Arqueóloga ministra curso sobre Egito Antigo na Casa-Museu Ema Klabin

Integrante de três missões arqueológicas, Cintia Gama é doutora em religião egípcia antiga e foi conselheira do Museu do Louvre…

A pesquisadora e arqueóloga Cintia Gama ministra na Casa-Museu Ema Klabin o curso “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”. Serão sete encontros entre os meses de abril a junho, sempre aos sábados, das 15h às 17h.

O curso tem como objetivo apresentar o Egito antigo por meio dos textos considerados práticos ou científicos, que versam sobre os mais diversos domínios da sociedade egípcia.

Entre os assuntos abordados estão a medicina egípcia, os escribas, calendários, hinos, louvores, a matemática, documentos jurídicos, correspondências, papiros mitológicos, textos mágicos, oraculares, históricos e geográficos.

Cintia Alfieri Gama Rolland é doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49. E professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

Curso: “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”.
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel.: 55 11 3897-3232
Sobre as aulas:
27 de abril – Aula I: Os escribas.
11 de maio – Aula II: Medicina egípcia antiga e seus textos.
25 de maio – Aula III: Textos históricos, geográficos e calendários.
01 de junho – Aula IV: Matemática e seus textos.
08 de junho – Aula V: Documentos jurídicos e correspondências.
15 de junho – Aula VI: Textos mágicos e oraculares.
29 de junho – Aula VII: Hinos, louvores e papiros mitológicos