No próximo dia 11 de maio, das 11h às 13h, uma das grandes especialistas sobre Egito, Cintia Gama, ministra na Casa-Museu Ema Klabin a palestra “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores indentitários por meio da história e da arqueologia”. São apenas 35 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo site do museu Ema Klabin…
A palestra tem como objetivo tratar como a questão indentitária permeia essa civilização. “Tentaremos apresentar como os egípcios podem ser entendidos por meio de suas relações com os outros povos, com quem mantinham contato, e como essas trocas culturais podem esclarecer quem foram os egípcios antigos”, explica a arqueóloga Cintia Gama, ex Conselheira do Museu do Louvre, em Paris.
Nesse ciclo de palestras sobre identidades promovido pela Casa-Museu Ema Klabin em 2019, pretende-se mostrar a percepção e a formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade.
Cintia Alfieri Gama Rolland
Doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49. E também é docente de história da gastronomia.
Palestra: “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores indentitários por meio da história e da arqueologia”
Cintia Gama
Fundação Ema Klabin Casa-Museu
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Sábado, 11 de maio, das 11h às 13h
35 vagas
Inscrições pelo link Ema Klabin
Valor: R$ 40,00
Foto Povos do Mar, templo de Ramsés III Medinet Habour, foto de Florence Maruéjol: Divulgação
1 comentário em “Arqueóloga Cintia Gama ministra palestra sobre identidade do povo egípcio”Adicione o seu →