O espetáculo Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem, volta em temporada gratuita a partir de 27 de setembro de 2019 na sede do grupo, na Bela Vista (Rua Treze de Maio, nº 240, 1º andar, São Paulo, SP), com direção de Eliana Monteiro, dramaturgia de Carol Pitzer e atuação de Lucienne Guedes…
“(…) O ônibus não ‘tava’ tão cheio. Ele não precisava ‘tá’ tão grudado em mim. Eu olhei pra cara dele. Ele fingiu que não viu e continuou se roçando no meu braço. Eu tirei o braço. Guardei o livro. Me levantei.(…)”
A peça, que estreou em julho de 2017, é uma produção original do SESI-SP e o texto, Enquanto Ela Dormia, nasceu de um de seus programas, o Núcleo de Dramaturgia, voltado para novos dramaturgos e coordenado por Marici Salomão. Em 2018, a montagem foi indicada na categoria Cenografia no Prêmio Shell e fez, desde então, inúmeras apresentações por diversos bairros da capital paulista.
Contemplada na 9ª edição do Prêmio Zé Renato, a peça faz parte da programação do projeto Teatros em Movimento, que prevê a circulação de companhias teatrais, seus trabalhos e processos criativos pelas sedes de outros grupos, em diferentes bairros da capital paulista. Desta forma, o intercâmbio se dá em mão dupla: assim como o Enquanto Ela Dormia vai para os bairros, a Bela Vista recebe, em 2020, o Grupo Pandora de Teatro, de Perus, com Comum, e o Núcleo Tumulto, da Vila Guilherme, com Pepe, o Hipopótamo.
Enquanto Ela Dormia – A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça “Enquanto Ela Dormia” foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.
O espetáculo é inspirado na primeira versão de “A Bela Adormecida”, de 1648, e coloca em cena a personagem Dora, uma professora de literatura, que presencia uma cena de abuso em um ônibus e sofre ao relembrar os traumas de infância. Para a diretora, “o espetáculo é um mergulho na geografia da dor das mulheres e uma provocação ao que está acontecendo na nossa sociedade”.
O argumento do texto nasceu do relato de uma amiga à dramaturga, que começou então a observar os abusos diários vividos pelas mulheres e a se questionar sobre os mecanismos usados para minimizar, esconder, disfarçar, apagar essas violências. “Percebi que não só a sociedade nos cala, mas que nosso próprio corpo apaga certas lembranças dolorosas como forma de nos manter vivas”, conta Carol.
Para elaborar a encenação, a diretora Eliana Monteiro propôs uma pesquisa artística a toda equipe de criação sobre três eixos temáticos. “O primeiro foi o dos contos de fadas, que participam da construção do imaginário universal do feminino. Outro eixo pesquisado foram as histórias de amputações as quais a mulher foi submetida para caber em uma sociedade patriarcal. E por último, as memórias de uma história de amor”, explica Eliana.
Fruto de um processo colaborativo, a peça Enquanto Ela Dormia apresenta uma investigação no campo das artes plásticas e da fotografia, em especial a obra da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman.
Ficha Técnica
Diretora Artística: Eliana Monteiro
Texto: Carol Pitzer
Atriz: Lucienne Guedes
Cenografia: Marisa Bentivegna
Light Designer: Guilherme Bonfanti
Trilha Sonora: Erico Theobaldo
Figurinista: Marichilene Artisevskis
Dramaturgismo: Antonio Duran
Operadora de Som: Nayara Konno
Operadora de Vídeo: Aline Sayuri
Operadora de Luz: Patricia Amorim
Diretor de Cena/Contrarregra: Evaristo Moura
Produção Geral: Marcelo Leão
Fotos: Mayra Azzi
Assessoria de Imprensa: Márcia Marques – Canal Aberto
Espetáculo realizado a partir de produção original do SESI-SP; texto original oriundo do projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-SP
Teatros em Movimento
Enquanto Ela Dormia
Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240, 1º andar – Bela Vista
Capacidade: 50 lugares
Duração: 70 minutos
Temporada: De 27 de setembro a 24 de novembro de 2019
*Não haverá espetáculo nos dias 18, 19 e 20 de outubro.
Sextas e sábados, às 21h
Domingos, às 19h
Recomendação: 16 anos
Ingressos: Grátis (Os ingressos são distribuídos 1h antes do início das apresentações.)
Fotos: Mayra Azzi
1 comentário em “Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem, volta em temporada gratuita”Adicione o seu →