Composto por solos e coreografias coletivas, RI[T]OS explora potenciais de transfiguração do corpo organizado por valores, lógicas e práticas de colonização…
Com estreia no dia 22 de agosto (quinta-feira) e apresentações dias nos 23 e 24; e de 29 a 31 de agosto, a Taanteatro Companhia traz ao público a performance coletiva RI[T]OS, na Oficina Cultural Oswald De Andrade. Nas quintas e sextas, as apresentações serão às 20h; aos sábados, serão às 18h. Os ingressos são gratuitos.
O disparador dessa obra teatro-coreográfica são os “rios invisíveis” de São Paulo; a transformação de uma riquíssima e abundante bacia hidrográfica ameríndia num sistema de canais de esgoto. Partindo dessa metáfora real do urbanismo predatório, RI[T]OS explora potenciais de transfiguração do corpo organizado por valores, lógicas e práticas de colonização.
Composto por solos e coreografias coletivas, RI[T]OS é o trabalho de conclusão do NUTAAN 2019 – Núcleo Taanteatro: Formação, Pesquisa e Criação. No decorrer de cinco meses, nove performers investigaram processos de criação em coreografia a partir de três eixos da dinâmica Taanteatro: levantamento da mitologia (trans)pessoal, (des)construcão de performance e rito do xamã.
O NUTAAN 2019 e RI[T]OS fazem parte do projeto [des]colonizações da Taanteatro Companhia, que investiga a aplicação de estudos pós-coloniais na criação teatro-coreográfica.
[des]colonizações foi contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Ficha Técnica
Dança/Performance: Janina Arnaud, Gustavo Braunstein, Florido, Vanessa Moraes, Alice Vasconcelos, Adriele Gehring, Pietro Morgado, Adélia Wellington, Sol Whitaker.
Coordenação: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes
Assistentes de coordenação Isa Gouvêa, Jorge Ndlozy
Supervisão: Maura Baiocchi
“RI[T]OS” – Taanteatro Companhia
Oficina Cultural Oswald De Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Informações: Tel: (11) 3222-2662
Capacidade de público: 30 lugares
Duração: 50 minutos
Temporada: De 22 a 24 de agosto e de 29 a 31 de agosto
Quintas e sextas, às 20h
Sábados, às 18h
Ingressos: gratuito (A distribuição dos ingressos é feita com uma hora de antecedência.)
Classificação etária: 12 anos
Foto: Wolfgang Pannek
1 comentário em “Espetáculo RI[T]OS mostra o combate do corpo colonizado consigo mesmo”Adicione o seu →