Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí

Flertaí navegação do site Pular para conteúdo
  • Parceiros

Posts recentes

  • Upgrade é a nova assessoria da banda theDillas
  • Maria Fernanda Cândido inaugura Teatro-D-Jaraguá com monólogo baseado na obra de Clarice Lispector
  • Espetáculo Ray – Você Não Me Conhece volta em cartaz no Teatro B32
  • Teatro Sérgio Cardoso abre 2025 com Fabiana Karla e Tania Bondezan na comédia Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada
  • Para psicóloga Dra. Renata Silva, a habilidade de lidar com a pressão se mostra o diferencial dos campeões do reality

Comentários

    Arquivos

    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016

    Categorias

    • Adulto
    • Animação
    • Artes Plásticas
    • Artes Visuais
    • Artigo
    • Audiodescrição
    • Audiovisual
    • Audiovisual
    • Aula
    • Aula pública
    • Ballet
    • Bares
    • Bate papo
    • Beneficente
    • café
    • Cinema
    • Circo
    • Comédia
    • Comédia dramática
    • Comédia Dramática
    • Concertos
    • Contação de história
    • Crítica
    • Culinária
    • Cursos
    • Dança
    • Debate
    • Delivery
    • Doces
    • Documentário
    • Drama
    • Educação
    • Encontro
    • Ensaio Aberto
    • Especial
    • Evento
    • Experimental
    • Experimental
    • Exposição
    • Festa
    • Fotografia
    • Gastronomia
    • Graffite
    • Grátis
    • Hamburgueria
    • Infantil
    • Infantojuvenil
    • Instrumental
    • Intervenção
    • Intervenção
    • Lançamentos
    • Leitura
    • Leituras Dramáticas
    • Libras
    • Literatura
    • Mágica
    • Monólogo
    • Multimídia
    • Música
    • Musical
    • Natureza
    • Noite
    • Oficinas
    • On-line
    • Ópera
    • Palestras
    • Performance
    • Pizzaria
    • Podcast
    • Presencial
    • Recital
    • Resenha
    • Restaurantes
    • Rotisserie
    • Sandro Felippin
    • Sarau
    • Seminário
    • Show
    • Solidariedade
    • Solo
    • Sorveteria
    • Stand up
    • Suspense
    • Teatro
    • Teatro das sombras
    • Teatro de bonecos
    • Teatro de Objetos
    • Teatro de Rua
    • Teatro do Absurdo
    • Teatro Essencial
    • Teatro Gestual
    • Teleteatro
    • Tragicomédia
    • Tragicomédia
    • Uncategorized
    • Vegano
    • Vídeo
    • Videoarte
    • Workshop

    Navegação do post

    Próximo: Sesc Consolação recebe o espetáculo infantil “Era uma vez um Tirano”
    Anterior: Mariana Aydar esquenta São Paulo com o Arraiá do Forrozin

    De Volta a Reims prorroga a temporada no Viga Espaço Cênico

    Monólogo, Teatro

    Após receber várias críticas positivas sobre sua atuação no espetáculo De Volta a Reims, Pedro Vieira volta ao Viga Espaço Cênico a partir do dia 5 de junho para fazer mais uma temporada, agora às quartas e quintas. A peça tem Cácia Goulart na direção, Emerson Rossini na assistência e Reni Adriano na dramaturgia do texto. As sessões vão até dia 27 de junho, sempre às 21h…

     

     

     

     

    O desejo de montar De Volta a Reims partiu do ator Pedro Vieira, que assistiu uma adaptação da obra de Eribon no Festival de Avignon em 2017. O enredo acompanha o retorno de um intelectual à sua terra natal, onde se depara com um cenário político e social completamente diferente do da época em que morava lá, mais de 30 anos atrás. Entre os questionamentos que o acometem, estão sua relação com a própria sexualidade, alvo de ataques homofóbicos no tempo em que vivia no local, e o contexto operário que mudou completamente de perfil nas últimas décadas. Para Cácia Goulart, diretora da montagem, a interpretação de Pedro trafega pelo drama e pela filosofia, o que conecta suas memórias e realidade histórica às narrativas de Eribon.

    “Além de atual o tema é universal e, quando escrito, já antecipava a ascensão da ultradireita e do neoliberalismo no mundo. Tivemos vivências diferentes, mas todos nós, em algum momento da vida, de algum modo tivemos experiências ligadas à homofobia, questões ligadas a raça e posição social. Tudo isso nos move a mergulhar nesse trabalho”, conta Emerson Rossini, assistente de direção e produtor de De Volta a Reims. Cácia Goulart complementa: “Proponho uma encenação que valorize sobretudo a dramaturgia construída a partir do que é essencial na obra original: a força absoluta do texto como um tecido de ideias necessárias ao nosso tempo”. Tais questões foram trazidas à cena por meio do texto, som e imagens que acompanham as memórias do personagem.

     

    “Alarmado com a ascensão galopante da extrema direita na Europa e a aceitação crescente dos discursos e práticas xenófobos junto às classes trabalhadoras, o autor faz ainda uma ferrenha crítica à esquerda, por esta não ter mais um projeto de mundo e, nas últimas décadas, ter feito coro aos discursos neoliberais”, pontua o dramaturgo Reni Adriano, complementando que também é possível observar no Brasil um movimento de esquerda desarticulado, que possibilitou o crescimento de práticas políticas autoritárias e desalinhadas aos interesses do povo.

     

    O livro Retour à Reims será publicado no Brasil em breve e já foi traduzido três vezes para o inglês – nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá – e uma na Alemanha. Didier Eribon é mais conhecido mundialmente por ser autor da biografia de Michel Foucault, mas seu livro de memórias lançado em 2009 tem recebido acolhida calorosa em todo o mundo, tendo sido adaptado para o teatro em três países: França (Laurent Hatat, 2014), Alemanha (Thomas Ostermeier, 2017) e Bélgica (Stéphane Arcas, 2017).

    “É um relato sobre a luta para se libertar de um meio social operário homofóbico e a impossibilidade de reconciliar-se com as classes populares representadas pelos próprios pais e irmãos, trinta anos depois. A constituição da identidade sexual do autor aparece como um profundo projeto político de libertação e questionamento do poder, ao mesmo tempo em que a sexualidade torna possível o ‘milagre’ de sua ascensão social e intelectual, elevando-o a uma classe média cultural que o distancia para sempre dos afetos familiares”, sintetiza o dramaturgo Reni Adriano, complementando que o texto acompanha a volta do personagem à sua cidade de origem após a morte do seu pai, o que desencadeia muitas dessas reflexões.

    “Essa fusão de realidades universaliza o sentimento de resistência à força conservadora que cresce em muitas partes do mundo, e de forma assustadora no Brasil, onde a situação nos parece ainda mais grave, porque somos uma frágil e jovem democracia assolada por um golpe político cujo resultado, entre outras catástrofes sociais e econômicas, é o sufocamento crescente de uma cultura miscigenada e vibrante”, diz Cácia Goulart.

    O assistente de direção Emerson Rossini, que já trabalha em parceria com Pedro há mais de vinte anos, conta que a diretora optou por uma encenação simples, necessária para que se evidencie o texto interpretado por Pedro e sua correlação com as projeções que o acompanham. “Pedro nasceu em Palmeiras dos Índios, em Alagoas, e veio para São Paulo aos 17 anos. Sua história também tem relações fortes com o relato de Eribon e de Reni”, conta Emerson.

    Cácia Goulart reforça que o mergulho do ator nas próprias memórias e nas questões propostas por Eribon é urgente para um processo de reparação histórica à nossa trajetória de país colonizado, sempre sujeito a todo tipo de violência. “A partir de um minucioso trabalho em sala de ensaio, o ator evoca suas próprias afecções em contato com a contundência crítica de Eribon, jogando com as suas memórias, iconografias, cantigas e outras expressões culturais locais para criar um espaço de desnudamento, de ‘cara lavada’, posta diante de outros seres humanos”, finaliza.

    Ficha Técnica
    Direção: Cácia Goulart
    Assist. Direção: Emerson Rossini
    Atuação: Pedro Vieira
    Concepção de luz: Bruna Lessa
    Fotografia e vídeos: Cacá Bernardes e Bruna Lessa
    Cenografia: Carol Buceck
    Sonoplastia: Marcelo Pellegrini
    Dramaturgia: Reni Adriano (Livre inspiração para o teatro do romance Retour à Reims de Didier Eribon)
    Produção: Pedro Vieira e Emerson Rossini
    Assessoria de imprensa: Canal Aberto

     

     

     

     

     

    De Volta a Reims
    Viga Espaço Cênico
    Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros (Entre a rua Heitor Penteado e
    a Amália de Noronha, próximo ao metrô Sumaré)
    Tel.: 3801-1843
    Capacidade: 73 lugares
    Duração: 90 minutos
    Temporada: De 05 a 27 de junho
    Quartas e quintas-feiras, às 21h
    Classificação indicativa: Livre
    Ingressos:
    R$ 30,00 (inteira)
    R$ 15,00 (meia)

     

    Foto: Cacá Bernardes

    4 de junho de 2019 Flertaí

    1 comentário em “De Volta a Reims prorroga a temporada no Viga Espaço Cênico”Adicione o seu →

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 Flertaí.