Dia 27 de outubro(domingo), às 15h30, o trio Tamoyo apresenta o show do seu álbum “Os Parceiros do Rio Feio”, gravado no estúdio Abacateiro (Botucatu – SP), mixado e masterizado no estúdio INCA (Cuiabá – MT)…
No repertório de sua apresentação o trio Tamoyo terá um pouco da história da ocupação do território kaingang pela Ferrovia Noroeste retratada por “Vida indigna” de autoria do Tamoyo. Outros temas também abordam questões polêmicas e de identidade cultural, tais como o massacre indígena e as Folias de Santos Reis. No show o Trio Tamoyo conta com participação especial do percussionista Carlinhos Ferreira.
Trio Tamoyo
Formada originalmente em Araraquara, no interior paulista, por Fabius Dz (viola de cabaça), Gali (baixo-acústico) e Emílio Martins (bateria) com o intuito de se divertir com interpretações inusitadas e algumas composições autorais. Todas as influências de cada integrante foram colocada intensamente em cada nota musical tocada: as raízes da etnomúsica brasileira se fundiram com linhas jazzísticas, do blues e do rock à medida que se o grupo adquiria uma identidade própria, marcada por sua singularidade musical.
Com bateria, baixo acústico e viola de cabaça com singulares efeitos formam o power trio Tamoyo apresenta repertórios e arranjos inspirados nas transformações ocorridas na cultura caipira sem deixar de reverenciar os mestres dos folguedos que ainda reúnem catireiros, cururueiros e batuqueiros pelo interior paulista.
Suas músicas autorais são compostas a partir de pesquisas em música indígena, Folias de Santos Reis, samba, rock e jazz. Variando entre canções e versões instrumentais, o Tamoyo apresenta um trabalho com a rica cozinha de Emílio Martins na bateria, Gali no contrabaixo e Fabius nas violas de cabaça plugadas a um amplificador valvulado.
Carlinhos Ferreira
O percussionista, pesquisador, professor, compositor e diretor musical, Carlinhos Ferreira trabalha com música há 30 anos profissionalmente e nesse tempo criou parcerias com músicos de todas as vertentes brasileiras. Em 2007, lançou seu primeiro CD solo, “Percuciência”, onde revela influências que vão do mundo árabe ao Vale do Jequitinhonha, passando pelas culturas africana, europeia e indígena.
Carlinhos tem participado de shows acompanhando artistas como o violeiro Chico Lobo, Pereira da Viola, Pena Branca, Renato Teixeira, Fernando Sodré, Rubinho do Vale, Xangai, entre outros. Além dos shows, o percussionista tem firmado parcerias e realizado várias gravações nos discos de artistas mineiros e nacionais. Dentre eles, o CD “Cantoria Brasileira” – indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, que contou com um grande time de artistas, entre eles Elomar, Xangai, Teca Calazans, Heraldo do Monte, Pena Branca, Chico Lobo, Paulo Sérgio Santos e Renato Teixeira. Mas sua carreira ultrapassa o território nacional. Junto ao Violeiro Chico Lobo esteve em Xangai- China na Expo-Xangai, e também esteve em Portugal, Venezuela e Ilhas Canárias-Espanha em turnê com o cantor, compositor e violeiro Pereira da Viola, e em Cuba, tocou com o grupo Solera no Festival Festa do Fogo.
Trio Tamoyo
“Os Parceiros do Rio Feio”
Participação especial de Carlinhos Ferreira
Sesc Piracicaba
Comedoria
Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba – SP
Domingo, 27 de outubro, às 15h30
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Foto de palco: Luiza Fegadolli
1 comentário em “Sesc Piracicaba recebe Trio Tamoyo”Adicione o seu →