No dia 17 de novembro, é o encerramento da Temporada 2018 do Centro de Música Brasileira (CMB) com recital com o duo Renato Mismetti (canto) e Maximiliano de Brito (piano) no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. Os dois músicos são brasileiros e vivem na Alemanha. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo…
“Foi uma bela temporada com 6 apresentações gratuitas no ano e vasto repertório erudito brasileiro, que é a proposta da instituição de valorizar e difundir a nossa música”, conta Eudóxia de Barros, presidente do CMB. Neste ano foram prestigiadas e interpretadas obras de 31 compositores eruditos brasileiros: Achille Picchi, Alberto Nepomuceno, Almeida Prado, Amaral Vieira, Antonio Ribeiro, Arnaldo Ribeiro Pinto, Ascendino Theodoro Nogueira, Camargo Guarnieri, Carmo Bartoloni, Chiquinha Gonzaga, Claudio Santoro, Edino Krieger, Ernesto Nazareth, Ernst Mahler, Fernando Cupertino, Francisco Braga, Francisco Mignone, Guerra-Peixe, José Francisco Leal, José Siqueira, Kathia Bonna, Kilza Setti, Marlos Nobre, Osvaldo Lacerda, Raquel Peluso, Ronaldo Miranda, Sá Pereira, Sérgio Vasconcellos Corrêa, Valdemar Henrique, Villa-Lobos e Villani-Côrtes. Desde a sua existência, 1984, o CMB já integra 331 apresentações, mais festivais de música.
O recital de novembro terá várias primeiras apresentações mundiais de composições de Kilza Setti, Achille Picchi e Antônio Ribeiro feitas sobre textos de Renata Pallottini especialmente para o concerto, além de obras importantes do repertório já convencional da canção de concerto, criadas por alguns dos mais significativos nomes da música erudita brasileira. A isto se junta uma espécie de diálogo poético entre colegas: Renata Pallottini e sua amiga Hilda Hilst, com textos outrora musicados por Almeida Prado e Kilza Setti, obras também dedicadas ao duo e por ele apresentadas em vários países da Europa.
Centro de Música Brasileira (CMB)
Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
Tel.: 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Sábado, 17 de novembro, às 20h
Renato Mismetti – barítono
Maximiliano de Brito – piano
Classificação Livre
Grátis
Programa
Renato Mismetti – canto (barítono)
Maximiliano de Brito – piano
José Francisco Leal (1792-1829)
Esta noite, ó céus, que dita se tu presumes, meu coração
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Serenata (1925) – texto: David Nasser – 1917-1980
Canção do marinheiro (1936) – texto: Gil Vicente – 1470 ?-1536 ?
Valdemar Henrique (1905-1995)
Valsinha do Marajó (1946) – texto: Paulo Waldemar Falcão
Trem de Alagoas (1939) – texto: Ascenso Ferreira – 1895-1965
Francisco Mignone (1897–1986)
Dois amô (1961) – texto: Nelson Vaz
As treis pinta (1941) – texto: Meton de Alencar
Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Martírio (1968) – texto: Junqueira Freire – 1832-1835
Murmúrio (1965) – texto: Cecília Meireles – 1901-1964
José Siqueira (1907-1985)
Meu limão, meu limoeiro (1949) – folclore
Mulher rendeira (1949) – folclore
Camargo Guarnieri (1907-1993)
Duas Canções de Renata (1977) – texto: Renata Pallottini 1931
Oferta – Poema interior
Almeida Prado (1943-2010)
Três Cantos de Hilda Hilst (2002) – texto: Hilda Hilst 1930-2004
Se não vos vejo – Iniciação do poeta – Há tanto a te dizer agora
Kilza Setti (1932)
Trova de muito amor para um amado senhor (1961) – texto: Hilda Hilst
Dois Cantos Vespertinos – Canto entre lírios e O instrumento louco (2018) – texto: Renata Pallottin
Achille Picchi (1952)
Imagem opus 219 nº 1 (2018) – texto: Renata Pallottini
Finisterrae opus 219 nº 2 (2018) – texto: Renata Pallottini
Antônio Ribeiro (1971)
Três Canções de Ofélia e Tronador (2018) – texto: Renata Pallottini – Soneto I -Soneto II -Soneto III
Duo Renato Mismetti & Maximiliano de Brito
O barítono Renato Mismetti e o pianista Maximiliano de Brito têm, como duo, em seu histórico de apresentações, alguns dos endereços musicais do maior prestígio na Europa e América, entre eles Salle Gaveau em Paris, Konzerthaus am Gendarmenmarkt de Berlim, Markgräfliches Opernhaus de Bayreuth, Cuvilliés-Theater Residenz de Munique, a Konzerthaus de Viena, St. Johns Smith Square em Londres e o Weill Recital Hall at Carnegie Hall em Nova Iorque. O duo atraiu a atenção da imprensa e dos especialistas além da extraordinária qualidade e da amplitude de seu trabalho pelo ineditismo de seu empenho em reunir estudiosos e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento para realização de projetos interculturais criados na Alemanha, estabelecendo pontes entre continentes, entre poesia e música, entre culturas diversas, estilos, linguagens musicais e até mesmo de diferentes gerações de compositores contemporâneos, assim dando relevante contribuição para o enriquecimento da literatura especializada em poesia e música. Por este impulso à expansão do repertório da Canção de Arte Brasileira e do Lied, diversos compositores têm especialmente dedicado obras aos dois artistas.
Mismetti e de Brito, ao atuarem também como pedagogos com enfoque especial na interpretação do Lied e da Canção de Arte Brasileira em suas Master Classes, realizam um notável intercâmbio cultural entre seu país de origem e aquele que escolheram e esta abordagem já tem considerável tempo, pois, lançando um olhar à sua trajetória profissional, encontramos sua atuação já no 44º. Festival Internacional de Jovens Artistas em Bayreuth, em 1994, o que tem um valor histórico, considerando-se que, pela primeira vez, a canção de arte brasileira teve um enfoque específico num festival internacional europeu. Naquele evento, este duo de brasileiros já fundava sua reputação atualmente solidificada de embaixadores da cultura brasileira, cujo trabalho propicia a muitas pessoas uma redescoberta do Brasil e de seus valores artísticos e culturais ainda desconhecidos fora do país.
Foto: Divulgação
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