A partir do dia 16 de maio, a Casa-Museu Ema Klabin promove o programa Tramas Culturais com o tema “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”…
Serão quatro encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, nos meses de maio e junho, orientados pelo professor Thiago Galletta. Com vagas limitadas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site da Casa-Museu.
Entre os temas que serão discutidos estão: transformações tecnológicas digitais e a música contemporânea, produção musical independente brasileira antes da internet, os impactos da internet sobre a cultura musical, a banda larga, o Youtube, a importância dos blogs de música, a popularização das redes sociais, o declínio do “disco físico”, os festivais independentes, as políticas culturais, os novos paradigmas de “sucesso”, a identidade “MPB” , entre outros.
Os encontros vão lembrar de artistas e bandas como Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Metá Metá, Bixiga 70, Céu, Cidadão Instigado, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Curumim, entre outros.
Em sua conclusão, o curso irá propor uma apreciação das cenas paulistana e brasileira contemporâneas, em especial de suas parcelas “independentes”, diante da história e tradição da música popular brasileira, discutindo novidades, rupturas e continuidades presentes em suas concretizações atuais.
Ao longo dos encontros serão exibidos trechos de entrevistas gravadas com artistas, materiais audiovisuais e registros musicais da cena.
Thiago Galletta
Mestre e doutorando em Sociologia (UNICAMP). É autor do livro “Cena musical paulistana dos anos 2010: a ‘música brasileira’ depois da internet” (Annablume Editora/FAPESP). Desenvolveu, por vários anos, projetos e atividades de docência junto ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Além de se dedicar às áreas de pesquisa e educação, tem atuado há mais de 15 anos no campo musical, como radialista, produtor cultural e DJ profissional, com pesquisa discográfica em vinil voltada especialmente à produção brasileira da segunda metade do século XX e início do século XXI, e a gêneros internacionalizados como soul, funk, jazz, afrobeat, entre outros. Já participou de eventos e dividiu palco com artistas da música nacional como Jorge Ben Jor, Nação Zumbi, Mundo Livre SA, Criolo, Naná Vasconcelos, Chico César, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Dona Ivone Lara, Mart´nália, Otto, Marku Ribas, Letieres Leite, Raul de Souza, DJ Nuts, KL Jay, entre outros. Ganhador do Prêmio de Melhor Programa de Rádio Universitária Brasileiro em concurso realizado pela gravadora Trama e pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM). Membro da Academia de Especialistas da Revista Bravo! e integrante do corpo de jurados na categoria “Melhor Disco de Música Popular” no Prêmio Bravo de Cultura (2017, 2018).
Tramas Culturais: “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel.: 11 3897-3232
4 encontros: Quintas-feiras, 16 e 30 de maio, 13 e 27 de junho
Inscrições no link Ema Klabin
Grátis
Vagas: 35
Foto Arte – MZK (Capa do livro Cena Musical Paulistana dos anos 2010): André Sanches
1 comentário em “Tramas Culturais discute a Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”Adicione o seu →