantora Nega Duda é acompanhado por Jake Cunha e Anderson Rodrigues (percussão), Matheus Nascimento (violão) e Roberta Viana (leitura dramática e coro).

 

Sobre Clementina de Jesus
Clementina de Jesus (Rainha Quelé) viveu de 1901 até 1987 e foi o reflexo de muitas mulheres negras de várias gerações e inspiração para tantas outras. Durante vinte anos atuou no trabalho doméstico e da negação de outros espaços que conquistou com seu inegável talento e trabalho. Reverenciava e fortalecia os laços entre Brasil e a África através de cânticos religiosos em Iorubá e canções de romarias.

Com uma voz potente e inconfundível, Clementina resgatava essa ligação que nos difere de qualquer outro povo. Outro ponto que marcou sua musicalidade foi seu partido alto, transformando-a em uma figura icônica. De seus 86 anos, 24 foram dedicados à carreira artística, onde sua voz foi disseminada para o público geral. Considerada um símbolo de resistência do povo negro através da sua música.

 

 

 

 

Tardes Musicais
Nega Duda canta clássicos de Clementina de Jesus
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Capacidade: 170 lugares
Sábado, 03 de novembro, às 16h30
Grátis
Classificação: Livre
Visita livre ao museu: das 14h às 17h
Foto: Aline Capobianco

1 comentário em “Clementina de Jesus é homenageada no Programa Tardes MusicaisAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *