Curso com certificado voltado para artistas, professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender e revisar perspectivas da história e da arte…
Adelina Instituto promove, 13 de maio a 01 de junho, segundas e quartas, das 18h00 às 20h00, o curso Mulheres Negras nas Artes Visuais, que será realizado através de uma plataforma online aos alunos.
O formato de curso online, realizado pela Adelina Instituto, nesse momento de pandemia do coronavírus, tem objetivo de manter aos alunos a oportunidade de continuar suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos.
O curso Mulheres Negras nas Artes Visuais, é voltado para artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessadas em aprender, dialogar e revisar perspectivas da história da arte e das artes produzidas por africanos. Não é necessário conhecimento prévio. Ao final, o aluno receberá um certificado.
Dentro do conceito de uma arte que amplia as perspectivas para além do que já é tradicional e hegemônico, propõe-se análises da história/crítica da arte pela produção de mulheres negras, seja como artistas ou como curadoras. Nesses encontros pretende-se compreender processos de relação com a arte estendendo para as correlações e divergências entre tempos de produção artística, observando outros percursos de uma cronologia da arte na perspectiva de mulheres negras nesse cenário.
Programa
-Aula 1 – Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte – África
-Aula 2 – Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte – África – continuação
-Aula 3- Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte – Outros continentes
-Aula 4- Modos de exibir: espaços de poder e (in)visibilidade para arte de-com mulheres negras
-Aula 5- Gênero e raça na história da arte brasileira
-Aula 6- Arte de-para mulheres negras versus Mercado de Arte: conceitos em discussão
Quem irá conduzir?
Mirella Maria é professora, artista visual, pesquisadora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela UNESP. Trabalhou como educadora no Museu Afro Brasil. Atualmente é professora de atendimento educacional especializado na PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para artes africanas, arte afro-brasileira, questões étnico raciais/gênero, decolonialidade.
Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
13 de maio a 01 de junho – segundas e quartas – das 18h às 20h
Investimento: R$ 200,00
Vagas limitadas
Oferecemos certificados
Inscrições pelo site Sympla
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175
* obedecendo as medidas emergências e recomendadas de isolamento social pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), o Instituto Adelina, Adelina Café e Adelina Loja permanecem fechados.
Adelina Instituto
Conheça também a Loja Adelina e o Café Adelina.
Acessibilidade: O Instituto é acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O prédio possui elevadores, rampas, telefones e banheiros adaptados.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 16h.
Rua Cardoso de Almeida, 1285 – Perdizes
Telefone: +55 (11) 3868-0050
Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).
E-mail: oi@adelina.org.br
Sobre o Adelina Instituto
Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.
Foto: Divulgação
1 comentário em “Mulheres Negras nas Artes Visuais, curso online promovido Adelina Instituto”Adicione o seu →