De 10 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020, o projeto “Domingos Musicais no CCBB” reúne, em apresentações gratuitas nas ruas do entorno do CCBB SP, programação musical eclética e diversificada, com show do grupo Mustache e Os Apaches. Participam também No Fervo do Frevo, Grupo Café de Raiz, Trio Beijo de Moça, Quarteto Love Strings, Lucia Zorzi & Sampaname Jazz Trio, Quarteto de Cordas Vocais e Jazz Brothers…
A região central da capital paulista, no chamado Triângulo SP, mais precisamente o cruzamento entre as ruas da Quitanda e Álvares Penteado, no entorno do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, ganha uma nova opção de programação cultural gratuita aos domingos.
Entre 10 de novembro e 1º de março de 2020, sempre às 16h30, o CCBB SP realiza o projeto “Domingos Musicais no CCBB”. O público pode conferir uma programação eclética, totalizando 16 apresentações de grupos musicais que representam gêneros como Folk, Jazz, Música Francesa, Samba, Forró, Frevo e Pop, com direito a releitura dos grandes sucessos dos Beatles.
A banda Mustache & Os Apaches, com seus excêntricos e experientes músicos, capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows, abre a série musical. Sob curadoria do produtor cultural Hamilton Feltrin, compõem ainda a programação No Fervo do Frevo, Grupo Café de Raiz, Trio Beijo de Moça, Quarteto Love Strings, Lucia Zorzi & Sampaname Jazz Trio, Quarteto de Cordas Vocais e Jazz Brothers.
Impacto positivo – A proposta de ocupar as ruas do entorno do CCBB SP com programação musical gratuita – além de ser um dos compromissos da instituição com a democratização do acesso à cultura – faz uso de equipamentos que proporcionam ao público uma sensação de acolhimento e pertencimento do local. “Optamos pela utilização de um Parklet Móvel que ficará estacionado na Rua da Quitanda, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil. O objetivo é levar ao espaço público estruturas urbanísticas que promovam um impacto positivo na região e na sociedade, demonstrando que as pessoas podem e devem frequentar estes espaços”, explica o curador do projeto Hamilton Feltrin.
Domingos Musicais no CCBB
Rua da Quitanda – área externa do CCBB SP
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Próximo à estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Capacidade: 200 pessoas
Domingos, às 16h30
Entrada gratuita
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor: R$ 14,00 pelo período de 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Programação – Domingos Musicais no CCBB
Domingos, 10 de novembro de 2019 e 26 de janeiro de 2020, às 16h30
Mustache e os Apaches
A banda Mustache & Os Apaches nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte, como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Inspirados inicialmente pelas Jug Bands norte-americanas e pelos espetáculos do Circo Vaudeville, iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo destacaram-se por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows, sempre juntando pessoas de uma maneira alegre e espontânea. A banda é formada por: Pedro Pastoriz (Voz, Violão e Banjo), Tomás Oliveira (Contrabaixo e voz), Axel Flag (Voz e percussão), Jack Rubens (Bandolim) e Lumineiro, que toca o original Washboard, uma antiga tábua de lavar roupa.
Domingos, 17 de novembro de 2019 e 05 de janeiro de 2020, às 16h30
Quarteto de Cordas Vocais
O grupo Quarteto de Cordas Vocais (QCV) criou uma releitura brasileira de músicas da maior banda de todos os tempos, os Beatles. Misturando os ritmos nacionais e a linguagem criativa característica do grupo, o show propõe uma roupagem diferente a canções mundialmente conhecidas. Arranjos vocais, percussões, cordas, flauta, rabecolão (som de violoncelo tirado do violão com bambu) se misturam numa apresentação prazerosa e divertida com toda emoção contida na obra dos Beatles.
Domingos, 24 de novembro de 2019 e 22 de dezembro de 2019, às 16h30
Quarteto Love Strings
O Quarteto Love Strings é caracterizado, principalmente, pelo repertório eclético apresentado. Os músicos refletem nos concertos a relação entre diferentes gêneros musicais. Misturam desde o R&B contemporâneo, do britânico Sam Smith, até clássicos do rock, entre Legião Urbana e Guns ‘n’ Roses, com o erudito, como as raízes barrocas de Johann Sebastian Bach.
Domingos, 01 de dezembro de 2019 e 01 de março de 2020, às 16h30
Jazz Brothers
Inspirada no som feito nas ruas de Nova Orleans (EUA), a banda se apresenta com saxofone, trompete e instrumentos não muito familiares ao brasileiro. Um deles é o ‘washboard’, uma tábua de lavar roupa tocada com dedal de costureira. O banjo é outro.
Domingos, 08 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020, às 16h30
Lucia Zorzi & Sampaname Jazz Trio
Grupo de canções francesas e jazz formado em 2018 pela cantora e intérprete Lucia Zorzi, pelo pianista Fabiano de Castro, baixista Franck Oberson e pelo baterista Edson Silva. A parceria musical advém da amizade entre eles, desde 2009, somada às vivências pessoais e artísticas que cada um experienciou. O resultado desse encontro é uma singular e charmosa sonoridade, que propicia ao público uma atmosfera musical parisiense.
Domingos, 15 de dezembro de 2019 e 19 de janeiro de 2020, às 16h30
Trio Beijo de Moça
Formado por Juliana Lima (voz e violão), Cacá Molgora (zabumba) e Ana Wick (triângulo e vocais), o Trio Beijo de Moça chega para deixar a sua marca. Tocando desde xote, forró universitário ao forró nervoso, o grupo mostra-se versátil trazendo sensibilidade e uma força de expressão que não deixa ninguém parado. Cada uma das suas integrantes tem projetos paralelos, Juliana Lima é cantora e compositora, Cacá Molgora é percussionista e Ana Wick é backing vocal. Elas resolveram se unir para dar vida a esse projeto devido à paixão pela música nordestina e suas raízes. “A música do nordeste, principalmente a de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, é carregada de lindas melodias, de uma poesia riquíssima, que com muita simplicidade e beleza descreve o cotidiano da vida do homem agreste, é lindo”, diz Juliana Lima. “Eu sempre quis fazer um trio de forró, sou paulista, mas esse ritmo está no sangue”, conta Cacá Molgora. “É uma música contagiante, muda todo o astral do ambiente”, menciona Ana Wick.
Domingos, 02 e 16 de fevereiro de 2020, às 16h30
Grupo Café de Raiz
Entre um cafezinho e outro surgiu a ideia de reverenciar duas grandes riquezas nacionais: “O Café e o Samba”, reconhecidos mundialmente por seu inestimado valor, presente em todos ambientes e motivo de orgulho nacional. Nesse clima de reverência surge o Grupo “Café de Raiz”. Com repertório voltado ao samba raiz e suas variadas vertentes, unindo o clássico ao contemporâneo, o grupo traz uma formação inusitada misturando elementos do Sambajazz como o piano (elétrico ou acústico), bateria e contrabaixo acústico, com elementos tradicionais do samba de roda: percussões afro-samba e cavaco. A mistura ficou temperadíssima e a proposta é levar o samba e a alegria de ser brasileiro a todos os ambientes.
Domingos, 09 e 23 de fevereiro de 2020, às 16h30
No Fervo do Frevo
O Projeto “Fervo do Frevo” surgiu como uma alternativa de banda de carnaval, com um repertório diferenciado das tão conhecidas marchinhas. As músicas do frevo pernambucano são tão contagiantes como as marchinhas, e grande parte do repertório infelizmente é desconhecido pelo grande público. Embora haja grandes sucessos nacionais como “Banho de Cheiro” e “Atrás do Trio Elétrico”, muitas pérolas de compositores como Capiba e Carlos Fernando ficam restritas ao público nordestino, não chegando ao sul do Brasil. Assim, o compositor, pianista e arranjador Rogério Rochlitz resolveu montar uma banda que tocasse um repertório de frevos que ao mesmo tempo desse lugar a músicas menos conhecidas e também tocasse os grandes sucessos.
Foto Mustache e os Apaches: Cisco Vasques
1 comentário em “Domingos Musicais no CCBB”Adicione o seu →