Biblioteca Mário de Andrade apresenta Cancioneiro Terminal, programação da MITbr de 2020

A Biblioteca Mário de Andrade reagendou para o dia 20 de junho, às 15h, a apresentação em seu YouTube do espetáculo Cancioneiro Terminal, do Grupo MEXA, de São Paulo/SP…

 

 

 

 

 

Selecionado para a edição de 2020 da MITbr – Plataforma Brasil – programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras da MITsp, a peça foi cancelada em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os integrantes do Grupo Mexa – Anne Dourado, Giuliana Nonato, Luiza Brunah, João Turchi, Lu Mugayar, Daniela Pinheiro, Anita Silvia, Yasmin Bispo, Laysa Elias, Tatiane Dell Campobello, Bárbara Brito, Muniky Flor, Patricia Borges e Ivana Siqueira – fazem uma live nas redes da MITsp – YouTube e Facebook – no mesmo dia 20 de junho, às 18h, com o convidado Francis Wilker, curador da MITbr – Plataforma Brasil.

Ficha Técnica
Direção Geral Grupo Mexa Concepção do Grupo, Anita Silvia e Dudu Quintanilha
Dramaturgia João Turchi
Direção Audiovisual Dudu Quintanilha
Banda Alessandro Lins dos Anjos, Dourado, Barbara Britto e Giulianna Nonato
Produção Lu Mugayar
Performers Daniela Pinheiro, Ivana Siqueira, Tatiane del Campobello, Patrícia Borges, Yasmin Bispo, Luiza Brunah Wunsch, Fabíola Dummont, Muniky Flor, Roberto Lima Miranda, Kristen Oliveira e Anita Silvia, Alessandro Lins dos, Barbara Britto, Dourado, Dudu Quintanilha, Giulianna Nonato, João Turchi, Laysa Elias, Lu Mugayar
Projeto Gráfico Celso Longo
Iluminação Helo Duran
Captação de Imagens Laysa Elias
Maquiagem Lavínia Favero e equipe.

 

 

 

 

 

Vídeo Cancioneiro Terminal
Disponível no canal do YouTube da Biblioteca Mário de Andrade (youtube.com/bma1925)
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Dia 20 de junho, das 15h às 17h.
LIVE Cancioneiro Terminal – 20 de junho, às 18h.
No YouTube >> www.youtube.com/mitsaopaulo
No Facebook >> @MostraInternacionaldeTeatroSP
Convidado: Francis Wilker

 

 

A MITsp de 2020
A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo foi realizada de 5 a 15 de março de 2020, planejada para apresentar 13 espetáculos internacionais; 2 espetáculos especiais (um nacional e um internacional); 13 espetáculos na MITbr – Plataforma Brasil, para que fossem assistidos por 76 programadores de festivais (27 nacionais e 49 internacionais, envolvendo 22 países).

Essa grade consolidaria 70 sessões entre espetáculos e performances. Foram planejadas cerca de 80 atividades nos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos, todas gratuitas, com mais de 100 artistas e pensadores convidados, em 25 espaços espalhados pela cidade, além dos 8 eventos especiais. Apesar do momento crítico que tangenciou a mostra a partir do dia 13 de março, a MITsp apresentou 22 espetáculos, entre nacionais e internacionais, e executou integralmente a programação dos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos com suas 80 atividades.

Em decorrência da pandemia da COVID19, os equipamentos culturais da cidade de São Paulo, entre eles a Biblioteca Mário de Andrade, foram fechados a partir do dia 13 de março, o que acarretou o cancelamento de alguns espetáculos da MITsp, em especial os da MITbr – Plataforma Brasil. É com a intenção de fechar o ciclo de 2020 que nasce essa ação da MITsp: lives com os artistas e a apresentação em formato on-line dos espetáculos que não puderam ser realizados no período da mostra.

 

 

Cancioneiro Terminal – Grupo MEXA
O MEXA é um coletivo artístico que trabalha com pessoas à margem. Em Cancioneiro Terminal, o grupo parte da investigação de fotografias e vídeos produzidos sobre si. Os performers se relacionam com as imagens gravadas e se perguntam com quais delas gostariam de contar a história do seu presente. O grupo atua desde 2015 e, ao longo desse tempo, algumas integrantes desapareceram, outras reapareceram, houve quem tentasse se matar, quem se transicionou, teve uma filha, foi presa, foi internada em um hospital, mudou de país, de profissão, de nome. Essas pequenas histórias, juntas, contam a narrativa sempre processual do grupo, que trabalha a partir de suas próprias vivências transformadas em cena. A cada performance, o MEXA reencena e edita em tempo real um novo filme, através de exercícios de tradução e dublagem. Ao fazer isso, os artistas pensam sobre o que significa ser uma imagem, o que fica quando tudo o mais desaparece e como, sendo um corpo coletivo, caminhar juntos.

 

Foto: Silvia Machado

1 comentário em “Biblioteca Mário de Andrade apresenta Cancioneiro Terminal, programação da MITbr de 2020Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *