Evento será realizado aos domingos no Atelier Travessia, espaço multicultural e com acessibilidade…
Após o sucesso da primeira edição no ano passado, o projeto Sons do Brasil retoma as atividades em 2019, trazendo novidades. Além dos shows gratuitos, a nova edição terá palestras educativas de formação e muito mais, explorando as possibilidades do Atelier Travessia, um espaço multicultural localizado na charmosa Rua Minas Gerais (esquina com a Avenida Paulista) que agrega artes plásticas, música, gastronomia e poesia para todos os públicos e gêneros, incluindo portadores de deficiência auditiva e visual.
O projeto será realizado uma vez por mês, de junho a novembro, sempre aos domingos.
Para abrir oficialmente a 2º edição, o Sons do Brasil no Atelier Travessia recebe o cantor e compositor Conrado Pera e o palestrante Wladimir Raeder, no dia 9 de junho.
A palestra fica por conta de Wladimir Raeder que fala sobre o tema: “Linguagem fotográfica para artes e espetáculos”. Com vasta experiência, o palestrante fala sobre a técnica e a transição dos processos químicos para o digital e a atual convergência tecnológica e a sua relação com os processos informacionais em redes sociais.
Nascido em São Paulo, mas com a alma itinerante, Conrado Pera é um cantor e compositor que já se apresentou em mais de cinco países; diversos estados brasileiros, festivais como, por exemplo, o FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, SESCs e venceu o Festival Nacional da Canção com a faixa “Corte e Costura”, em parceria com Achiles.
No Atelier Travessia, o músico apresenta em um formato acústico e intimista o álbum “Enlaçador de Mundos”, incluindo a faixa “Vem Plantar Tudo de Novo”, cuja o clipe conta com mais de 155 mil visualizações.
.
2º edição do Sons do Brasil no Atelier Travessia
Atração Musical: Conrado Pera
Palestrante: Wladimir Raeder
Atelier Travessia
Rua Minas Gerais, 201 – Higienópolis
Entrada Gratuita
Domingo, dia 9 de junho, a partir das 16h.
Realização: Sagitta Produções e Travessia Produções Artísticas
O Projeto
O projeto Sons do Brasil foi criado há nove anos pelo produtor e radialista, Serginho Sagitta. “A ideia do Sons do Brasil é dar vez e voz para músicos e bandas talentosas, mas que não tinham espaço para mostrar seu trabalho”, explica Serginho, como o idealizador é conhecido na cena musical. Em 2015, o projeto ganhou uma versão no formato programa de rádio, transmitido semanalmente pela Rádio USP (São Paulo – 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e pela internet.
Durante os mais de quatro anos no ar, o programa recebeu artistas e profissionais da música como, por exemplo, Kamau, DJ Erick Jay, O Teatro Mágico, João Suplicy, Blubell, Xaxado Novo, Peu Del Rey e Marcelo Manso, fundador do projeto Mais Brasil.
O resultado deste trabalho gerou credibilidade e reconhecimento, em especial a indicação ao APCA 2016 e o prêmio PPM como Melhor Programa de Rádio do Ano por dois anos consecutivos (2017 e 2018), além do Prêmio APCA 2018 como melhor Produção Musical do Rádio – SP.
Com a 1º edição do evento, o Sons do Brasil buscou resgatar a essência do projeto, realizando dez shows e valorizando a música autoral brasileira. O evento foi realizado no Lab Mundo Pensante e contou com o apoio do Núcleo de Fomento Linguagens (Música) da Secretária do Municipal de Cultura de São Paulo.
Devido boa aceitação, o projeto ganha mais uma edição em 2019, com seis shows e seis atividades de formação no período de junho a novembro no Atelier Travessia. A produção executiva fica por conta de Ana Luíza Pradella e Thainá Rossati. O evento é totalmente gratuito!
Atelier Travessia
Criado em 2017, o Espaço Cultural Atelier Travessia é um espaço de encontro onde acontecem diversos eventos de Música Autoral, Filosofia, Harmonização de Vinho com arte, atividades para primeira infância, teatro e visitas guiadas com acessibilidade para deficientes visuais. Idealizado pelo multiartista Ca Cau, o Atelier Travessia insere a arte no coração de São Paulo, no centro como Espaço Cultural e Galeria de Arte Contemporânea, tendo uma programação fixa e promovendo diversos diálogos artísticos, sociais e educativos, de contexto Nacional e Internacional, ampliando os horizontes e dando ao público uma experiência única a cada proposta.
Na programação do Atelier há os seguintes eventos: Travessia Musical, Travessia das Crianças, Experimento, Travessia Filosófica, além de absorver diversas atividades e diálogos externos, tais como: shows, lançamentos, workshops, palestras, reuniões e visita guiada. O Atelier Travessia possui acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual, além de estar localizado próximo de duas linhas de metrô e diversas linhas de ônibus, fazendo parte do circuito de diversidade cultural que existe hoje na Avenida Paulista. O espaço acredita que a arte transforma as pessoas e o local onde elas transitam, promovendo, no presente projeto, a revitalização cultural por meio da música, juntamente com multiplataformas artísticas.
A Produtora
Com o objetivo de humanizar e requalificar a cidade, o artista Ca Cau fundou a produtora Travessia Produções Artísticas que há 09 anos realiza projetos culturais e sociais no âmbito nacional e internacional. Dentro de um vasto currículo de realizações de sucesso podemos destacar a exposição Omisteriootempoempoesias com ineditismo em promover acessibilidade total e que aconteceu em Fortaleza/CE (Centro Cultural Dragão do Mar), São Paulo/SP (Museu da Língua Portuguesa) e Rio de Janeiro/RJ (Metrô Ipanema) atingindo, aproximadamente, um público de 55 mil visitantes em 2011; realização do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que é a maior rede de intercâmbio cultural acontecendo em mais de 11 países e 40 cidades, tendo como fundador o grande José Saramago, em 2015 na Praça Victor Civita; Primeira Mostra de Teatro Português Contemporâneo, em 2014, no Teatro João Caetano (Vila Clementina), recebendo 4 companhias de Teatro de Portugal; O Sorriso da Borboleta que foi uma instalação/ exposição no Senac Consolação comemorando os 10 anos da Semana da Inclusão em 2014 onde foi criada uma instalação artística com um túnel de 18 metros, dividido em ambientes multissensoriais, com sons, poesias, cheiros, dialogando com a música ao vivo; o CD da Orkestra Lusitânia que foi gravado ao vivo no Festival Sete Sóis Sete Luas em 2015 com participação de artistas brasileiros, espanhóis e portugueses sendo distribuídos 1000 CD´s para as Fabricas de Cultura e bibliotecas de São Paulo; a produção do CD IN VER S.O.S. que é o oitavo disco de CA CAU, produzido por Tuco Marcondes; a ação S.O.S SÓS que originou-se como uma exposição artística, com o ineditismo em promover acessibilidade total sendo apresentada na Itália (2009), Portugal (2010) e Fortaleza (2011) – em 2017 teve sua 1ª edição em São Paulo abrindo o espaço cultural Atelier Travessia; entre muitos outros.
Fotos: Divulgação
1 comentário em “Projeto Sons do Brasil ganha 2º edição”Adicione o seu →