Galeria Roberto Camasmie recebe individual de Fernando Durão

Dia 25 de maio, a Galeria Roberto Camasmie apresenta a exposição “Universo Geométrico – 50 anos de Brasil” de Fernando Durão…

 

 

 

 

 

 

No Universo Geométrico de Fernando Durão há a recorrência de um elemento de linguagem que merece destaque: a linha inclinada – transversal.

A transversalidade parece ser um argumento expressivo que percorre toda a carreira do artista, que agora, completa 50 anos de Brasil. Não por acaso!

Fernando é um sujeito transnacional – Portugal e Brasil. Transcontinental – Europa e América do Sul. Transdisciplinar, em suas diversificadas formas de expressão e atuação – pintor, escultor, objetualista, gravador, fotógrafo, ceramista, artista gráfico… gestor cultural e curador.

Fernando é um artista-GEÔMETRA. Seus desejos de forma, que atendem ao seu guia interior com impressionante rigor, reivindicam a ordem das linhas retas – que definem formas e cores, em tensas composições. A tensão compositiva se dá, então, pela contínua eleição da linha inclinada. É ela (são elas) a mais justa tradução visual das relações de estabilidade e instabilidade – sempre percebidas em suas produções artísticas, pautadas pela abstração.

No arco integral de sua produção artística, as transversalidades compositivas podem ser percebidas nas pinturas [cujas formas, de tão tangenciais, tornam-se amorosas], nas esculturas [cujas densidades planares parecem constantemente buscar um vórtice espacial], nos objetos [com suas narrativas cotidianamente mais dispersas, permitem que suas inclinações perfurem contextos e conceitos imagéticos], nas serigrafias [que, tanto quanto na pintura, apresentam irrepreensíveis tensionamentos formais, cromáticos e compositivos], na fotografia [cujos instantâneos, de algum modo preexistente, revelam a cortante percepção que o artista tem do mundo – em visualidades plenas de projeções], na pintura cerâmica [em que o artista mantém seu sistema criativo] e, por fim, nas artes gráficas [projetos – marcas, capas, ilustrações, diagramações – que reafirmam sua identidade geométrica].

Talvez não haja espaço para o acaso na vida-arte de Fernando Durão! Tudo se manifesta por exatos perpassamentos.

O artista cria à sua imagem e semelhança e detém absoluto controle sobre seu processo criativo-produtivo. Acredita nas elaborações mentais e na técnica instruída. Produz com determinação e excelência moderna.

Contudo, Fernando Durão, é um contemporâneo. Homem de múltiplas habilidades e com alta capacidade relacional. Gestor aguerrido de sua trajetória: artista-curador!
Imerso, transversalmente, em seu Universo Geométrico.

Prof. Dr. Marcos Rizolli
2019
Pesquisador em Artes Visuais; Crítico de Arte; Curador Independente.

 

 
Universo Geométrico – 50 anos de Brasil
Artista: Fernando Durão
Texto crítico: Marcos Rizolli
Galeria Roberto Camasmie
Rua Bela Cintra,1992 – Jardins
Tel.: 11 3062 5288
Abertura: dia 25 de maio, das 13h às 17h
Período: de 27 de maio a 13 de junho de 2019
Horários: segunda a sexta, das 10hs às 18hs; sábados, das 11hs às 14h

 

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Galeria Roberto Camasmie recebe individual de Fernando DurãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *