Sabe aquela tradicional calçada paulistana em branco e preto que forma o mapa do Estado de São Paulo? Que tal pedir para as crianças montarem sua própria calçada a partir dessa identidade visual?
O Educativo da Casa-Museu Ema Klabin promove no dia 30 de junho, domingo, das 14h30 as 16h30, a Oficina de Calçada. São 35 vagas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site da Casa-Museu Ema Klabin.
Partindo do padrão original da calçada de São Paulo, criado em 1966 por Mirthes dos Santos Pinto, o artista plástico Marcos Gorgatti vai propor que as crianças usando os mesmos módulos em ladrilho hidráulico realizem diferentes padrões construtivos.
Segundo o artista Marcos Gogatti, a oficina propõe um compartilhamento das experiências criativas na construção de imagens ao manipular e propor outras formas para além das que deram origem a calçada paulistana. Dessa forma, a oficina também toca nos desejos que dão forma à cidade que queremos construir.
Diversão e arte para toda a família:
“A oficina faz parte do Programa Museu em Família que mensalmente promove encontros de convivência abertos para pessoas de diferentes idades, interesses e perfis”, explica a coordenadora do setor educativo da Casa-Museu Ema Klabin, Cristiane Alves.
Além de participar da oficina, o público também pode visitar a Casa-Museu Ema Klabin que conta com mais de 1500 obras de arte de grandes mestres mundiais.
Sobre Marcos Gorgatti
É artista plástico, fotógrafo e educador e faz uso de materiais gráficos, textos, objetos de comunicação visual e mobiliário urbano para criar obras, situações, publicações, oficinas, conversas e encontros.
Estudou Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista e desde 2005 participa de exposições, realizando trabalhos de parceria e projetos com educativos de museus, instituições psiquiátricas, coletivos de artistas multimídia, escolas e etc.
Realizou exposições individuais no Centro Universitário Maria Antônia, na Galeria Emma Thomas em São Paulo e no Palácio das Arte em Belo Horizonte. Participou de exposições coletivas no Museu da Imagem e do Som, no Instituto Cervantes, no Sesc Belenzinho em São Paulo e na Caixa Cultural no Rio de Janeiro.
Faz parte do coletivo de artistas multimídia o Estúdio Sem Nome que realiza parceria com o Instituto Tomie Othake no projeto Arte, Cultura e Costura no Canindé, em São Paulo.
Oficina de Calçada
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Tel: 11 3897-3232
Domingo, 30 de junho, das 14h30 as 16h30
Inscrições gratuitas no link: Ema Klabin
35 vagas
Visitas Livres ao museu: O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Foto: Mário Lopes
1 comentário em “Oficina convida a criar com arte a tradicional Calçada Paulistana”Adicione o seu →