A Curadoria de Dança do Centro Cultural São Paulo apresenta, no mês de setembro, expressões que vem de jovens das regiões periféricas do Rio de Janeiro…
Com programação gratuita e com início marcado para dia 1 de setembro, domingo, as atrações incluem um curso de passinho com o premiado dançarino Pablinho, a apresentação do espetáculo Cria inspirado na dancinha, estilo de dança derivado do passinho. Para completar a programação, haverá o lançamento do livro Esferas da Insurreição da psicanalista Suely Rolnik (Editora N-1).
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Telefone: (11) 3397-4002
Programação
Espetáculo de dança: Cria
Cia Suave
Sala Jardel Filho
Domingo, 01 de setembro, às 16h
Duração: 60 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos começam a ser distribuídos 2h antes da sessão
A “dancinha”, estilo de dança urbana carioca derivada do passinho, serviu de inspiração para o grupo. A peça explora uma mistura de afeto e sensualidade por meio do entrelaçamento do funk com a dança contemporânea, além de investigar os cruzamentos entre os conceitos de criação a partir de perspectivas distintas: como conceber um espetáculo, inventar uma técnica tão nova como o passinho, considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro em 2018, e criar filhos, principalmente sob a ótica da paternidade. O trabalho, que envereda pelas linguagens artísticas periféricas e destaca a diversidade cultural, inclui, ainda, a dança afro, o afrofunk, o contato-improvisação e uma elaborada pesquisa sonora.
Ficha técnica
Direção: Alice Ripoll Elenco: Tiobil Dançarino Brabo, Kinho JP, VN Dançarino Brabo, Nyandra Fernandes, May Eassy, Romulo Galvão, Sanderson BDD, Thamires Candida, GB Dançarino Brabo e Ronald Sheik Assistência de direção/Operador de som: Alan Ferreira Produção: Rafael Fernandes Iluminação: Andréa Capella Figurino: Raquel Theo Direção musical de funk: DJ Pop Andrade Técnica de Luz: Poliana Pinheiro Design gráfico: Caick Carvalho Fotos e vídeo: Renato Mangolin Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Casa do Jongo e Rafael Machado Fisioterapia
Cia. Suave
O grupo teve início em 2014 com a criação do espetáculo “Suave”, dirigido pela coreógrafa Alice Ripoll a convite da Associação Cultural Panorama com o projeto Entrando na Dança, em que jovens de regiões periféricas do Rio de Janeiro foram selecionados para trabalhar com coreógrafos atuantes na dança contemporânea. Tendo como inspiração o passinho, novo estilo de dança urbana oriundo do funk carioca, o espetáculo Suave se destacou por sua energia única, a qualidade dos seus performers e o refinamento da estrutura criada pela coreógrafa. A Cia. já circulou por diversos festivais e teatros como HAU – Hebbel Am Ufe, Tanzhaus NRW, Mousonturm, HELLERAU, CND – Centre National de la Danse, Festival de la Cité Lausanne, Hamburg Summer Festival, Zurich Theater Spektakel, Noorderzon Performing Arts Festival e o Festival Dias da Dança no Porto, Portugal.
Curso de Passinho com Pablinho Fantástico
Sala de Ensaio 1
Dias: 3, 4, 5 e 6 de setembro, das 19h às 20h30
7 e 8 de setembro, das 16h às 17h30
25 vagas
Inscrições através do site Centro Cultural São Paulo
Os 25 primeiros inscritos serão selecionados e haverá 5 suplentes para o caso de desistências.
Pablinho Fantástico dá aula de “passinho foda” desde 2016. Começou como jogador de futebol, depois juntou-se ao Grupo musical dream team do passinho onde se desenvolveu como dançarino e professor. Recebeu prêmio afro 2014. Apresentou-se em todos os programas da tv da Globo. Em 2015 assinou com a Sony music e criou seu CD Aperte o play e viajou para mais de 28 países com o passinho. Em 2017, Pablinho se apresentou no Rock in Rio como participação especial nos shows de Fernanda Abreu e Alicia Keys, no mesmo ano, rodou o Brasil com um show em tributo ao grupo americano Jackson Five. Participou também de clipes com Ricky Martin. Pablinho é cria da maior favela da América Latina, a Rocinha.
Lançamento do livro Esferas da Insurreição
Espaço Mario Schamie | Praça da Biblioteca
Quinta-feira, 5 de setembro, às 19h
A N-1 Edições lança no CCSP, o mais novo livro da psicanilista Suely Rolnik. A publicação será apresentada pela autora e por Sandra Benites. Os livros estarão à venda no lançamento. Este livro é como uma belíssima larva que cresce no esterco: a ondulação e a suavidade aveludada do pensamento de Suely Rolnik, seu riso contagioso, a falta de vergonha e de medo lhe permite entrar nas camadas mais obscuras do fascismo contemporâneo, nos guiar nos lugares que mais nos aterrorizam e tirar dali algo com o que construir um horizonte de vida coletiva, uma artista cuja matéria é a pulsão. Uma cultivadora dos bichos-da-seda da “izquierda bajo la piel”. Não se pode pedir mais de uma escritora: devir-larva, cartografar a lama com a mesma precisão com que outro cartografaria uma mina de ouro. Por isso, leitores, adentrem com essa larva no magma da besta e busquem os germens da vida que, ainda que desconheçam, os rodeiam, e que, com uma torção do olhar, poderiam ser seus – poderia ser sua própria vida. [Paul B. Preciado]
Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora, é Professora Titular da PUC-SP, fundadora e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade no Pós-Graduação de Psicologia Clínica.
Foto espetáculo Cria: Renato Mangolin
1 comentário em “Centro Cultural São Paulo dedica setembro à arte vinda das periferias do RJ”Adicione o seu →