Talentoso acordeonista lituano Laimonas Salijus está no Brasil para três apresentações

O músico lituano fará três apresentações no Brasil, dia 24 de setembro no Recife, dia 269 em João Pessoa e dia 1º de outubro em Brasília…

 

 

 

 

 

O acordeon é um dos instrumentos mais utilizados na música popular brasileira, em seus mais diferentes estilos. Essa participação é tão grande que há quem não imagine seu uso na música de concerto. No entanto, sua presença no contexto erudito é também tradicional.

Como forma de divulgar essa vertente do acordeon por aqui, a produtora Quitanda Musical traz ao Brasil um dos mais importantes acordeonistas do mundo na atualidade.

Trata-se do consagrado músico e educador lituano Laimonas Salijus, com sólida formação teórica e sendo concorrido solista em concertos nos mais diversos contextos musicais realizados em diversos países, além de detentor de inúmeras premiações.

No Brasil, Laimonas se apresentará dia 24 de setembro no Recife, dia 26 em João Pessoa e dia 1º de outubro em Brasília.

No dia 24 de setembro (terça-feira), o acordeonista lituano se apresentará em concerto solo no Conservatório Pernambucano de Música no Recife (PE).

No concerto solo, Lamoinas investirá em obras de origem erudita e também algumas do argentino Astor Piazzolla, um dos grandes nomes do bandoneón, instrumento da família do acordeon. Piazzolla sempre foi mestre nessa aproximação do tango com a música erudita.

Dia 26 de setembro (quinta-feira) Laimonas se apresentará em João Pessoa, acompanhado pelo Quinteto Clóvis Pereira, e no dia 25 de setembro de 2019, às 14h fará um workshop no Departamento de Música UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Uma boa oportunidade para se conferir a sua versatilidade.

Criado em 2018, o quinteto paraibano é integrado pelos experientes e talentosos Daniel Espinoza (violão), Victor Mesquita (contrabaixo), Marcelo Vasconcelos (violino), Kalim Campos (violoncelo) e Yerko Tabilo (violino). Ao lado de Laimonas, tocarão temas de autoria de J.S.Bach, R.Galliano e Astor Piazzolla.

Sua última apresentação no Brasil será no dia 1º de outubro (terça-feira) em Brasília, em concerto no qual Laimonas será acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob a regência do Maestro Claudio Cohen.

O repertório trará “Strambotti”, do brasileiro André Mehmari, e “As Quatro Estações Portenhas”, do argentino Astor Piazzolla, dois autores latinos célebres por mesclar elementos da música erudita com a popular, algo também presente na trajetória de Laimonas Salijus.

Regida atualmente pelo maestro Claudio Cohen, a OSTNCS está na ativa há 33 anos, realizou milhares de concertos e atuou com o Ballet Bolshoi, o Ballet da Ópera de Paris e com artistas como Tom Jobim, Ivan Lins, Wagner Tiso, Martinho da Vila, Francis Hime e Zizi Possi, só para citar algumas de suas importantes colaborações.

 

Sobre Laimonas Salijus
Nascido em 1991 em Kedainiai, na Lituânia, Laimonas Salijus iniciou sua formação musical aos 6 anos de idade. Em 2010, recém-formado, decidiu se aprofundar no estudo do acordeon na Academia de Música e Teatro em Vilnius (capital da Lituania), passando também pela Universidade Alemã Hannover Music, Theatre e Medien, com o acordeonista Prof. Elsbeth Moser (2015 a 2016).
Em 2016, conquistou seu mestrado com apenas 25 anos, na Academia de Música da Universidade Vytautas Magnus, uma das mais importantes da Lituânia.

Participou com destaque das principais competições internacionais de música ao longo de sua carreira, em países como Itália, Eslovênia, Canadá, Croácia, Ucrânia, EUA, Estónia, Rússia, Áustria e Letónia.

Entre os prêmios mais importantes do acordeon, atingiu o 2º lugar na “Coupe Mondiale World Accordion Championships e Trophée Mondiale de L’accordéon”, na categoria Senior Classic, em 2014.

Laimonas atuou em diferentes projetos musicais em sua carreira. Alguns deles foram o Duo D’accordo com a acordeonista lituana Gintare Akstinaviciute e duos de acordeon e órgão com a organista lituana Dalia Jatautaitė, acordeon e violino com Milda Ku e o Ma’Tango Quartet.

Atualmente, realiza turnês constantes na Europa como solista convidado de orquestras como Sinfônica de St. Petersburg (Rússia), Orquestra de Câmara da Universidade Vytautas Magnus (Lituania), Orquestra Sinfônica Paulavičius (Lituania), Lativian National Symphony Orchestra (Latvia), além de concertos solo e também em parceria com cantores de ópera como o lituano Giedrius Prunskus.

Ele é o idealizador do projeto INDEED, um virtuoso trio de acordeonistas que trazem uma roupagem totalmente moderna do clássico, tango e instrumental, prova de sua versatilidade.
Com tamanha dedicação a seu instrumento, Laimonas é uma das principais referências do acordeon clássico da atualidade, não se destacando apenas como instrumentista mas também como professor.

Laimonas faz parte do time de professores do Conservatório Juozas Gruodis, na cidade de Kaunas e também na 1ª Escola de música de Kaunas, onde desenvolve atividades e preparações para competições nacionais e internacionais do instrumento, já tendo colecionado um bom número de alunos campeões.

 

 

Apresentações

Concerto com Laimonas Salijus (Lituânia) no Recife (PE)

Programa Laimonas Salijus – TOUR 2019
1. F. Couperin Les Rozeaux- “L’Engageante”
2. J. S. Bach- “Prelude and fugue in E-Major, BWV 878”
3. J. Ph. Rameau- “Gavotte”
4. S. Voytenko- “Revelation”
5. J. Tamulionis- “Allegro Rustico”
6. V. Semionov- “4 Pieces from the Renaissance”
7. A. Piazzolla- “Bandoneon from suite Troileana”
8. A. Schnittke- “Gogol suíte”
1. Chichikov’s childhood
2. The Clerks
3. The Ball
4. The Overcoat
9. A. Piazzolla- “Oblivion”
10. A. Piazzolla- “Libertango”

Laimonas Salijus – TOUR 2019
Conservatório Pernambucano de Música
Auditório Cussy de Almeida
Av. João de Barros, 594, Santo Amaro – Recife – PE
Terça-feira, 24 de setembro de 2019, à 19h30
Duração: 60 minutos
Entrada franca

 

 

Concerto com Laimonas Salijus (Lituânia) em João Pessoa (PB)

Programa com o Quinteto Clóvis Pereira
– J.S. Bach- Concerto In F Minor BWV 1056 (10 minutos)
– R. Galliano- Opale Concerto (20 minutos)
– Astor Piazzolla- The Four Seasons- Winter And Spring (13 minutos)

Musica do Mundo apresenta Laimonas Salijus (Lituânia) e Quinteto Clóvis Pereira
Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Espaço Cultural José Lins do Rego
R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho- João Pessoa – PB
Fone: (0xx83) 3255-8718
Quinta-feira, 26 de setembro, às 21h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

 

 

• Concerto com Laimonas Salijus (Lituânia) em Brasília (DF)

Programa com Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia,
sob a regencia do Maestro Claudio Cohen
“Strambotti” – André Mehmari
“As quatro estações Portenhas” – Astor Piazzolla

 

Concerto Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia com o Solista Lituano Laimonas Salijus
Regência Maestro Claudio Cohen
Cine Brasília

Entrequadra Sul 106/107 – Brasília
Terça-feira, 1º de outubro, às 20h
Abertura dos portões: 19h15
Entrada: Gratuita

 

Sobre o Regente Claudio Cohen
Cidadão Honorário de Brasília, Claudio Cohen tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior como maestro bem como artista convidado dos principais festivais de música e orquestras do Brasil. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Foi integrante do Quarteto de Brasília com o qual realizou turnês pelo Brasil, Ásia, Américas, Europa e gravou diversos CD’s, Prêmio Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Prêmio TIM de música ano 2003, em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Prêmio Carlos Gomes.

É membro da Academia Brasileira de Letras e Música. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador e Também da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em Grau de Comendador. Outras láureas recebidas foram: Mérito Comercial da Associação Comercial do DF, Troféu Stella de Prata 2011 da BPW, Diploma Deferência Policial Federal, Mérito Expressão Nacional da Academia Internacional de Cultura, Medalha do Pacificador e Mérito Militar (Exército Brasileiro), Mérito Cultural Cláudio Santoro, Mérito Anacleto de Medeiros, Medalha Imperador Pedro II e Amigo da Marinha. Claudio Cohen atuou como Maestro em orquestras nos seguintes países: EUA, México, Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Polônia, Portugal, Bulgária, Finlândia, Itália, Argentina, Chile, Equador, Catar, República Tcheca, Espanha, Israel e Brasil.

 

Sobre a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia
Fundada em março de 1979 pelo maestro e compositor Claudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) é uma das principais instituições do gênero no Brasil. Em sua trajetória de 33 anos realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet. Acompanhou importantes artistas nacionais e internacionais. Realizou gravações com repertório de música brasileira, destacando o “Sinfonias dos 500 anos” e o “Clássicos do Samba”, bem como turnês nacionais e internacionais (Itália, Portugal, Cuba e Coréia).

Entre os maestros destacam-se as atuações de Claudio Santoro, Silvio Barbato, Julio Medaglia, Joao Carlos Martins, Isaac Karabitchewsky, Eleazar de Carvalho, Claudio Cruz, Roberto Tibiriçá, Antonello Allemandi, Fracesco La Vecchia, Eugene Kohn, Christian Lindberg, e o atual maestro titular Claudio Cohen. Como solistas convidados, Nelson Freire, Jean Pierre Rampal, Arnaldo Cohen, Ilya Gringolts, Aprille Millo, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Claudia Riccitelli, Celine Imbert, Yara Bernetti, Shlomo Mintz, Antonio Menezes, Nicolas Koeckert, Duo Assad, Emmanuel Barrueco, Artur Moreira Lima, Leo Gandelmann entre outros.

Artistas populares foram convidados das temporadas e grandes instituições também participaram dos eventos da Orquestra. Entre estas, o Ballet Bolshoi, o Ballet Kirov e o Ballet da Ópera de Paris. Entre aqueles, Martinho da Villa, Zizi Possi, Tom Jobim, Wagner Tiso, Ivan Lins, Fagner, Fafá de Belem, Sandra de Sá, Bibi Ferreira, Francis Hime, Sergio Ricardo, Toninho Ferragutti e Hamilton de Holanda.

Dirigida atualmente pelo Maestro Claudio Cohen, a OSTNCS tem em sua linha de atuação os Concertos Sociais, Educacionais, Festival de Ópera, seminário Internacional de Dança, Concertos da Temporada Oficial, Concertos Pop, Concertos nas Cidades e ao ar livre, em uma ampla atuação nos diversos segmentos da sociedade.

Brasiliense, violinista, Cohen possui ativa participação no cenário musical do Brasil e exterior. É membro fundador da Orquestra, Diretor Geral do Festival de Ópera de Brasília e do membro do Quarteto de Brasília, da Academia Brasileira de Letras e Música (ALMUB) e Diretor de Cultura da Associação Comercial do DF. Solista e camerista, o maestro já gravou nove CDs e leva no currículo o Prêmio Sharp de Melhor Disco Clássico do Ano (1993), o Prêmio OK de Cultura, destaque em Música de Câmara no IX Prêmio Carlos Gomes (2006), o Prêmio Excelência ALMUB 2006 e o Prêmio Accorde Brasil 2008; além de indicações para o Prêmio TIM de Música do Ano (2003) e para o VII Prêmio Carlos Gomes (2004).

A atuação profissional de Claudio Cohen também passa pelo plano acadêmico, com parcerias em projetos culturais o MinC, e como professor do Departamento de Música da UnB. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília no Grau de Oficial, da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no Grau de Comendador e Cidadão Honorário de Brasília, desde 2009.

 

Foto destaque Laimonas Salijus: Svetlana Batura
Fotos: Reprodução do Facebook / Divulgação

1 comentário em “Talentoso acordeonista lituano Laimonas Salijus está no Brasil para três apresentaçõesAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *